Anúncio

Deu saudade: que tal essa receita de panetone; aprenda agora como fazer

Anúncio


O panetone é mesmo um bolo que dá vontade de comer sempre não é mesmo? Embora seja servido em datas típicas e muito experimentado no natal, ainda pode ser consumido sempre que se tiver vontade. Por isso, hoje 05/01, o Receitas Fáceis do Folha Go mostra essa receita deliciosa.

Continua depois da publicidade

Então, o panetone nada mais é do que um brioche com frutos secos, que se prepara à base de massa feita após um bom descanso. Os ingredientes são amassados e a massa cresce por algumas horas, sendo preparada para seu momento final.

Ora, ela é moldada em uma forma especial, própria para panetone. E assim, se deixa crescer por algum tempo. Por isso, esta receita de panetone fica perfeita. De fato não é de simples execução, mas pode ser feita em períodos de festa ou não. Ela combina sempre para os que apreciam esse pãozinho e sua massa deliciosa!

Confira mais: Bolo gelado de chocolate: uma sobremesa ou opção de lanche que serve 6 pessoas; confira

panetone (Pinterest)

 Ingredientes da massa de panetone

  • Farinha de trigo (02 + 1\2 xícara de chá);
  • Açúcar refinado (1/2 xícara de chá);
  • Gemas (04);
  • Leite integral (1/3 de xícara de chá);
  • 75g de manteiga (em ponto de pomada);
  • Extrato de baunilha (01 colher de sopa);
  • Vinho tinto (01 colher de sopa);
  • Frutas cristalizadas (01 xícara de chá);
  • Uvas passas (2/3 xícara de chá);
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • raspas de 1 laranja
  • Manteiga a gosto para untar;
  • 1/ colher de chá de sal;
  • óleo para untar as mãos.
Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Modo de preparo da esponja para o panetone

Use uma tigela para agregar o fermento na água para dissolver. Agora ponha um pouco de farinha e misture bem, então para isso use uma colher e vá incorporando todo o líquido.

Depois é só cobrir com um pano e deixar descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos, ou até a mistura crescer bem.

Preparação de massa do panetone

panetone
Panetone | Reprodução: Danielle Noce

Tenha formas de panetone e palitos de churrasco. Reserve.

Primeira etapa:

Separe cerca de 1/4 de xícara de chá da farinha par ao momento de sovar a massa.

Agora coloque restante da farina numa tigela e misture com o açúcar e o sal, mexa bem ou bata na batedeira e reserve. Assim que a esponja estiver pronta, comece o preparo da massa final.

Preparo da massa

Primeiro: pois bem coloque junto as gemas e o leite e bata com um garfo, apenas para misturar. Agora coloque a mistura de cima, a esponja e mexa tudo com uma colher de pau. Esteja atento pois a parte da esponja deve apenas  facilitar a mistura com os ingredientes secos.

Segundo; agora crescente os secos à mistura de gemas e mexa bem todos os ingredientes e formar uma massa. Saiba que no início parece uma massa seca e pesada. No entanto,  logo mudará. Misture com as as mãos. Adicione nesse momento raspas de limão e de laranja, o extrato de baunilha e o vinho.  Então misture tudo novamente.

Terceiro: use agora a manteiga que deve estar macia mas sem derreter, e não deve estar gelada. Então coloque-a em três partes na massa. Assim, mexa bem a cada adição que incorporar, e dobre de novo a massa, e divida e novamente dobre a massa sobre ela mesma juntando tudo. Nesse ponto, ela vai começar a ficar mais pegajosa e densa.

Quarto: ainda na tigela, comece a sovar a massa, como é um pouco grudenta, sugerimos que use colher de pau. Estique, vire e dobre a massa sobre ela mesma, não é preciso colocar força.

Quinto: Nessa fase adicione aos poucos a xícara de farinha de trigo que foi reservada. Sove a massa por pelo menos 10 minutos. Agora coloque as frutas cristalizadas, as uvas- passas e misture para que fiquem bem distribuídas.

Outras etapas do preparo da massa

Pois bem, com as mãos ou espátula ajeite a massa para ficar redonda o suficiente para crescer de maneira uniforme. Cubra com um pano e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas, ou até crescer e aumentar bastante o volume.

Agora é só untar a bancada com um pouco de óleo e transferir a massa crescida para a mesma, e com uma faca divida em duas porções essa massa.

Nesse momento chamamos de bolear a massa. Então precisa posicionar as mãos na lateral da massa, girando e tensionando-a contra a bancada para formar uma bola. Agora, basta transferir essas duas bolas de massa para as formas de panetone e deixar para descansar por mais 1 hora e meia.

Assando o panetone: confira

Agora preaqueça o forno cerca de 30 minutos antes de levar a massa a assar. E poderá então nesse momento de levar, passar uma faça afiada no bolo por cima, dando um formato de cruz e dentro coloque mais um pedacinho de manteiga, bem no centro.

Agora leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficarem dourados. E caso na metade desse tempo ficarem dourados, basta cobrir cada um com um pedaço de papel alumínio, para que terminem de assar e não queimarem. Para ter certeza que estejam assados, faça o teste do palito.

Os espetos são usado nessa hora.  São colocados de lado no bolo, como alças, e o panetone virado para baixo em uma superfície segura.  Agora deixe descansar de cabeça para baixo, e até esfriar. A massa não perde o volume à medida que esfria.

Depois disso é só servir ou os guardar em sacos plásticos adequados, para não ressecarem e podem ser consumidos em alguns dias.

Veja também: Tempero especial para frango de Natal: veja como ter uma ave na ceia economizando muito

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais