Anúncio

Doce de banana caseiro: aprenda uma receita fácil com apenas 4 bananas

Aquele doce que é uma delícia geladinho

Anúncio


O doce de banana caseiro é uma receita deliciosa e muito saborosa, pode ser feita com as bananas maduras, aquelas que já estão perto de estragar e que normalmente ninguém quer comer. Por isso hoje (23/01), trouxemos essa receita para você, aqui no  Receitas Fáceis do Folha GO.

Continua depois da publicidade

Essa dica é uma excelente forma de reaproveitar alimentos que em poucos dias não estariam mais próprias para consumo, como é o caso da banana, que amadurece muito rápido.

E o doce de banana pode ser preparado com poucos ingredientes. E ainda, permite variações na receita para deixá-lo mais suave e menos calórico.

Leia aqui: Banana Charmosa: Como Preparar Essa Maravilha Tropical

No entanto, é importante ressaltar que o tempo de preparo dessa receita é de aproximadamente 50 minutos, com um rendimento médio de 04 porções generosas.

Quer aprender como preparar essa receita incrivelmente deliciosa de doce de banana caseiro? Veja a seguir!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o doce de banana caseiro de forma simples e prática

O doce de banana caseiro pode ser preparado com qualquer tipo de banana, mas dê preferência para as bananas prata ou nanica, que são mais macias e deixam o doce mais delicado.

Continua depois da publicidade
doce de banana caseiro
Doce de banana caseiro | Reprodução: Na Minha Panela

Contudo, vamos aos ingredientes necessários para o preparo.

  • Bananas maduras (04 unidades);
  • Açúcar refinado (01 xícara de chá);
  • Cravo (01 colher de chá);
  • Canela em pó (02 colheres de chá);
  • Água filtrada (01 xícara de chá).

Caso tenha interesse em fazer um doce menos calórico, reduzindo a quantidade de açúcar, você pode substituir a receita por Xilitol (na mesma medida), açúcar demerara ou mascavo.

E, se desejar, pode acrescentar ½ colher de chá de gengibre em pó, deixando o doce ainda mais saboroso e saudável, como uma excelente opção após os treinos.

No entanto, só faça as substituições se desejar um doce fit, do contrário, siga a receita original. E os ingredientes adicionais ou alterados, devem ser incluídos, conforme modo de preparo abaixo, sem alterações no seu doce de banana caseiro.

Leia também: Bolo de banana molhadinho

Modo de preparo

Primeiramente, separe as bananas mais maduras (aquelas que já tem pontinhos pretos e estão mais molinhas), descasque-as e corte em pequenas rodelas.

Em seguida, em uma panela coloque o açúcar (ou a opção escolhida para o preparo), e deixe cozinhando até que se forme uma calda com uma consistência semelhante ao caramelo.

Dica: Independentemente do tipo de açúcar escolhido, faça o mesmo processo. No entanto, o açúcar mascavo pode demorar um pouco mais dissolver, então use 01 colher de sopa de açúcar cristal para ajudar no processo.  

Todavia, acrescente à calda o cravo, a canela e por cima, a água e misture tudo, sem tirar do fogo. Mexa até que todos os ingredientes estejam líquidos, e unificados.

Enquanto isso, acrescente as bananas e mexa sem parar, até que elas fiquem completamente cobertas. Não esqueça de mexer sempre, para que a calda não grude no fundo da panela.

Mantenha o cozimento em fogo médio, até que as bananas escureçam, e fiquem na cor de caramelo. Ao chegar neste ponto, retire do fogo, e coloque em um refratário de vidro, e leve para a geladeira.

Após o seu completo resfriamento, ele está pronto para ser servido.

Ademais, você pode acompanhar seu doce de banana caseiro com creme de leite, sorvete ou comer apenas o doce, se preferir! E não esqueça de tirar o cravo antes de servir.

Veja também: Bolo De Coco: Saiba Como Preparar Essa Delícia Refrescante!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais