Anúncio

Comida de viagem ou arroz de carreteiro, descubra todo o sabor desse prato cheio de histórias

Veja como fazer um prato tradicional do Brasil em apenas 30 minutos

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio)
Anúncio


Algumas receitas clássicas da gastronomia brasileira remetem a sua história, como essa que vamos apresentar, hoje, 11/08/2022 para você.

Continua depois da publicidade

Continue conosco e veja que o blog Receita Fáceis te ensina a fazer um arroz de carreteiro delicioso e perfeito para o almoço ou jantar. Além disso, essa receita fica pronta em apenas 30 minutos e rende até 8 porções.

Veja como fazer uma arroz de carreteiro com muito sabor

Antes de mais nada, essa é uma receita que se difundiu principalmente nos estados do sul do pais pelos viajantes. Dessa forma, eles utilizavam proteínas curadas com sal ou defumadas para transportar durante a viagem, por terem uma durabilidade maior. Portanto, não deixe de aprender a deliciosa receita de arroz carreteiro que remete à historia do nosso país com muito sabor.

Ingredientes

Então, para fazer essa receita tradicional, tenha os seguintes ingredientes à mão:

  • 200 g de linguiça defumada picada;
  • 150 g de bacon picado;
  • 400 g de carne seca dessalgada;
  • 2 cebolas picadas;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 2 xícaras de arroz;
  • 4 xícaras de água;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • Cheiro verde a gosto.

Modo de preparo do arroz de carreteiro

Arroz carreteiro
Arroz carreteiro – Foto: Canva

Primeiramente, adicione o azeite em uma panela grande em fogo médio, juntando, à panela, a linguiça e o bacon para fritar. Após fritá-los, adicione a cebola e o alho picados deixando refogar até que a cebola fique transparente. Agora, adicione o arroz para refogar levemente, por 1 ou 2 minutos.

Para você

Do que é feita a casquinha de siri? Descubra…

Continua depois da publicidade

2 receitas com carne moída simples e práticas para…

Continua depois da publicidade

Em seguida, junte à panela, a carne seca e a água para cozinhar o arroz. Dessa maneira, cozinhe-o com a panela parcialmente tampada, por 15 a 20 minutos, até que a água da panela seque. Após esse passo, desligue o fogo e tampe totalmente a panela. Espere de 5 a 10 minutos para que o arroz termine de cozinhar.

Por fim, acerte o sal e a pimenta se necessário, adicione o cheiro verde e sirva, em seguida, o arroz de carreteiro ainda quente.

Dicas de consumo

Essa é uma receita perfeita para reunir os amigos e a família para um jantar com pouco trabalho e muito sabor. Além disso, também pode ser acompanhado por cerveja ou vinho, dependendo da temperatura do dia. Por outro lado, também pode ser servido com saladas diversas como alface, rúcula ou, até mesmo, couve refogada. Dessa forma, não deixe de fazer essa receita clássica de arroz de carreteiro para surpreender a todos com um prato delicioso.

Tempo de preparo: 30 minutos.

Rendimento da receita: 8 porções.

Nível de dificuldade: Fácil.

Veja agora os SEGREDOS para ORGANIZAR SUA GELADEIRA de maneira PRÁTICA E EFICIENTE

Confira algumas dicas eficientes para organizar sua geladeira corretamente. Aliás, aprenda também a maneira ideal de mantê-la limpa para que conserve seus alimentos corretamente. Vem com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais