Anúncio

Flan de caramelo caseiro: receita igualzinha da padaria, 10 porções dessa iguaria que conquista

Se você fica suspirando só de olhar essa sobremesa nas vitrines do comércio, não perca a oportunidade de aprender e reproduzir na sua casa

Anúncio


Você sabe diferenciar um flan de caramelo de um pudim tradicional? bem , ambas iguarias são tão comuns nas mesas dos brasileiros que muita gente vai se confundir! Enquanto o flan tem uma textura leve, lembrando gelatina, o pudim é mais cremoso e firme. Após essa breve aula sobre como identificar a sobremesa que o Receitas Fáceis, do Folha Go, veio ensinar hoje, 26 de janeiro, basta acompanhar a leitura. Você saberá como fazer, sem nenhum grau de dificuldade, 10 porções em apenas 30 minutinhos. Vem conosco conferir?

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer flan de caramelo para sobremesa

A opção do flan de caramelo é super básica. Ela é também perfeita para os dias em que não se tem nada na geladeira para oferecer aos convidados. Ou quando se tem pouco tempo na cozinha para preparar alguma delícia. Portanto, quem deseja uma sobremesa prá lá de incrível, realmente encontrou o doce, esse é o ideal.

As suas origens remontam à época romana, o que o torna um doce bem antigo. Seu sucesso foi tão estrondoso que atravessou séculos, chegando à mesa de pessoas de todo o mundo. Tudo isso significa que esta é uma iguaria amada por gente de todo tipo de paladar.

Além disso, é um quitute versátil, podendo ser feito com os diversos ingredientes, como o leite condensado, calda de frutas e até versões com sorvete, entre outros ingredientes. Se você ficou curioso em saber quantas sensações um flan pode despertar, confira abaixo o passo a passo.

Ah, e um pequeno truque para melhorar o sabor desse doce tão apreciado é adicionar um agente aromatizante de sua escolha. O mais comum é a baunilha, mas você pode usar canela, casca de laranja, coco ou outros.

Ingredientes da calda

  • 1/2 xícara das de chá do açúcar;
  • 1 xícara das de chá da água fervente.

Ingredientes do flan

  • 1 embalagem do leite condensado;
  • 2 embalagens do creme de leite;
  • 200 ml do leite integral;
  • 1 gelatina sem sabor em pó (ela deve estar hidratada de acordo com as instruções da embalagem;
  • 1 colher das de sobremesa da essência da baunilha.

Passo a passo da calda do flan de caramelo

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade
flan de caramelo, sobremesa
Flan de caramelo: receita igual a de padaria, pronta em 30 minutos para sobremesa – Foto: Canva

Primeiramente, faça o caramelo colocando o açúcar em uma panela. Em seguida, adicione a quantidade de água fervente. Entretanto, preste atenção e tome cuidado para não espirrar e se queimar. Mexa até dissolver totalmente o açúcar e aguarde esfriar.

Passo a passo do flan de caramelo

Assim, misture os ingredientes com o auxílio do fouet. Se preferir, bata tudo no liquidificador. Mas, não coloque a essência da baunilha, pois esta deve ser deixada por último.

Dessa forma, derrame a calda já fria dentro de uma forma própria para pudim. Em seguida, é a vez do flan misturado. Leve para gelar em um congelador por aproximadamente 2 horas. O tempo total dependerá da consistência adquirida conforme seu eletrodoméstico.

Para desenformar, é possível passar uma faca em todas as laterais. Isso facilita que o doce saia inteiro da forma. Sirva em seguida.

Sugestão de consumo da receita

Você pode colocar o flan de caramelo na forma grande de pudim, mas também pode fazer em forminhas individuais, tipo as de empadas grandes ou de petit gateau. Consuma com caldas variadas de frutas, chocolate ou coco, bem como bolas de sorvete do sabor à sua escolha.

Portanto, veja mais: Flan De Doce De Leite É A Sobremesa Que Você Procurava Para O Feriado, Aprenda Como Fazer

SAIBA AGORA como deixar o PÃO FRESQUINHO por mais tempo: dicas práticas

Descubra como manter seu pão francês fresquinho por muito mais tempo. As dicas são preciosas e simples de fazer, deixando o pão sempre macio e como novinho.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais