Anúncio

Como preparar o macarrão à bolonhesa perfeito para o almoço em família

Um macarrão que todos amam

Anúncio


O macarrão à bolonhesa é uma receita simples, mas que possui uma curiosidade sobre sua origem,   que hoje (01/07), o Receitas Fáceis do Folha Go apresenta para você. Por isso, veja aqui, como tornar essa receita de macarrão à bolonhesa especial para seu almoço, e com tempo de preparo de 40 minutos, e rendimento de até 06 porções generosas. Confira!

Continua depois da publicidade

Leia aqui: Grão de bico com bacon e calabresa: uma combinação deliciosa para o seu jantar

Veja aqui como fazer a receita do macarrão à bolonhesa perfeito para seu almoço

Mas antes de aprender a receita, veja uma curiosidade sobre a receita especial de hoje. Você sabia que o macarrão à bolonhesa na Itália não existe? Isso mesmo! Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, essa é uma receita modificada no Brasil e utilizada em todo o mundo.

Isso mesmo, a receita não vem da região de Bolonha, na Itália! Incrivelmente, alguns restaurantes da região passaram a fazer a receita, porém é de modo diferente do que a conhecemos. E pasmem! Não é tão boa como a receita servida no Brasil.

Afinal, a receita do local tem a qualidade da massa bem diferente do que usamos aqui no Brasil! Então, essa é uma receita tipicamente brasileira, mas com o nome internacional. Todavia, agora vamos ao preparo da receita e aos ingredientes necessários para fazer esse prato incrível.

Ingredientes do macarrão à bolonhesa especial

  • Cebola (01 unidade);
  • Azeite de oliva (01 colher de sopa);
  • Azeitonas verdes (05 unidades);
  • Extrato de tomate pronto (02 latas);
  • Caldo de carne ou legumes (02 unidades);
  • Cenoura (01 unidade);
  • Tomate (02 unidades);
  • Macarrão espaguete (500g);
  • Carne moída (500g);
  • Cheiro verde e queijo ralado.

O primeiro segredinho no preparo é trocar o molho de tomate pelo extrato, pois ele é muito mais consistente, e oferece uma textura especial ao molho bolonhesa.

Continua depois da publicidade

Modo de preparo do macarrão à bolonhesa

Macarrão à bolonhesa perfeito para o almoço
Macarrão à bolonhesa perfeito para almoço | Reprodução: Unsplash

Primeiramente, corte a cebola em pequenos pedaços, e refogue por 3 minutinhos em uma panela que já esteja com óleo quente. Então, mexa sempre para que ela não queime. Em seguida, acrescente a carne moída. Assim,  deixe cozinhando e dourando a carne por alguns minutos. isso, até que ela esteja dourada por igual, e mexa sempre.

Adicionalmente, coloque o caldo (legumes ou de carne), o extrato de tomate, os tomates já picados, a cenoura devidamente cortada, e mexa. Mantenha o cozimento por cerca de 40 minutos em fogo baixo, e com a panela com a tampa parcialmente aberta, para que ocorra a evaporação do caldo formado. Reserve.

Feito isso, em uma outra panela, coloque o macarrão para cozinhar, mas deixe-o ao dente, pois ele vai terminar o cozimento junto com molho. Uma sugestão interessante é acompanhar com queijo ralado junto ao prato.

E se quiser, use umas folhas de manjericão, salsa ou cebolinha! Fica simplesmente maravilhoso. Caso goste, você ainda pode acrescentar pimentão picadinho, mas não coloque em excesso para não carregar demais o sabor. Portanto, com o macarrão cozido e o molho pronto é só servir o prato.

Dicas adicionais para a receita de macarrão à bolonhesa perfeito

Dica; o extrato de tomate pode ser substituído por um extrato caseiro, feito por você! Que é naturalmente mais saboroso e saudável. E o caldo de legumes também pode ser caseiro.

Então, sirva esse prato com uma deliciosa salada mix de folhas que se torna um acompanhamento perfeito para essa refeição de almoço em família.

Leia ainda:   Filé de frango ao molho parisiense: receita saborosa e fácil para o almoço

Dicas para o manuseio correto das carnes

Pois bem, Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais