Anúncio

Carne assada na panela de pressão; prato delicioso para a família

Um prato saboroso feito na panela de pressão

Anúncio


Carne assada na panela de pressão. Uma receita fácil e saborosa para o almoço da família. É um prato feito na panela de modo instantâneo, e a carne depois derrete na boca. Tem ainda um molho rico e bem perfumado. Assim prepare com antecedência e aproveite ao longo da semana essa delícia! Veja hoje, 12/03, aqui no blog Receitas Fáceis do Folha Go, como fazer esse cardápio. Essa receita fica pronta em 90 minutos e rende 6 porções.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer carne assada na panela de pressão

Sobre a escolha da carne. A regra ao refogar a carne é usar um corte bem marmorizado e gorduroso. Quanto mais gordura mais macio ficará. O peito gorduroso também é ótimo, e geralmente mais barato.

A camada de gordura protegerá a carne magra, de modo que a carne ficará super macia após o cozimento. Ossos de pescoço de boi são outra boa opção. A carne e o caldo serão ainda mais saborosos, mas renderão menos carne, pois é principalmente de osso. Vamos a receita?

Ademais, leia também: Carne assada crocante com ervas para o almoço: frango assim nunca viu

 Ingredientes da carne assada na panela de pressão

  • 1 kg de miolo de acém;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre;
  • 1 cebola picadinha;
  • 4 dentes de alho;
  • 5 colheres (sopa) de shoyu;
  • cominho a gosto;
  • pimenta-branca a gosto;
  • sal a gosto;
  • noz-moscada a gosto;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 1  meio copo de água.

Passo a passo da Carne assada na panela de pressão

receita de carne assada na panela de pressão para o almoço
Carne assada na panela de pressão; receita deliciosa para almoço da família Foto – Minhas Delicias

Primeiramente em um recipiente, misture a água com todos os temperos sugeridos fazendo um molho, acrescente a carne e deixe marinar por cerca de 30 minutos.

Depois aqueça a panela de pressão, acrescente o óleo, coloque o molho do tempero que a carne marinou, ponha a própria carne e tampe a panela.

Continua depois da publicidade

Então quando a panela atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora. Por fim, depois está pronto e é só servir!

Cozinhar na panela de pressão

A panela de pressão acelera o cozimento dos alimentos devido à pressão acumulada dentro do recipiente. Foi inventado no século XVII, por Denis Papin. No entanto, foi somente no século 20, durante a Segunda Guerra Mundial, que essa invenção teve utilidade prática.

Descobriu-se que as carnes, o arroz e vegetais podiam ser cozinhados na metade do tempo, e isso facilitou a vida das pessoas. As primeiras panelas tinham uma válvula ou regulador de vapor que era empurrado para cima, para permitir que o vapor escapasse.

Entre as vantagens de usar a panela de pressão está, que o calor é distribuído de maneira mais uniforme e elas cozinham com menos água, portanto, menos nutrientes dos alimentos são perdidos.

Os alimentos não oxidam devido à exposição ao ar, por isso mantêm as suas cores. Cozinhar na panela de pressão também elimina os microrganismos presentes nos alimentos, quando cozinhados em temperaturas acima de 100 graus.

Dessa forma, podemos usar a panela de pressão para diversos fins, e como vimos, essa deliciosa receita é resultado do uso da panela de pressão.

Por fim, veja também:  Churrasquinho de medalhão com bacon: 2 receitas com carnes diferentes

 Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais