Berinjela; conheça todos os benefícios e receitas de preparo

Essa fruta pode ser o ingrediente principal de vários pratos

-- Continuar depois da publicidade --

Top Stories Como organizar documentos em casa para ter sempre na mão

- Advertisement -

Receitas com berinjela. Para quem não sabe a berinjela é considerada do grupo de hortaliça, e um fruto também, e muitos não costumam apreciar muito seu sabor. Há até os que acham a berinjela sem graça. Mas hoje, (01/02), aqui no Receitas Fáceis do Folha Go vamos apresentar alguns de seus benefícios e ensinar duas receitas fabulosas para o dia a dia.

E claro, essas receitas com berinjela vão surpreender o seu paladar. E assim, ninguém mais vai duvidar da berinjela, e de que seja possível preparar diversos pratos saborosos com ela.

Portanto, leia também: Os benefícios do mel para a saúde: e descubra como comprar corretamente o produto

- Advertisement -

Receitas com berinjela (Imagem Ana Maria Braga)
Receitas com berinjela (Imagem Ana Maria Braga)

Receitas com berinjela: conheça primeiramente os benefícios da berinjela para à saúde

Seja como for, o que torna a berinjela um grande impulsionador da saúde é seu alto teor de antocianinas. Sendo assim, as antocianinas são pigmentos solúveis em água e pertencem à categoria mais ampla de flavonóides, que são os famosos combatentes dos radicais livres.

Além disso, sua ação protetora contra os radicais livres pode ter efeitos anticâncer. Logo, as antocianinas podem interromper a formação de novos vasos sanguíneos, bloqueando as enzimas que estão envolvidas na propagação das células cancerosas.

Finalmente, uma antocianina específica chamada nasunina, que pode ser encontrada na pele da berinjela, parece proteger as células cerebrais de danos relacionados aos radicais livres. Justamente por isso, outros benefícios que produz são:

1- Fibra dietética

A berinjela é uma ótima fonte de fibra alimentar. Porém, a fibra dietética aumenta o funcionamento adequado do sistema digestivo e controla os níveis de colesterol.

2- Potássio

A berinjela é uma fonte de K , que ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial.

3- Vitaminas B

A berinjela contém vitaminas do complexo B, como B5 e B6. Contudo, a vitamina B6 está envolvida na síntese de neurotransmissores cerebrais, como a serotonina, a melatonina e a dopamina, que ajudam na regulação da ansiedade e do medo.

4- Vitamina C

A berinjela é uma fonte de vitamina C, que auxilia o sistema imunológico e a saúde da pele.

De igual modo, você pode se interessar por: Benefícios Do Almeirão: Seja Cru Ou Cozido; E Ainda Uma Receita Fabulosa Com O Vegetal

Veja 2 receitas com berinjela perfeitas para refeição

Saiba como fazer essas receitas na sua casa.

receitas com berinjela
2 receitas com berinjela perfeitas para refeição; e conheça seus benefícios Foto -Tudo Receitas

Receita – Refogado de berinjela

Para essa receita, os ingredientes são os seguintes:

  • Berinjela (1);
  • Cabeça de alho picado e amassado (1);
  • 1 tomate picado;
  • Uma cebola picada;
  • sal a gosto;
  • Pimentão verde cortado (1);
  • azeite de oliva a gosto;
  • água.

O modo de preparo consiste em:

Primeiramente corte a berinjela em pedacinhos pequenos, mantendo as sementes e a casca, coloque em uma vasilha com água e sal para não ficar escura e reserve.

Em seguida, em uma panela, ponha o tomate, a cebola, o pimentão, o alho e o sal e deixe refogando no azeite por 10 minutos. Posteriormente adicione um pouco de água para não ficar muito seco.

Por último acrescente a berinjela, deixe mais 10 minutos no fogo e está pronta para servir.

Mais uma receita – Berinjela recheada

 receitas com berinjela
2 receitas com berinjela perfeitas para refeição; e conheça seus benefícios Foto -Youtube

Primeiramente para essa receita, os ingredientes são os seguintes:

  • berinjela (1);
  • Uma cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • Dois tomates;
  • Azeite 2 colheres (sopa);
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • folhas de manjericão a gosto;
  • queijo parmesão ralado a gosto;

O modo de preparo consiste em:

Primeiro preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Então descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Enquanto isso lave, seque e corte o tomate ao meio; (descarte as sementes e corte em cubos pequenos).

Posteriormente com uma escovinha para legumes, lave a casca da berinjela sob água corrente. Dessa forma, corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento. Agora com a ponta da faca, retire a polpa de cada metade, deixando cerca de 1 cm de borda.

Assim a berinjela fica no formato de uma canoa. Agora pique a polpa da berinjela e reserve. Depois disso leve uma frigideira ao fogo médio. Portanto, quando aquecer, regue o azeite. Depois junte a cebola e o alho. E posteriormente refogue por 3 minutos até murchar.

Nesse sentido, acrescente a polpa da berinjela picada e misture bem. Agora deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até ficar macia. Adiante junte o tomate e o manjericão. Então deixe cozinhar por mais 3 minutos. Depois tempere com sal e pimenta e desligue o fogo.

Por último, com uma colher, preencha cada metade de berinjela com o refogado. Agora polvilhe com o queijo parmesão ralado, e transfira para uma assadeira. Então leve ao forno para assar até dourar. Desse modo sirva a seguir.

Ademais, veja também: Como Fazer Filé À Parmegiana Delicioso E Prático

 

- Advertisement -

Para obter mais conteúdos siga o Receitas Facéis no Google News.
Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais