Anúncio

Feijão gordo: opção de receita gostosa e nutritiva para a sua refeição

Uma receita incrível para qualquer dia da semana

Anúncio


Você já ouviu falar no feijão gordo? Tem curiosidade de preparar essa receita? Saiba que esse preparo rende até 4 porções e leva apenas 50 minutos para fazer. Quer preparar e arrasar com os convidados ou a família? Então hoje, quinta-feira, 10 de junho, o Receitas Fáceis do Folha Go te ensina a fazer esse delicioso feijão.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer feijão gordo

O feijão gordo é um prato delicioso, tipo uma feijoadinha, mas sem utilizar o feijão preto. Nesse prato, usamos o feijão mulatinho ou também chamado de carioquinha.

  Leia Mais: Salada de macarrão: uma opção leve e refrescante para seu almoço

Ingredientes da receita

  • 100g de lombo suíno;
  • 100g de bacon;
  • 1 copo e meio de feijão carioquinha;
  • 100g de linguiça defumada;
  • Alho a gosto;
  • ½ cebola;
  • 4 copos de água;
  • 2 folhas de louro;
  • 1 colher de óleo de soja ou azeite;
  • Sal a gosto;
  • Temperos a gosto.

Passo a passo do feijão gordo

Receita de feijão gordo
Receita de feijão gordo. Foto: Canva Pro

O feijão gordo tem um grau de dificuldade muito baixo em seu preparo, já que basicamente é uma receita de uma panela só. Para preparar, você irá necessitar usar uma panela de pressão, onde iremos cozinhar o feijão.

Caso você queira, pode deixar o feijão de molho em água de um dia para o outro, ou então, ferva ele em água e escorra antes de começar o preparo de cozinhar.

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Para iniciar o seu feijão gordo, comece cortando todas as carnes em cubinhos, preferencialmente de tamanhos parecidos. Isso irá ajudar bastante a manter o tempo de cocção por igual, evitando que algumas queimem.

Em seguida, coloque uma colher de óleo ou azeite na panela de pressão e bote todas as carnes juntas para fritar bem, até que fiquem douradinhas, com muito cuidado para não deixar queimar.

Quando as carnes estiverem bem douradas, acrescente então a cebola picada e o alho ralado ou picado, até que dourem também. Por fim, coloque a folha de louro.

Coloque todo o feijão, sem água ainda, na panela, e deixe refogar um pouco com as carnes e os temperos. Em seguida, coloque a água na panela e acrescente os outros temperos a seu gosto. Tampe a panela de pressão e, assim que estiver apitando, conte 20 a 30 minutos.

Assim que tomar esse tempo, deixe sair a pressão da panela e abra para ver se está bem cozido. Depois disso, deixe o feijão cozinhar por aproximadamente mais dez minutos com a panela destampada, acerte o sal e os temperos e, se quiser, complete com salsinha e cebolinha picadas para dar ainda mais gosto.

Sugestão de consumo

O feijão gordo é uma receita completa por si só. Você pode servir apenas com arroz uma farofinha ou até mesmo tomar como um caldo, puro. Fica uma delicia e você com certeza vai adorar essa receita.

  Leia Mais: Pernil assado no forno suculento; seu almoço em grande estilo

Frango Assado com Tempero Especial

Saiba como fazer um frango assado incrível com esse vídeo do Embaixador do Churrasco. Fica perfeito!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais