Anúncio

Como fazer almôndegas: aprenda uma receita fácil, deliciosa e sem erros

As bolinhas de carne podem ser servidas com ou sem o molho de tomate

Anúncio


Quem nunca quis aprender como fazer almôndegas redondinhas, suculentas e saborosas? Certamente, o Receitas Fáceis, do Folha Go, não poderia deixar de te ensinar. Então,0 hoje (23/01) será apresentada uma receita simples, de um dos pratos mais saborosos que acompanham o espaguete. Confira!

Continua depois da publicidade

Portanto, leia mais: Passo A Passo Para Um Torresminho Perfeito: Confira As Dicas…

No nosso país, as almôndegas foram trazidas pelos portugueses
No nosso país, as almôndegas foram trazidas pelos portugueses – Foto: Canva Pro

Essas bolinhas de carne não têm segredo, pelo contrário, são bem simples de fazer. Na matéria que segue, você vai ver todo o passo a passo do preparo, além, é claro de conhecer um pouco da história do prato. Vamos conferir?

A história da almôndega

As almôndegas que conhecemos hoje em dia são uma variedade do prato criado na época do Império Persa, por volta do século XII. O nome antigo era “koofthe”, que quer dizer “carne moída”.

A carne usada era a ovina. Mas, com o passar do tempo, foi substituída por proteínas mais populares, ao ter sua receita disseminada pelo mundo. Assim, cada região passou a usar também os temperos que estavam disponíveis. Com isso, agora, é possível ter como fazer almôndegas de todas as formas, com texturas, formatos e sabores diferentes.

Mas, uma curiosidade gastronômica histórica permaneceu: o hambúrguer atual é, na verdade, uma versão da receita de almôndega. Isso quer dizer que as ideias para múltiplas formas de preparar almôndegas podem se aplicar também para os hambúrgueres.

Continua depois da publicidade

O termo “almôndega” tem a origem árabe, uma vez que antigamente o prato era chamado de al-búndiga. Quando o povo árabe invadiu a Europa, o nome acabou se transformando no que conhecemos hoje.

Continua depois da publicidade

No nosso país, as almôndegas foram trazidas pelos portugueses. Contudo, elas se popularizaram mais com a vinda dos italianos. Em países hispânicos, o prato introduziu-se por conta dos espanhóis, mantendo as características antigas até hoje.

Ademais, confira essa matéria: Salada De Folhas Verdes: Veja O Que Acontece Com O Seu Corpo…

Assim, as almôndegas que conhecemos hoje em dia são uma variedade do prato criado na época do Império Persa
Assim, as almôndegas que conhecemos hoje em dia são uma variedade do prato criado na época do Império Persa – Foto: Canva Pro

Como fazer almôndegas deliciosas

Depois de tanta história, que tal irmos direto para a receita? Ela rende 4 porções, ficando prontinha em 60 minutos. Vamos experimentar?

Ingredientes:

  • 500 gramas da carne moída de sua preferência;
  • 2 colheres de sopa do azeite extravirgem;
  • 1 cebola de tamanho médio bem picadinha;
  • 1 ovo inteiro;
  • 150 gramas da farinha de rosca;
  • Pimenta e sal ao seu gosto;
  • 400 gramas do molho pronto de tomate.

Modo de preparar:

Para ter como fazer almôndegas, misture o ovo com a carne, bem como o sal, a pimenta, cebola e um fio de azeite. Vá incorporando a farinha aos poucos, até chegar ao ponto certo para enrolar as bolinhas.

Coloque o restante do azeite na panela, fritando as almôndegas. Elas devem ser seladas no fogo alto e retiradas quando estiverem coradas.

Em seguida, retire o excesso de azeite de onde fritou as bolinhas e refogue o molho do tomate. Assim, coloque as almôndegas junto para que cozinhem por uns 15 minutos.

Depois é só servir esse prato maravilhoso, e aproveite com algum acompanhamento, tal como um arroz, ou salada, ou mesmo com uma massa. Deixe a imaginação fluir!

Dicas extras

Dependendo da receita, será preciso escolher tipos de carne diferentes para moer. Por exemplo:

  • Hambúrgueres – É preciso ter um pouco de gordura, portanto, misturar acém, costela e peito pode ser uma ótima ideia;
  • Carne moída/quibe cru – Nesse caso, a melhor opção é a carne com pouca gordura, tal como paleta ou patinho;
  • Molhos – Para molhos, como almôndega ou bolonhesa, a maminha é a mais indicada.

E então? Aprendeu como fazer almôndegas? Tem outra receita especial que queira compartilhar conosco? Se não, compartilhe essa daqui, para que seus amigos e familiares conheçam uma forma simples de preparar o prato!

Dessa forma, você pode gostar: Qual É O Manuseio Adequado Dos Ovos: Aprenda O Que Fazer…

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais