Dia dos Reis; entenda o significado da data e faça o Bolo dos Reis
O Dia dos Magos ou Epifania como também é conhecido, é uma celebração de origem católica que homenageia a chegada dos Magos à cidade natal de Jesus Cristo, o Messias, ocorrida na cidade de Belém, na Judéia, a mais de 2.000 anos. É por isso que hoje (05/01), aqui no Receitas Fáceis do Folha GO, vamos passar a receita de Bolo de Reis e também explicar um pouco mais sobre essa data.
Logo, a data em que é comemorado o Dia dos Magos ocorre no dia 6 de janeiro de cada ano. Aliás, no nosso país, é uma festa que se toma como dia normal dentro do calendário de dias úteis, no entanto, para as crianças significa o recebimento dos presentes dos Reis.
Leia aqui: Fricassê de Frango: veja o passo a passo delicioso
Saiba como fazer o Bolo dos Reis
Antes de explicar mais sobre o significado da data, que tal já ir preparando os ingredientes para fazer esse bolo? Esse bolo rende aproximadamente 16 porções e o tempo de preparo é de 1:30h. Os ingredientes são os seguintes:
Massa:
- 200 g de manteiga;
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
- 4 gemas;
- 1 leite condensado (lata ou caixinha) 395g;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 4 claras;
- 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas;
- 1 xícara (chá) de uvas-passas preta
Glacê:
- 2 e 1/2 (chá) de açúcar de confeiteiro;
- 2 colheres (sopa) de leite integral;
- 1/2 xícara (chá) de suco de limão
Modo de preparo do Bolo dos Reis
Massa:
Primeiramente, em uma batedeira, bata a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Em seguida adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o leite condensado em fio, sem parar de bater.
Posteriormente, desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as uvas-passas.
Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa. Despeje em uma forma grande com furo central (25 cm de diâmetro), e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora.
Enfim, desenforme o bolo ainda quente.
Glacê:
Em um recipiente, misture todos os ingredientes e despeje sobre o bolo. Por fim, decore com cerejas e frutas cristalizadas.
A origem da celebração
Há textos que revelam que os Magos eram mais de três personagens e que estavam acompanhados por um exército e uma grande cavalaria.
Nesse sentido, a origem da crença nos Magos está localizada nos evangelhos canônicos, especificamente, o que hoje é conhecido como Novo Testamento. Lá, São Mateus descreve a chegada dessas pessoas ao nascimento de Jesus, o filho de Deus, e que vieram venerá-lo como rei.
Quem foram os Três Reis Magos?
A origem dos Magos está no Oriente, aliás, sabe-se que foram sábios e que foram guiados por uma estrela, o seu conhecimento das constelações e do funcionamento dos planetas, foi capaz de os fazer localizar o local exato onde nasceram Jesus. Assim, o objetivo era entregar os presentes que eles trouxeram como um louvor, estes foram: ouro, incenso e mirra.
Dessa forma, o Evangelho de São Mateus também é narrado que eles foram avisados em sonho para não dar a localização da pousada de Jesus a Herodes, então Rei da Galiléia, pois ele o perseguiria para matá-lo (Mateus 2: 1-12). Então, Herodes, não conseguindo localizar o local de nascimento de Jesus, deu a ordem de matar todos os filhos do reino com menos de dois anos de idade, o que deu origem à “matança dos Inocentes”.
Portanto, agora que sabe o significado da data, comemore fazendo esse bolo.
Veja também: Tipos de molhos: conheça 3 tipos entre os mais populares; e aprenda suas receitas agora
Comentários estão fechados.