Anúncio

Dia dos Reis; entenda o significado da data e faça o Bolo dos Reis

Anúncio


O Dia dos Magos ou Epifania como também é conhecido, é uma celebração de origem católica que homenageia a chegada dos Magos à cidade natal de Jesus Cristo, o Messias, ocorrida na cidade de Belém, na Judéia, a mais de 2.000 anos. É por isso que hoje (05/01), aqui no Receitas Fáceis  do Folha GO, vamos passar a receita de Bolo de Reis e também explicar um pouco mais sobre essa data.

Continua depois da publicidade

Logo, a data em que é comemorado o Dia dos Magos ocorre no dia 6 de janeiro de cada ano. Aliás, no nosso país, é uma festa que se toma como dia normal dentro do calendário de dias úteis, no entanto, para as crianças significa o recebimento dos presentes dos Reis.

Leia aqui: Fricassê de Frango: veja o passo a passo delicioso

Saiba como fazer o Bolo dos Reis

Bolo dos Reis
Dia dos Reis; entenda o significado da data e faça o Bolo dos Reis Foto – Receitas Globo

Antes de explicar mais sobre o significado da data, que tal já ir preparando os ingredientes para fazer esse bolo? Esse bolo rende aproximadamente 16 porções e o tempo de preparo é de 1:30h. Os ingredientes são os seguintes:

Massa:

  • 200 g de manteiga;
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • 4 gemas;
  • 1 leite condensado (lata ou caixinha) 395g;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 4 claras;
  • 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas;
  • 1 xícara (chá) de uvas-passas preta

Glacê:

Continua depois da publicidade
  • 2 e 1/2 (chá) de açúcar de confeiteiro;
  • 2 colheres (sopa) de leite integral;
  • 1/2 xícara (chá) de suco de limão

Modo de preparo do Bolo dos Reis

Bolo dos Reis
Dia dos Reis; entenda o significado da data e faça o Bolo dos Reis Foto – Guia da Cozinha

Massa:

Continua depois da publicidade

Primeiramente, em uma batedeira, bata a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Em seguida adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o leite condensado em fio, sem parar de bater.

Posteriormente, desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as uvas-passas.

Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa. Despeje em uma forma grande com furo central (25 cm de diâmetro), e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora.

Enfim, desenforme o bolo ainda quente.

Glacê:

Em um recipiente, misture todos os ingredientes e despeje sobre o bolo. Por fim, decore com cerejas e frutas cristalizadas.

A origem da celebração

Há textos que revelam que os Magos eram mais de três personagens e que estavam acompanhados por um exército e uma grande cavalaria.

Nesse sentido, a origem da crença nos Magos está localizada nos evangelhos canônicos, especificamente, o que hoje é conhecido como Novo Testamento. Lá, São Mateus descreve a chegada dessas pessoas ao nascimento de Jesus, o filho de Deus, e que vieram venerá-lo como rei.

Quem foram os Três Reis Magos?

Bolo dos Reis
Dia dos Reis; entenda o significado da data e faça o Bolo dos Reis Foto – Guia da Cozinha

A origem dos Magos está no Oriente, aliás, sabe-se que foram sábios e que foram guiados por uma estrela, o seu conhecimento das constelações e do funcionamento dos planetas, foi capaz de os fazer localizar o local exato onde nasceram Jesus. Assim, o objetivo era entregar os presentes que eles trouxeram como um louvor, estes foram: ouro, incenso e mirra.

Dessa forma, o Evangelho de São Mateus também é narrado que eles foram avisados ​​em sonho para não dar a localização da pousada de Jesus a Herodes, então Rei da Galiléia, pois ele o perseguiria para matá-lo (Mateus 2: 1-12). Então, Herodes, não conseguindo localizar o local de nascimento de Jesus, deu a ordem de matar todos os filhos do reino com menos de dois anos de idade, o que deu origem à “matança dos Inocentes”.

Portanto, agora que sabe o significado da data, comemore fazendo esse bolo.

Veja também: Tipos de molhos: conheça 3 tipos entre os mais populares; e aprenda suas receitas agora

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais