Anúncio

Espaguete ao molho matriciana: um prato principal único e saboroso para não perder tempo na cozinha

Prático, o prato fica pronto em 30 minutos

Anúncio


Nada como apreciar uma massa incrível, seja no almoço ou no jantar, e não precisar ficar horas na cozinha para isso. Assim, com o espaguete ao molho matriciana que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te ensinar hoje, 28 de julho, isso é plenamente possível. Pois, em 30 minutinhos você tem em mãos 4 pratos: um para você e os outros para seus convidados. Veja mais conosco!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o espaguete ao molho matriciana

Receitas práticas são incríveis, mas quando as receitas são saborosas ficam ainda melhores, não é mesmo? Esse é o caso do espaguete ao molho matriciana.

O molho matriciana ou “amatriciana” vem do termo italiano “Sugo all’amatriciana”. Este é um tipo de molho à base do tomate, condimentos e, na receita original, guanciale, que é a bochecha de porco curada.

Os pastores de antigamente da região de Amatrice, no sul do Lácio, levavam junto deles pedaços de queijo pecorino e de guanciale. Dessa forma, usaram tais ingredientes para agregar sabor ao spaghetti, juntamente com uma pimenta preta. Assim surgiu a receita dos primórdios, o qual é servida desse jeitinho em sua cidade natal até hoje.

Ademais, uma dica para o molho ficar mais acentuado, é adicionar azeitonas pretas picadinhas sem caroço. Mas, caso deseje o molho um pouco mais denso, reduza, no fogo baixo, até conseguir a consistência que deseja.

Assim, leia mais: Espaguete À Bolonhesa Tradicional: Almoço Fácil, Rápido E Que Rende 06 Porções Generosas

Continua depois da publicidade

Ingredientes da receita

  • 250 gramas do bacon picado;
  • 1 cebola de tamanho pequeno picada;
  • 50 gramas de alho picado;
  • 50 ml de azeite;
  • 1/2 xícara de chá do vinho seco branco;
  • 2 embalagens de tomate pelado;
  • Sal e pimenta ao seu gosto;
  • 500 gramas de macarrão tipo espaguete;
  • Óleo;
  • 150 gramas de queijo pecorino.

Passo a passo do espaguete ao molho matriciana

macarrão ao molho matriciana no almoço ou jantar (Pinterest)
macarrão ao molho matriciana no almoço ou jantar (Pinterest)

Primeiramente, ferva aproximadamente 3 litros d’água junto com um pouco de óleo e sal. Em seguida, adicione o macarrão até que cozinhe. Retire do fogo e escorra debaixo da água fria para interromper o cozimento e os fios se manterem firmes, “al dente”.

Passo a passo do molho

Coloque o azeite dentro da panela para fritar o bacon, mas no fogo baixo. Adicione a cebola até ficar transparente e depois o alho. Em seguida, coloque o vinho, deixando ferver para, depois, acrescentar o tomate pelado. Deixe ferver mais um pouco antes de temperar. Assim que o molho estiver pronto, ajeite o espaguete em uma travessa e derrame-o por cima.

Sugestão de consumo

O espaguete ao molho matriciana é perfeito para ser consumido com um bom vinho branco. Em refeições mais informais, um suco de frutas menos ácidas também cai muito bem. Serve no almoço ou jantar, seja como prato principal único, ou acompanhamento. E se quiser, só salpique um pouco de queijo ralado por cima. Basta fazer, experimentar e se deliciar.

Portanto, confira também: Espaguete À Carbonara Original Para Um Jantar Fácil E Completo

Receita de frango escabeche

Veja no vídeo uma receita clássica compartilhada pela família da Dona Verônica Faria. O prato é ideal para nos remeter a infância, e foi ensinado por gerações nessa família. Assim é realmente um clássico. Além de tudo, o escabeche é bem versátil e há várias opções para preparar esse prato. Confira!.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais