Anúncio

Do programa BackOff Brasil para a sua mesa: aprenda a fazer Charlotte Royale com a chef Carol Fiorentino

Uma sobremesa chique, bonita e saborosa

Anúncio


Você já ouviu falar na Charlotte Royale? A sobremesa, também conhecida como Charlotte Russe, foi criada por volta do século XIX por um gastrônomo francês chamado Antoine Carême. Assim, há pouco tempo, ganhou destaque no programa BackOff Brasil, com a apresentação da chef Carol Fiorentino. Hoje (10/02), o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te mostrar o processo de preparo do doce para você se deliciar em casa.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Alimentação Low Carb Dos Famosos: Aprenda A Fazer A Lasanha Da Chef Mila Cozzi

A chef Carol, para apresentar toda a sofisticação do doce, uniu um pouco de criatividade, bem como beleza
A chef Carol, para apresentar toda a sofisticação do doce, uniu um pouco de criatividade, bem como beleza – Foto: Canva Pro

A chef Carol, para apresentar toda a sofisticação do doce, uniu um pouco de criatividade, assim, o resultado é algo de sabor inigualável. Conheça na matéria abaixo, a delícia aprovada por todo o Império Russo e também, claro, pelos brasileiros.

Receita de Charlotte Royale

Essa receita rende aproximadamente 10 porções generosas, demorando aproximadamente 3 horas, incluindo o tempo de geladeira. Veja só!

Ingredientes para o pão de ló

Confira tudo o que será preciso:

  • 180 gramas da farinha de trigo;
  • 6 ovos inteiros;
  • 75 gramas do chocolate em pó;
  • 150 gramas do açúcar refinado;
  • 150 ml da água filtrada;
  • 2 colheres de café cheias do fermento químico em pó.

Ingredientes da ganache do chocolate branco

Confira tudo o que será preciso:

Continua depois da publicidade
  • 500 gramas do chocolate branco;
  • 150 gramas do creme de leite;
  • 30 gramas da semente do cacau torrado;
  • 5 ml do rum.

Ingredientes da mousse do chocolate

Confira tudo o que será preciso:

Continua depois da publicidade
  • 3 claras;
  • 300 gramas do chocolate 52%;
  • 1/2 xícara de chá do açúcar cristal;
  • 300 ml do creme de leite.

Modo de preparar o pão de ló da Charlotte Royale

Para fazer sua Charlotte Royale, primeiramente bata as claras, deixando em neve. Reserve. Bata também as gemas com água até que espume.

Portanto, confira também: Exagerou No Fim De Semana? Que Tal Fazer A Salada Niçoise Do Chef Alain Poletto Para Começar Bem…

Assim, a sobremesa, também conhecida como Charlotte Russe, foi criada por volta do século XIX
Assim, a sobremesa, também conhecida como Charlotte Russe, foi criada por volta do século XIX – Foto: Canva Pro

Em seguida, adicione o açúcar, batendo até que o volume dobre. Assim, coloque a farinha, o fermento, bem como o chocolate, mexendo para incorporar os ingredientes.

Misture as claras batidas em neve, levando para assar em forno pré-aquecido na temperatura de 180° C por mais ou menos 30 minutos. Recheie bem com ganache branco, enrolando como um rocambole.

Modo de preparar a ganache do chocolate branco

O chocolate branco deve ser derretido no micro-ondas ou no banho-maria. Dessa forma, integre o creme de leite, o rum e a semente do cacau até se formar um creme bem liso. Uma parte será para o recheio do rocambole, a outra para a charlotte.

Modo de preparar a mousse do chocolate

O chocolate deve ser derretido no micro-ondas ou no banho-maria. Reserve. Coloque o creme de leite para bater até ficar em meio ponto, misturando, em seguida, bem devagar com o chocolate derretido. Deixe reservado.

Faça uma espécie de merengue suíço com o açúcar e as claras. Misture 1\3 desse merengue na mistura do chocolate, adicionando mais 1\3 devagar. Em seguida, o restante do merengue.

Como montar a Charlotte Royale

O rocambole deve ser cortado em fatias uniformes bonitas. Em seguida, coloque plástico-filme por cima de um bowl de tamanho médio, dispondo as fatias de rocambole na superfície.

Recheie com a metade de mousse de chocolate, colocando o restante da ganache branca, finalizando com a mousse. Fecha-se o fundo com as fatias do rocambole, levando para gelar até que fique firme.

Você gostou dessa receita de Charlotte Royale da chef Carol Fiorentino? Leve um pouco do programa BackOff Brasil para a sua casa e surpreenda toda a família com essa sobremesa. Ah, e não deixe de comentar o que achou!

Dessa forma, não deixe de ver: Nada De Desperdício! Aprenda A Fazer O Bolinho De Arroz Do Chef Jaime Solares E Dê Adeus Às Sobras

Dicas para o bolo perfeito

Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito especial.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais