Anúncio

Farofa clássica de ovo: aprenda como fazer esse acompanhamento simples e saboroso em apenas 10 minutos

Uma farofinha bem preparada pode dar um “tchan” na sua refeição

Anúncio


Nada melhor do que uma deliciosa farofa clássica de ovo como acompanhamento para um arroz branco com um feijãozinho bem cozido na hora do almoço. Assim, o Receitas Fáceis, do Folha Go, resolveu te ensinar hoje, 07 de julho, esse prato super fácil, rápido e que combina com quase todos os tipos de refeições. Confira abaixo como preparar em 10 minutos, as 5 porções saborosíssimas.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer a farofa clássica de ovo: acompanhamento ideal no almoço

A farofa clássica de ovo é, claramente, uma receita bem simples, mas que merece ser feita com base em algumas dicas. Assim, será mais fácil reunir o sabor e a perfeição em um só prato. Veja dicas:

  • Não deixe os ovos acabarem “cozidos” demais, uma vez que isso deixará a farofa com aquela textura muito seca;
  • A escolha de qual farinha usar certamente será algo do seu gosto. Contudo, lembre-se que uma farinha grossa poderá deixar a farofa um tanto mais crocante que uma farinha fina;
  • Não existe uma farofa molhadinha que não seja usada a manteiga. Dessa forma, se necessário, acrescente mais um pouco desse ingrediente;
  • Fique atento na proporção farinha x ovo. Na receita abaixo, as quantidades são bastante equilibradas, contudo, há quem vá preferir menos farinha ou mais, por exemplo.

Como é uma receita clássica, não há ingredientes adicionais, mas, se quiser, é possível colocar bacon, cheiro verde, cenoura, etc. Os ingredientes à mais são de sua total escolha, uma vez que a farofa deve conter o que agradar ao seu paladar.

Diz-se que um dos primeiros registros da farofa em terras brasileiras, foi feito lá no período do Império. O prato serve como acompanhamento para carnes, peixes ou aves. Diz-se, pelos seus dados históricos, que devido aos seus ingredientes serem mais baratos, foi (e é) um prato bastante comum entre as classes mais pobres. Mas, hoje em dia, sabemos que a farofa é popular em todas as classes.

Assim, leia mais: Carne Moída Com Arroz E Farofa De Bolão: Que Tal Experimentar Essa Comidinha Diferenciada Do Chef…

Ingredientes da receita

  • 300 gramas da farinha de mandioca;
  • 4 colheres das de sopa de manteiga;
  • Sal ao seu gosto;
  • 1 cebola de tamanho médio;
  • 5 ovos inteiros.
Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Passo a passo da farofa clássica de ovo

Acompanhamento no almoço: como é uma receita clássica, não há ingredientes adicionais, mas, se quiser, é possível colocar bacon, cheiro verde, cenoura, etc
Acompanhamento no almoço: como é uma receita clássica, não há ingredientes adicionais, mas, se quiser, é possível colocar bacon, cheiro verde, cenoura, etc – Foto: Canva Pro

Primeiramente, corte a cebola em pedacinhos pequenos. Em seguida, coloque a manteiga na frigideira de sua escolha, deixe derreter para dourar a cebola. Assim, acrescente o sal e os ovos, mexendo até fritar.

Logo após, vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo bem. Está pronto esse acompanhamento perfeito para servir no almoço ou jantar, ou mesmo para aquele churrasquinho em família.

Sugestão de consumo

Selecionamos alguns pratos que combinam muito bem com uma deliciosa porção da farofa clássica de ovo. Afinal, a farofinha bem feita sempre vai bem com fraldinha amanteigada, feijoada completa, bolo de carne e cebola caramelada. Tente fazer e bom apetite!

Dessa forma, confira também: Faça Hoje Mesmo: Farofa Com Farinha De Milho, Com Gostinho Da Roça

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais