Anúncio

Coxinha de pato: aprenda com o chef Bertolazzi como se faz o quitute gourmet

Uma forma diferente de consumir um salgadinho tão popular no Brasil

Anúncio


Quem não gosta de coxinha? Seja para comer nas festinhas ou no lanche em casa mesmo, esse salgadinho é o campeão dos pedidos. Mas, hoje (06/02) o Receitas Fáceis, do Folha Go, trouxe uma forma super diferente de fazer o quitute, ensinada pelo aclamado chef Carlos Bertolazzi: é a coxinha de pato gourmet.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Como Fazer Arroz Branco E Soltinho? Aprenda Uma Maneira Simples Ensinada Pelo Chef Mineiro Sinval…

O pato demora mais ou menos 2 horas para ficar pronto
O pato demora mais ou menos 2 horas para ficar pronto

O nome pode remeter a algo muito difícil de preparar, mas se engana quem pensa assim. A receita tem a forma de preparo simples, com o sabor maravilhoso, como toa coxinha. Vale a pena seguir com a leitura até o final e descobrir os segredos do chef para deixar o quitute sequinho. Vamos lá?

Como o Bertolazzi começou a fazer coxinhas?

Em 2013, Bertolazzi foi visitar uma ferinha de rua chamada Smorgasburg, que acontece em Nova York, mais especificamente no Brooklyn. A intenção inicial do chef era melhorar o seu trabalho no Brasil vendo como eles trabalhavam lá.

Entretanto, surgiu uma oportunidade de fazer ver um intercâmbio com uma feira no qual ele já trabalhava aqui. Então, eis que vem a dúvida: “o que Bertolazzi iria fazer para impressionar os gringos em Smorgasburg?”.

Ele não pretendia fazer nhoque, mesmo sendo um sucesso no Brasil, pois, na sua cabeça, tinha que ser algo bem brasileiro, representando nossa autenticidade das comidas de rua. À partir daí não foi complicado saber que uma coxinha seria a melhor opção, já que eles adoram fritura.

Continua depois da publicidade

Mas, frango? Não! Frango era óbvio e comum demais. Assim, o chef resolveu preparar a coxinha de pato, a delícia que vamos acompanhar logo abaixo.

Continua depois da publicidade

Portanto, confira também: Vamos De Trivial? Aprenda A Preparar Um Delicioso Arroz Com Tutu E Frango Da Chef Gi Nacarato

A coxinha é um dos “salgadinhos” mais populares do país – Foto: Canva Pro

Receita de coxinha de pato

Essa maravilha rende aproximadamente 10 porções de pequenas a médias e o tempo de preparo é de mais ou menos 2 horas e 30 minutos. Vamos conferir?

Ingredientes do recheio de pato

Veja tudo o que será preciso:

  • 1 taça do vinho seco tinto de sua preferência;
  • 1 cenoura de tamanho médio;
  • 2 sobrecoxas grandes de pato;
  • 1 cebola de tamanho médio;
  • 1 talo de salsão de tamanho médio;
  • Pimenta preta ao seu gosto;
  • 1 folhinha de louro;
  • Salsinha ao seu gosto.

Ingredientes da massa da coxinha

Veja tudo o que será preciso:

  • 1 batata inglesa de tamanho grande;
  • 2/3 de xícara de chá do leite integral;
  • 1 e 1/4 de xícara de chá do caldo do pato;
  • 1 colher de sopa da manteiga;
  • 3 e 1/2 xícara de chá da farinha de trigo.
  • 1/2 xícara de chá do queijo Maasdam, mas ralado.

Modo de preparar o recheio

Para fazer sua coxinha de pato, deixe que as sobrecoxas fiquem da noite para o dia marinando na cenoura, bem como no vinho, no salsão, na cebola, no louro e na pimenta. No dia seguinte, retire-as coando o vinho, deixando-o reservado.

Doure a carne em uma panela com óleo. Retire, eliminando o excesso da gordura. Assim, será possível dourar os legumes que estavam na marinada também. Volte com o pato para a panela e acrescente o vinho reservado.

Se precisar, complete com um pouco de água fria a fim de cobrir a carne. A panela precisa ficar semi-tampada para que tudo possa ferver em fogo baixo por mais ou menos duas horas.

Depois desse tempo, retire a carne, deixe esfriar e a desfie. O caldo não é para ser jogado fora. Reserve-o coado.

Modo de preparar a massa da coxinha de pato gourmet

As batatas devem ser cozidas e espremidas. Aqueça o leite na panela com a manteiga e o caldinho do pato. Adicione as batatas amassadas, bem como o queijo somente quando a manteiga estiver totalmente derretida.

A farinha deve ser colocada de uma única vez, mexendo sempre em fogo baixo. Assim a massa cozinhará e não empelotará. Aguarda que a massa fique fria para recheá-la. Frite no óleo quente e sirva enquanto estiver morninha.

Viu só como a coxinha de pato gourmet do chef Bertolazzi não é um bicho de sete cabeças? Não tem segredo algum em fazê-la. É uma forma gourmet de incrementar o quitute e, quem sabe, até fazer para vender? O que achou? Deixe sua opinião nos comentários!

Dessa forma, não deixe de ver: Pão De Fermentação Natural: Aprenda A Fazer A Entrada Servida No Arturito, Restaurante Da Chef De…

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais