Anúncio

Chimarrão perfeito: aprenda como preparar e saiba mais sobre a bebida tão tradicional no Sul do país

No Sul do Brasil o chimarrão faz parte do ritual das pessoas

Anúncio


Hoje (13/04) aqui no Receitas Fáceis vamos falar de como preparar um belo chimarrão. Essa bebida que é típica do Sul do país, e é servida por lá quase como um café. Se faz presente ao amanhecer, antes do almoço, à tardinha. Perfeita para se degustar sozinha ou em uma roda de conversa. Mas se engana quem acha que é apenas um mero ‘mate’. Por isso, a redatora de hoje, como boa gaúcha que é, resolveu compartilhar a receita e explicar sobre a tradição dessa bebida. 

Continua depois da publicidade

Saiba como preparar  um legítimo chimarrão gaúcho

Primeiramente, o chimarrão é uma bebida que se toma quente. E é fácil reconhecer um gaúcho quando se viaja pelo país, afinal, leva sempre sua cuia e a térmica. Para os gaúchos, principalmente aqueles que gostam de tomar a erva, a bebida faz parte da rotina.

Aliás, para o gaúcho, pode inclusive faltar: arroz ou feijão, mas a erva para o chimarrão, jamais! Pois bem, mas como fazer essa bebida? Apenas dois ingredientes são necessários: erva-mate para o preparo e água quente ou morna. Claro, não podemos esquecer de uma cuia, bomba e a garrafa térmica, o tradicional kit chimarrão. 

Lembrando que a disseminação do mate aconteceu na troca de cultura entre os povos da Região das Missões, e no constante contato entre indígenas e europeus.

Para acompanhar no chimarrão, leia essa receita: Rosca macia e deliciosa: receita tradicional do Sul do País para seu café

Ingredientes do chimarrão tradicional na região gaúcha 

  • Erva-Mate;  
  • Bomba (dispositivo metálico para se beber o chimarrão);
  • Cuia (vasilha onde se toma a bebida); 
  • Água quente, e ou térmica para manter a água aquecida;

Passo a passo de como fazer um bom mate

Receita da bebida chimarrão
Como preparar a bebida chimarrão? Conheça essa cultura e modo de preparo Foto – Arquivo Pessoal Bianca Bassani

Primeiramente vale destacar que há diferentes maneiras de fazer um bom chimarrão. Existem muitas técnicas e isso pode variar em cada região. Ou seja, não há um jeito único e perfeito. Cada pessoa prepara o chimarrão da forma que mais gosta.

Continua depois da publicidade

Mas vamos ensinar o que é considerado em senso comum, como um bom mate. Então, o primeiro passo é aquecer a água. A temperatura ideal para o chimarrão varia entre 60ºC e 70ºC, momento em que começa a chiar. Especialistas ainda indicam não ferver a água muito quente para evitar câncer de garganta e esôfago.

Continua depois da publicidade

Pois bem, enquanto a água esquenta, pode ir despejando a erva até pouco mais da metade dentro da cuia.  Após, utilizando a própria mão acomode a erva em uma das laterais da cuia.

Em seguida, coloque uma dose de água cuidadosamente até a borda, isso para fixar a erva na lateral, e deixe a cuia repousando por algum tempo até facilitar o processo de fixação, cerca de no máximo 5 minutos.

Depois, é hora de colocar a bomba, mas a coloque com cuidado para não derrubar o ‘morrinho’. E pronto, está feito o chimarrão para beber. Alguns ainda preferem enfeitar o chimarrão com chá de camomila, entre outros. Mas é algo bem pessoal.

Assim sendo, a erva-mate é facilmente encontrada nos mercados da região Sul, e também em grandes supermercados das capitais do país. Como dito anteriormente a forma de preparo pode variar.

Sugestões

Pois bem, o segredo de um bom chimarrão é não usar água fervendo. E geralmente o primeiro gole vem com gosto de erva mate, então não é engolido.

Outro ponto interessante é que se desejar tomar mais bebida é só depositar mais água e aproveitar as ervas já existentes na cuia.

Enfim, o que achou dessas dicas para fazer um bom chimarrão? Que tal fazer o seu também?

Por fim, leia também:  Saiba como fazer pão de queijo no liquidificador; fica pronto em 30 minutos

Passo a passo para um chimarrão perfeito!

Hoje você vai aprender a preparar um delicioso chimarrão com uma dica de quem entende! Ricardo Fockink, que prepara e consome a bebida diariamente vai ensinar o truque para não errar no preparo! Confira o passo a passo.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais