Anúncio

Carne de porco na panela de pressão: aprenda fazer esse prato incrível

Conheça uma forma diferente de preparo de um dos tipos de carne mais consumidos no Brasil

Anúncio


Não é todo mundo que aprecia os cortes da carne do porco sempre estão procurando por maneiras diferentes de prepará-los. Por isso, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te ensinar hoje, 07 de abril, uma receita maravilhosa de carne de porco na panela de pressão. O prato é prático e delicioso, ficando pronto em aproximadamente 50 minutos. Ah, e o melhor é que serve até 5 pessoas de forma farta. Vamos lá conferir?

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer a carne de porco na panela de pressão

O corte escolhido para essa receita de carne de porco na panela de pressão é o lombo, mas você pode usar outros tipos que desejar. A receita ficará saborosa e dará certo da mesma forma, sendo que o segredo do prato está na marinada.

Aliás, é essa mesma marinada que faz com que a carne demore para ficar pronta, pois ela é mais rápida que a versão assada. Entretanto, essa etapa é importante, uma vez que deixa o corte mais úmido, saboroso, bem como suculento.

Assim, leia mais: Molho De Abacaxi Para Carne De Porco: Uma Delícia Que Vai Incrementar Suas Receitas

Ingredientes da receita

  • 1 kg de lombo do porco;
  • 1 litro da água filtrada fria;
  • 3 cebolas de tamanho grande cortadas no formato de rodelas de espessura mediana;
  • 2 tomates de tamanho grande cortados em pedaços grosseiros;
  • 3 dentes grandes de alho picadinhos;
  • 5 colheres de sopa de suco de limão;
  • Cúrcuma, páprica e pimenta moída ao seu gosto;
  • 1 colher de sopa rasa do sal de cozinha;
  • Louro, alecrim e outros temperos que desejar ao seu gosto;
  • Cebolinha picada ao seu gosto para a finalização.

Passo a passo da carne de porco na panela de pressão

A receita pode ser feita tanto na panela de pressão comum quanto na elétrica
A receita pode ser feita tanto na panela de pressão comum quanto na elétrica – Foto: Canva Pro

Para a marinada, coloque o limão, sal, assim como as ervas que preferir na água. Derrame em cima da carne e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Caso queira, substitua o limão por cerca de 100 ml do vinho seco branco que preferir.

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Um detalhe importante neste processo que deve ser ressaltado é que o lombo tem que ficar submerso na marinada, dentro da geladeira. Assim, o líquido penetrará na carne, temperando-a por completo.

Quando for cozinhar, escorra a água, mas reserve cerca de 200 ml para adicionar na panela de pressão comum. Se você tiver a panela de pressão elétrica não usará nenhum líquido.

Dessa forma, forre todo o fundo dessa panela com cebola, depois com o alho, em seguida com o tomate. Agora, acrescente a carne. Como citamos, coloque o líquido da marinada neste momento se sua panela for a comum.

Assim que começar a chiar e pegar pressão, marque 30 minutos. Logo após o tempo determinado, aguarde a pressão ser eliminada. Serão mais ou menos uns 10 minutinhos. Esse será o tempo ideal para a carne descansar antes de ser fatiada. Finalize com a cebolinha e sirva a seguir.

Sugestão de consumo

A carne de porco na panela de pressão fica incrível servida com arroz branco, batatas, mandioca, mandioquinha e farofa. A receita é simplesmente uma delícia, combinando maravilhosamente bem também com um vinho. Experimente!

Portanto, confira também: Torta De Legumes; Receita Ideal Para O Almoço Que Rende 8 Porções

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais