Anúncio

Cuscuz salgado: receita típica do Nordeste para você saborear

Opção versátil e pode ser consumida com vários acompanhamentos

Anúncio


Hoje (24/02) você irá aprender uma receita de cuscuz salgado nordestino aqui no blog Receitas Fáceis do Folha Go. Com efeito trata-se da versão nordestina do prato, e que rende 4 porções. Assim, seu tempo de preparo é de aproximadamente 60 minutos. Ademais, pode-se afirmar que o nível de dificuldade desse prato é considerado fácil. Confira então!

Continua depois da publicidade

 Saiba como fazer cuscuz salgado nordestino

Praticamente nada nessa receita de cuscuz salgado nordestino pode ser substituído. Com efeito, o que você pode fazer é, caso queira, não colocar o queijo coalho. Desse modo, o seu cuscuz ficará um pouco mais simples.

Leia mais: Como fazer cuscuz tradicional; receita light e saborosa para qualquer refeição

Ingredientes do cuscuz nordestino

  • 3 xícaras (chá) de farinha de milho flocada;
  • sal a gosto;
  • 300 g de queijo coalho picado;
  • 1 xícara (chá) de água.

Passo a passo do cuscuz salgado nordestino

Receita de cuscuz salgado nordestino
Receita de Cuscuz salgado: receita típica do Nordeste para você saborear. Fonte da imagem: Receitas da Vovó Fátima

Se preparar na cuscuzeira

  • Antes de mais nada, em uma tigela, coloque a farinha de milho flocada, molhe com a água até obter uma farofa úmida e tempere com sal a gosto. Por conseguinte, deixe hidratar por cerca de 5 minutos;
  • Posteriormente na cuscuzeira, ponha uma camada da farinha de milho já hidratada, uma camada de queijo coalho picado, mais uma camada de farinha de milho;
  • Depois acrescente outra camada de queijo, e finalize com uma camada de farinha de milho;
  • Agora, tampe a cuscuzeira e leve ao fogo médio por algo em torno de 25 minutos, averiguando frequentemente se a farinha já cozinhou bem.
  • Por fim, retire a cuscuzeira do fogo e sirva na sequência.
Para você

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Cuscuz tradicional especial; receita simples e…

Continua depois da publicidade

Se preparar na panela comum

  • Não obstante, coloque a farinha de milho devidamente umedecida no meio de um pano de prato seco e limpo, e recheie com o queijo coalho picado.
  • Em seguida, em cima desta farinha, ponha um prato de ponta cabeça, e usando as pontas do pano de prato, amarre bem, moldando assim uma espécie de embrulho detendo a farinha recheada com queijo e um prato.
  • Logo depois, coloque este embrulho, com a farinha virada para baixo e o prato funcionando como uma tampa, no interior de uma panela com água (mas lembre-se que a farinha e o pano não devem encostar na água da panela, então observe a quantidade de água necessária na panela) e deixe em fogo médio por um período 30 minutos, sempre lembrando de retirar e conferir se a farinha já está cozida.

É uma forma mais complicada de executar a receita. Mas é possível, caso não tenha a sua disposição a cuscuzeira, mas queira muito comer esse prato.

Uma sugestão de consumo do cuscuz salgado nordestino do Receitas Fáceis

Inquestionavelmente, há uma infinidade de acompanhamentos, que você pode combinar para consumir com esse prato. Sem sombra de dúvida, ele é bastante versátil e combina muito bem com vários alimentos.

Assim uma boa dica é você comê-lo junto com uma linguiça frita e uma manteiga de garrafa, por exemplo. Se quiser, pode também consumi-lo com uma carne cozida bem suculenta, com bastante caldo e também um molho de pimenta para incrementar ainda mais.

 Veja também: Cachorro-quente assado: aposte na versatilidade e sabor desse prato

Benefícios das ervas e temperos caseiros

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais