Anúncio

Como fazer manteiga ghee em casa? Confira os detalhes desse preparo saudável

Pronta em menos de 20 minutos

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Belo Horizonte, 21 de junho de 2022, por Caroline Alcides – O ghee é o mais novo queridinho da alimentação saudável bem como para pessoas com restrição a lactose! Você sabe como é feito o ghee? O preparo é mais fácil do que você imagina. Pensando nisto, hoje, o Blog Receitas Fáceis do Folha GO vai te contar o passo a passo de como fazer a manteiga ghee em casa.

Continua depois da publicidade

Saiba como preparar manteiga ghee em casa

Ainda assim, é muito conhecida como manteiga clarificada, o ghee é uma manteiga sem lactose obtida através de um processo em que a água do leite evapora e os sólidos se separam da gordura.

Para preparar essa manteiga, basta derrete-la no fogo e remover a espuma que se forma. O nome pode parecer difícil, no entanto, o processo é bem simples e resulta numa manteiga muito saborosa que não precisa ficar conservada na geladeira. Vale ressaltar, que para essa receita deve-se utilizar de manteiga e não margarina, pois são produtos distintos.

Ingredientes da receita

  • 500 gramas de manteiga;
  • 1 pitada de sal.

Passo a passo de como preparar a manteiga ghee em casa

manteiga ghee em casa
Confira os detalhes de manteiga ghee em casa. Foto: Canva pro
Para você

Esfirra aberta de carne moída; receita para um…

Continua depois da publicidade

Tortinha de abobrinha com queijo; lanchinho…

Continua depois da publicidade

Antes de tudo, prepare a manteiga bem como uma panela com fundo grosso, a fim de evitar queimar o ingrediente.

Agora, em fogo médio-baixo acrescente a manteiga picada e deixe derreter. À medida que a manteiga derrete se forma uma espuma à superfície. Essa espuma precisa ser removida para se obter a manteiga ghee.

Nesse sentido, enquanto a manteiga está no fogo, pouco a pouco remova espuma que se forma à superfície usando uma colher ou uma escumadeira. Esse processo leva cerca de 10 minutos.

Ao longo do processo a manteiga irá ferver, isso é necessário para evaporar a água contida na sua composição. Entretanto, se a manteiga estiver fervendo bastante, baixe o fogo. Coloque uma pitada de sal a gosto.

Após retirar toda a espuma e observar que se formaram uns cristais dourados no fundo da panela desligue o fogo e deixe esfriar. Conforme a manteiga esfria, ela pode apresentar uma tonalidade amarelo intenso ou ficar ligeiramente marrom.

Por fim, reserve a manteiga em um pote de vidro de sua preferência esterilizado com tampa. O ghee vai solidificar ligeiramente se a temperatura ambiente for fria. Como resultado, sua manteiga ghee está prontinha para usar em diversas receitas.

Sugestão de consumo da receita de manteiga ghee

Ademais, essa manteiga livre de lactose, utilizada na gastronomia francesa para saltear, refogar ou fritar alimentos, pois reage melhor a temperaturas altas quando equiparado a manteiga comum. Desta forma, use a manteiga ghee em suas receitas para grelhar suas carnes, passar nas torradas, bem como preparar uma pipoca com manteiga.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais