Anúncio

Fermento caseiro para pão; como fazer? Confira agora mesmo todas as dicas e a receita

Veja o passo a passo

Anúncio


Nada melhor do que acordar e comer aquele pão fresquinho e saboroso, não é mesmo? Mas é muito mais interessante e benéfico para a saúde quando conseguimos preparar, nós mesmos, nossa comida. Tendo isso em vista, se você não abre mão desse carboidrato, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 16 de dezembro de 2021, um super tutorial com dicas sobre como fazer fermento caseiro para pão.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, confira o passo a passo sobre como preparar o fermento, esse ingrediente tão importante para diversas receitas. Afinal de contas, sem ele, o pão não atinge o tamanho e maciez ideais.

Como fazer fermento caseiro para pão: dicas

Fermentos industrializados são cheiros de componentes prejudiciais à saúde. Por essa razão, muita gente acaba optando por preparar seu próprio fermento em casa da forma mais natural possível.

Embora seja necessário mais trabalho para fazer pão em casa, as vantagens para a saúde e também no que diz respeito ao sabor são recompensadoras.

No entanto, é necessário preparar o fermento caseiro para pão de forma super cuidadosa, uma vez que há presença de bactérias; elas que vão fermentar o preparo e deixá-lo ideal.

Portanto, saiba agora mesmo como preparar esse componente em sua casa para preparar pães caseiros deliciosos, saudáveis e que vão, certamente, fazer sucesso com toda a família!

Continua depois da publicidade

Leia também: Segurança alimentar: saiba agora mesmo porque você não deve higienizar o ovo

Continua depois da publicidade

Passo a passo

Dicas; fermento caseiro para pão; como fazer? Confira agora mesmo
Dicas: fermento caseiro para pão; como fazer? Confira agora mesmo – Imagem: Canva Pro

Para preparar o fermento caseiro para pão a palavra de ordem é paciência. Isso porque serão necessários alguns dias até obter o produto final, ok? Dito isso, confira os ingredientes:

  • 40 gramas de farinha de trigo integral;
  • 70 ml de água filtrada e em temperatura ambiente;
  • 40 gramas de farinha de trigo branca sem fermento e tipo 1.

Agora, portanto, siga o passo a passo:

  • Coloque todos os ingredientes num pote de vidro e misture até ficar homogêneo. Cubra com um pano seco e limpo, amarre com fio ou cordel e reserve o pote por 24 horas em um local de temperatura amena;
  • Em seguida, separe cerca de 2/3 da mistura, guarde em um outro pote de vidro e conserve na geladeira;
  • No fermento restante, misture a água e as farinhas. Volte a cobrir com o pano e reserve por mais 24 horas em um local de temperatura amena;
  • Em seguida, repita o processo anterior e deixe descansar por mais 24 horas;
  • No dia seguinte, repita o processo. Caso o fermento apresente água separada da mistura, aumente um pouco a quantidade de farinha ou separe uma quantidade maior do que os 2/3 indicados;
  • Em seguida, separe novamente 2/3 da mistura e guarde ela no mesmo pote usado nos dias anteriores, sempre conservando na geladeira;
  • No preparo restante, misture metade dos ingredientes indicados para esse dia (¼ de xícara de água filtrada, ¼ de xícara de farinha branca e ¼ de xícara de farinha integral), reservando o restante para depois. Volte a cobrir com o pano e reserve, desta vez, por 12 horas;
  • Repita esse processo por mais 3 dias reservando agora por apenas 12 horas;
  • Se depois de todo esse processo feito por 7 dias, o fermento não cresceu nem borbulhou, será preciso começar tudo de novo.

Dessa forma, o descarte que sobrou do preparo do fermento caseiro para pão pode ser reaproveitado em outras receitas de pão.

(fonte original: Tudo receitas)

Leia ainda: Chega de frustração: confira agora mesmo 7 dicas para seu bolo dar certo sempre

SAIBA AGORA como deixar o PÃO FRESQUINHO por mais tempo: dicas práticas

Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais