Anúncio

Couve-flor gratinada perfeita: aprenda a receita que agrada até quem não gosta da hortaliça

Essa receita é tão simples e ao mesmo tempo tão saborosa que surpreenderá a todos

Anúncio


A couve-flor não é um tipo de ingrediente que agrada a todo mundo, mas preparada como no passo a passo apresentado pelo Receitas Fáceis, do Folha Go, nesta quinta, 26 de agosto, ela se torna irresistível. A receita de couve-flor gratinada não tem nenhum grau de dificuldade e você demorará apenas 40 minutos para servir 6 pessoas. Vamos lá?

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer a couve-flor gratinada

A couve-flor, por ser muito versátil, nos dá a possibilidade de prepará-la de diversas formas. Sendo a couve-flor gratinada, temperada com todo carinho, se torna um prato saboroso, possuindo a textura única e inconfundível.

Ademais, essa hortaliça é muito saudável, trazendo diversos benefícios para todo o organismo. Isso porque possui fibras, antioxidantes e vitaminas. Com tantas propriedades, o ingrediente ainda auxilia no emagrecimento, fortalecimento dos ossos, sem contar com a melhora da memória e do sistema digestivo.

A receita a seguir realmente vai te encantar, pois é bem simples de preparar, sendo uma das características mais atrativas do prato. E já adiantamos: no passo a passo sugerimos cozinhar a hortaliça na água fervendo, mas cozinhar no vapor certamente é bem melhor. Por que? Porque a couve-flor não soltará muitos líquidos depois.

Assim, leia mais: Croquete De Couve-Flor É Uma Receita De Guarnição Fácil E Saborosa

Ingredientes da receita

  • 1 couve-flor de tamanho grande, totalmente limpa;
  • 2 colheres das de sopa da manteiga;
  • 2 colheres das de chá do sal de cozinha;
  • 1 e 1/2 colher das de sopa da farinha de trigo;
  • 1 embalagem do creme de leite;
  • 500 ml do leite integral;
  • 2 colheres das de sopa do parmesão ralado.
Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Passo a passo da couve-flor gratinada

Couve-flor Gratinada
Couve-flor Gratinada. Foto: Canva Pro

Primeiramente, separe os buquês da couve-flor, lavando bastante e cozinhando na água fervente, juntamente com 1 colher das de chá do sal. Deixe na fervura até que a hortaliça fique macia.

Assim, escorra toda a água, colocando a couve-flor em uma forma média, deixando reservado. Ademais, coloque a manteiga na panela para derreter, adicionando a farinha de trigo. Dessa forma, mexa sempre até dourar. Tão logo adquira uma consistência parecida com uma massa, acrescente o leite, aos pouquinhos, mexendo até engrossar.

Nesse momento, acrescente o creme de leite, bem como o restante da quantidade de sal, misturando bem. Despeje em cima da couve-flor, polvilhando queijo parmesão por cima. Dessa forma, leve para o forno pré-aquecido a uma temperatura de 200º C por mais ou menos 15 minutos.

Sugestão de consumo

A couve-flor gratinada é realmente uma delícia, tornando-se tão versátil quanto a hortaliça em sua versão in natura. Isso porque o prato combina bem com qualquer tipo de assado ou grelhado (carne bovina, peixe ou frango), sendo um prato muito bonito, saboroso e bem simples de agradar.

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais