Anúncio

Fígado com jiló: uma iguaria apresentada pela chef Rosilene Campolina, muito famosa em Minas Gerais

Aprenda uma forma de preparo simples e prática de um tira-gosto tradicional belo-horizontino

Anúncio


Um dos mais tradicionais tira-gostos da capital mineira, o fígado com jiló, tem inúmeras formas de ser preparado. Mas hoje, quinta-feira, 18 de março, o Receitas Fáceis, do Folha Go, apresenta para você uma versão maravilhosa, com o toque da chef Rosilene Campolina. São 4 porções prontas em 25 minutinhos. Uma delícia que você acompanhará o passo a passo logo abaixo. Confira!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o fígado com jiló

Uma porção de fígado com jiló tornou-se quase patrimônio de BH, juntamente com a cervejinha gelada do Mercado Central, um dos pontos turísticos da capital de Minas Gerais. Pensando nesta iguaria, a chef Rosilene Campolina incrementou o prato ao seu modo, resultando em uma delícia de dar água na boca.

Preparado na chapa, o fígado e o jiló são complementados com outros ingredientes não usuais na receita original, tal como o vinho de jabuticaba. Entretanto, o sabor não é alterado a ponto de perder a identidade, pelo contrário. O prato ficou ainda mais saboroso, com um toque mais que especial. Veja os detalhes a seguir.

Assim, leia mais: Ovo Frito: Você Sabe Como Fazer O Ovo Perfeito? O Chef Henrique Fogaça Ensina Alguns Truques;…

Ingredientes da receita

  • 1 kg do fígado picadinho em pedaços ou tiras;
  • 8 jilós de tamanho grande;
  • Tempero de sal e alho;
  • Suco de 1 limão;
  • Vinagre ao seu gosto;
  • Sal ao seu gosto;
  • 4 cebolas do tipo brancas de tamanho médio picadinhas em rodelas;
  • 5 dentes de tamanho médio de alho;
  • Pimenta do tipo dedo de moça;
  • Manteiga o suficiente para refogar;
  • Azeite o suficiente para refogar;
  • Açúcar do tipo mascavo;
  • Cheiro verde ao seu gosto;
  • 4 cebolas do tipo roxas de tamanho médio picadinhas em rodelas;
  • Vinho sabor jabuticaba ao seu gosto.

Passo a passo do fígado com jiló

A chef Rosilene Campolina incrementou o prato ao seu modo
A chef Rosilene Campolina incrementou o prato ao seu modo – Foto: Redes Sociais

Primeiramente, tempere o fígado com o tempero de alho e sal, deixando reservado. Descasque os jilós e os corte em quatro partes de meia-lua. Deixe de molho em água, vinagre e sal por, aproximadamente, 15 minutos. Enquanto isso, coloque um pouco de azeite na panela para refogar o alho.

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Assim, quando o alho dourar, adicione o jiló, juntamente com algumas colheres de água apenas para cozinhar um pouco. Logo quando verificar que o legume está macio, acrescente o cheiro verde.

Ressaltando que a panela deve estar no fogo baixo e semi-tampada. Processe o jiló, cozinhando-o, até que não tenha mais pedaços.

Em outra panela, coloque o açúcar com as cebolas picadas e a manteiga. Adicione o vinho, deixando cozinhar no fogo baixo até caramelizar. Reserve.

Aqueça uma frigideira, acrescentando um fio do azeite em seguida para selar o fígado. Ambos os lados dos pedaços devem estar no ponto. Depois de tudo selado, adicione um pouco do vinho a fim de terminar o cozimento. Ajuste o tempero e pronto.

Em um refratário, coloque o jiló, o molho de cebola, o fígado e regue com o suco do limão. Misture levemente, apenas para integrar os sabores.

Sugestão de consumo

Como é feito na capital mineira, dentro do famoso Mercado Central e outros bares, o fígado com jiló, seja na versão especial da chef Rosilene Campolina, como em outras versões, é consumido com uma cervejinha bem gelada. Contudo, você pode degustar com caipirinha, refrigerante e outras bebidas. Fica ao seu critério, uma vez que esse tira-gosto é simplesmente “bão dimais da conta, sô!”

Portanto, confira também: Salada De Lentilha Com Lagostim: Conheça A Criação Da Chef De Cozinha Sylvia Lis E Se Delicie

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais