Anúncio

Como fazer a receita de pernil assado? Aprenda em poucos passos e sirva na ceia

Receita é tradicional do reveillón!

Anúncio


O pernil assado é um clássico nas mesas das casas brasileiras, principalmente como prato principal para aproveitar no jantar ou ceia de virada de ano. Por isso, hoje, 31 de dezembro de 2021, aqui no Blog Receitas Fáceis do Folha Go, você vai aprender como preparar essa receita deliciosa e prática. Saiba que leva  2h30min para ficar pronta, e tem o rendimento de até 12 porções fartas! Veja a seguir!

Continua depois da publicidade

Saiba como preparar o pernil assado para o jantar

O pernil assado é uma receita deliciosa, suculenta e que cai bem com diversos acompanhamentos, independente do time dos “sem uva passa” ou “com uva passa” em tudo! No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para que não fique com sabor “estranho”!

Logo, ele deve ser limpo adequadamente, e deixado em uma marinada especial, para que ele pegue bastante sabor e suculência. Por isso, hoje você vai aprender uma receita bem simples, sem mistérios e que fica simplesmente maravilhosa. Veja os ingredientes necessários para o preparo a seguir.

Leia aqui: Salgadinho de festa frito: veja como fazer para vender ou aproveitar em casa

Ingredientes

  • 2 kg de pernil (já desossado);
  • 200 ml de vinagre branco;
  • 01 unidade de pimentão verde;
  • 100 ml de suco de limão;
  • 120 ml de azeite de oliva;
  • 02 cebolas grandes;
  • 05 dentes de alho;
  • 03 cubos de caldo de carne;
  • 240 ml de água filtrada;
  • 05 batatas lisas grandes;
  • Sal – a gosto;
  • Alecrim fresco – a gosto;
  • Pimenta-do-reino – a gosto.

Modo de preparo de pernil assado

pernil assado para jantar
Pernil assado para jantar. Foto: Canva Pro

Primeiramente, comece o preparo colocando o pernil na vasilha, de forma que as bordas do refratário sejam maiores que o pernil, coloque o vinagre por cima, e deixe reservado. Em seguida, coloque no copo do liquidificador o pimentão, o azeite, a cebola, o caldo de carne (devidamente dissolvido na água), o limão, o sal e a pimenta. Bata tudo, até que se transforme em uma pasta. Deixe-a reservada!

Para você

Bolo Brevidade: receita com apenas 3 ingredientes…

Continua depois da publicidade

Bolo de fubá simples e fofinho: sabor caseiro…

Continua depois da publicidade

Após uns 20 minutos, coloque o pernil em água corrente para retirar todo o vinagre que foi colocado para limpá-lo. Em seguida, faça vários furos no pernil com o auxílio de uma faca pontiaguda. Adicionalmente, a pasta que foi feita no passo anterior, deve ser colocada sobre o pernil, de forma que cubra toda a superfície da peça.

Deixe-o reservado na geladeira por aproximadamente 12 horas. Mas, se for possível, deixe de um dia para o outro, para que o tempero pegue bem! E não esqueça de cobrir a vasilha com tampa ou com um plástico filme. Assim, basta passar à nossa sugestão para finalizar e se deliciar!

Finalizando o preparo do pernil assado

No dia em que ele for ser consumido, leve-o ao forno por 60 minutos à 200°C. Mas antes, coloque um pouco de manteiga derretida por cima, e tampe-o com papel alumínio, para evitar que a carne queime ou resseque no forno.

Dica: ao colocar a manteiga em cima da carne, coloque também um pouco da marinada, para que ele tempere um pouco mais durante o cozimento.

Em seguida, coloque as batatas cortadas em rodelas ou cubos médios, e deixe no forno por mais 30 minutos, sem tirar o papel alumínio. Por fim, retire o papel alumínio, e retorne com ele ao forno por mais 60 minutos,  para que ele doure por fora, já que o cozimento já estará finalizado! E depois, é só tirar do forno e se deliciar com essa carne tão saborosa na ceia ou jantar de fim de ano.

Veja também: Aprenda a preparar uma farofa de banana em apenas 20 minutos

TORTA DE BACALHAU DA DONA ROSE FICA UMA DELÍCIA

Essa receita apresentada por Rosângela Faria é especial, e não serve apenas para a páscoa, mas em diversas outras ocasiões especiais e rende bastante, dando para servir para toda família e convidados.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais