Anúncio

Brócolis: conheça os benefícios para saúde em se inserir na alimentação esse vegetal; confira

Anúncio


Hoje (08/01) você irá conhecer alguns dos muitos benefícios para à saúde em se consumir brócolis. Então, o Receita Fáceis do Folha Go, apresenta um pouco das vantagens em inserir o vegetal na alimentação e também uma deliciosa receita usando esse saboroso vegetal.

Continua depois da publicidade

Pois bem, o brócolis faz parte da mesma família de vegetais que a couve-flor, a couve, o agrião e o repolho. Ele é tremendamente nutritivo, constituindo-se em uma excelente fonte de fibras e proteínas.

Além disso, o brócolis contém também potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, C e E. O fato de deter antioxidantes ajuda a proteger as células dos radicais livres, assim cuidando da prevenção do envelhecimento. De igual modo, também auxilia a prevenir uma infinidade de outros problemas de saúde.

Leia ainda: Sopa de legumes com carne: refeição leve e deliciosa

Benefícios para a saúde em se consumir brócolis

benefícios para a saúde em se consumir brócolis (1)
Conheça os benefícios para a saúde em se consumir brócolis na sua alimentação. Fonte da imagem: Freepik

Um dos benefícios para a saúde em se consumir brócolis reside no fato de que ele ajuda a reduzir inflamações. Ele é carregado de fitonutrientes que auxiliam na redução do processo inflamatório e também do estresse oxidativo, que é o grande responsável por produzir substâncias que provocam a inflamação.

Comer mais brócolis pode fazer um bem enorme para a saúde do sistema cardiovascular. Isso ocorre porque ele possui fibras, magnésio, potássio e antioxidantes que proporcionam um bem muito grande para a saúde cardíaca.

Continua depois da publicidade

Leia ainda: Salada com rabanete: conheça os benefícios; e uma receita rápida de fazer, saudável e deliciosa

Continua depois da publicidade

Um benefício bem interessante é o fato de conter fibras, sobretudo aquelas do tipo insolúvel. Ora, o brócolis ajuda no bom funcionamento do intestino. Por esse motivo, ele contribui para a prevenção contra a prisão de ventre, dado que ajuda na manutenção da flora intestinal.

Além disso, por conter ácido fólico, vitamina K e magnésio, ele melhora as funções cerebrais e cognitivas. Assim sendo, ele aumenta a capacidade de concentração, memória e raciocínio. Muito bom não é mesmo?

Agora que você conhece os benefícios do vegetal, então veremos adiante uma receita que leva brócolis em sua composição e que é espetacular. Confira!

Receita de brócolis ao alho e óleo

Confira os ingredientes necessários e o modo de preparo desta receita, para poder desfrutar dos benefícios para à saúde em se consumir brócolis.

brócolis e seus benefícios à saúde (Imagem Fitness Magazine)

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis;
  • 2 dentes grandes de alho;
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo para se usufruir dos benefícios para a saúde em se consumir brócolis

  • Retire e descarte as folhas e corte o brócolis em floretes de tamanho médio. Corte a base mais espessa do talo de cada florete e guarde para outra receita que desejar fazer depois;
  • Ponha uma panela média no fogo, despejando água o bastante para cobrir os brócolis. Assim que levantar fervura, adicione 1 colher de sopa de sal, coloque os floretes de brócolis e espere cozinhar por aproximadamente 5 minutos, até ficarem macios;
  • Logo que os brócolis estiverem macios, escorra toda a água e coloque os floretes em uma tigela com água e gelo para interromper o processo de cozimento;
  • Depois, passe de novo o brócolis pelo escorredor;
  • Descasque e fatie finamente o alho ou então pique-o em pequenos cubinhos;
  • Leve uma panela ao fogo médio e assim que ela estiver aquecida, ponha um pouco de azeite, adicione o alho e mexa por 1 minuto, até surgir aquele cheirinho de alho sendo refogado;
  • Acrescente o brócolis, tempere com pimenta e sal e refogue por aproximadamente 3 minutos e então o sirva. Pode acompanhar muito bem um arroz, uma carne ou até uma massa.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais