Anúncio

Couve-flor gratinada sem soltar água: desvende o segredo dessa deliciosa receita de 04 porções

Um prato muito saboroso e que pode ser feito sem segredos

Anúncio


Todo mundo tem dúvidas de como preparar a couve-flor gratinada sem soltar água, ou seja, o prato perfeito, mas vamos te contar exatamente qual é o segredinho! Confira hoje 04/11, essa receita incrível no blog Receitas Fáceis do Folha Go, que leva apenas 30 minutinhos para ficar pronta, e que serve até 04 pessoas no almoço ou jantar.

Continua depois da publicidade

Aprenda o preparo da couve-flor gratinada sem soltar água no almoço ou jantar

Para quem não sabe, a couve-flor é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha, pois ela pode ser feita com um molho, pode ser substituta do arroz, pode ser gratinada, frita, assada! Ou até mesmo virar farofa.

Além disso, combina muito bem com outros pratos servidos, como carnes variadas (bovina, suína), peixes, frango e de várias formas! Melhor impossível, não é mesmo?! Por isso, veja hoje o preparo e saiba como fazer o prato e sem soltar água ao longo do preparo.

Leia aqui: Suflê de abobrinha fácil; aprenda e faça em 40 minutos essa delícia de refeição

Qual é o segredo para preparar a couve-flor gratinada sem soltar água: dicas

Normalmente, quando preparamos a couve-flor, colocamos a água para ferver, para o seu cozimento. Contudo, ela absorve muita água ao longo desse processo. Assim, quando levada ao forno para gratinar, tende a soltar muito mais água.

Por isso, coloque uma panela com água e deixe ferver, coloque um refratário que permita cozimento ao vapor, e deixe-os cozinhando. Dessa forma, vai cozinhar, fica com mais sabor e não soltará líquidos depois! E ficará muito gostoso!

Continua depois da publicidade

Veja a receita do preparo da couve-flor gratinada

Para preparar a receita de couve-flor gratinada sem soltar água, separamos uma receitinha bem simples, mas simplesmente deliciosa. Veja a seguir!

Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 01 unidade de couve-flor pequena;
  • 02 colheres de sobremesa de margarina;
  • 02 colheres de sobremesa de azeite;
  • ½ unidade de cebola pequena;
  • 01 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 01 unidade de ovo;
  • 300ml de leite;
  • ½ xícara de chá de parmesão ralado;
  • 200g de creme de leite;
  • Sal – a gosto;
  • Pimenta-do-reino – a gosto.

Modo de preparo

couve-flor gratinada sem soltar água, no almoço ou jantar
Couve-flor gratinada sem soltar água no almoço ou jantar- Foto: Canva Pro

Primeiramente, começamos o preparo separando as flores da couve-flor, e deixando de molho no vinagre, por cerca de 20 minutos, após a higienização na água. Dessa forma, você consegue eliminar as impurezas!

Coloque as flores para cozinhar no vapor, até que elas estejam macias, mas não deixe cozinhar por muito tempo, para que elas não desmanchem no momento de gratinar.

Em um refratário, coloque o ovo, e bata um pouco até formar uma pequena espuma. Em seguida, adicione o creme de leite (ou o requeijão), 50% do queijo ralado, a farinha de trigo e a cebola bem ralada.

Coloque sal e pimenta, e após o cozimento da couve-flor, adicione o creme, e misture delicadamente, para que ela não desmanche no preparo!

Cubra com o restante do queijo, e leve ao forno em 200°C, por 15 minutos, ou até que ele esteja bem douradinho! Por fim, sua couve-flor gratinada está pronta, e sem água!

Veja também: Fricassé de frango: receita incrível para fazer em até 30 minutos e obter sabor irresistível

Dicas importantes de como higienizar corretamente frutas, verduras e legumes

Descubra a forma correta e sem mistério no seu dia a dia, de como fazer a higiene dos alimentos, sejam as frutas, verduras ou legumes, e assim ter mais cuidados com à saúde.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais