Anúncio

Espresso Martini: comece a semana com a bebida mista feita com café

Uma o agradável com o delicioso com um coquetel da família do Martini

Anúncio


O Espresso Martini (sim, com s) é um clássico da família do Martini que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vem trazendo hoje (01/03) para começar a semana. À base do café expresso, a bebida mista é conhecida por todo o mundo como uma vodka expressa também. Fique conosco e conheça os segredos de preparo deste drink que é saboroso, mas, ao mesmo tempo, estimulante e relaxante.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o Espresso Martini

Que tal uma bebidinha depois do jantar? Pois o Espresso Martini é perfeito para essas ocasiões, conforme as histórias que se contam sobre o drink.

Ele foi inventado em 1983 pelo bartender Dick Bradsell, que trabalhava no bar Soho Brasserie. Originalmente batizado como “Vodka Espresso”, diz que foi criado porque uma moça apareceu no bar pedindo para Dick preparar uma bebida mista com café.

O bartender preparou o coquetel misturando açúcar, vodka, assim como licor e expresso, que tirou na hora da máquina que ficava em cima do balcão. A história configurou ao Espresso Martini um ar criativo e inovador, que vários outros coquetéis mais modernos ainda tentam replicar, mas sem sucesso.

Nos anos 80, Dick foi considerado um bartender londrino muito famoso. Ao seu nome podem ser atribuídos outros drinks, tais como o Russian Spring Punch e o Treacle.

Dicas antes da preparação

Para preparar a bebida mista é preciso seguir 5 regrinhas, que são:

Continua depois da publicidade
  1. Expresso fresco – É importante que o expresso seja fresco, bem como tenha boa qualidade. Para incorporar ao coquetel, deixe que esfrie, evitando que as pedras de gelo se diluam demais.
  2. Deve-se bater vigorosamente – Um Espresso Martini que se preze deve ter espuma, com uma camada borbulhante e sedosa. A melhor maneira de conseguir os efeitos satisfatórios é bater fortemente a coqueteleira.
  3. Flexibilidade do açúcar – Para quem não curte muito bebidas açucaradas, 5 ml do xarope são suficientes. Fique atento quanto a esse ponto.
  4. A vodca tem que ser de boa qualidade – A vodca é um dos ingredientes principais do Espresso Martini, portanto, tem que combinar perfeitamente com a qualidade do café. Uma sugestão bacana é usar a Smirnoff nº 21, que em toques sutis em seu sabor de carvão e pimenta.
  5. Caprichar na apresentação – Diz-se que a curvatura da taça tipo coupette deixa a espuma mais visualmente bonita do que na taça Martini. Entretanto, pode-se servir tanto em uma quanto na outra. Mas, a questão do qual não se pode abrir mão é da decoração com os grãos de café.

Agora, confira o passo a passo da preparação do coquetel. Se delicie só de ler!

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Drink Boulevardier: Aprenda A Fazer A Bebida Mista Irmã Do Negroni

Ingredientes

Confira o que será preciso:

  • 50 ml da vodca;
  • 20 ml do licor sabor café;
  • 10 ml do xarope do açúcar;
  • 30 ml do café expresso;
  • Gelo ao seu gosto.
Um Espresso Martini que se preze deve ter espuma, com uma camada borbulhante e sedosa
Um Espresso Martini que se preze deve ter espuma, com uma camada borbulhante e sedosa – Foto: Canva Pro

Como fazer a mistura

Na coqueteleira, coloque a vodca, o gelo, bem como o café, o licor e o xarope. Mexa por uns instantes e derrame o conteúdo em uma taça estilo Martini. Utilize um strainer de forma que consiga fazer a separação do gelo. Assim, faça a finalização servindo com a decoração de grãos de café.

Você já imaginou que uma bebida mista pudesse estimular e relaxar ao mesmo tempo? Viu como os ingredientes do Espresso Martini fazem isso por você? Experimente o quanto antes e se delicie com esses sabores inusitados!

Portanto, confira também: Drink Shirley Temple: Você Já Ouviu Falar Dessa Bebida Mista Sem Álcool?

Confira 10 Dicas Incríveis para Preparar Drinks Perfeitos em Casa

Pode parecer uma tarefa difícil, mas com as dicas para fazer drinks em casa que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai dar, preparar uma bebidinha vai se tornar algo simples e muito prazeroso. Afinal, a intenção é realmente essa: proporcionar instantes de prazer, não é mesmo? Veja essas dicas completas em nosso site.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais