Anúncio

Galinhada especial: um prato forte que restaura as energias; confira

Reza a lenda que a galinhada é ótima para curar ressaca

Anúncio


Pelo interiorzão do nosso país, em quase todos os Estados, se faz a galinhada especial. Assim, o Folha Go, foi atrás da origem e histórias desse prato, descobrindo algo interessante: ele serve para curar ressaca! Isso mesmo! Acredita? Assim, vamos te contar tudinho hoje (26/12). De fato é um alimento a ajudar após as muitas bebidas das comemorações nas festas natalinas. Fique de olho!

Continua depois da publicidade

Portanto, leia mais: Popcake para decorar a mesa de Natal: aprenda uma receita incrível de pinheirinho

Reza a lenda que a galinhada é ótima para curar ressaca
Reza a lenda que a galinhada é ótima para curar ressaca – Foto: Dani Meira

Antigamente, as mulheres no pós-parto, consumiam bastante canja e galinhada, uma vez que são refeições fortes que restauram as energias. Na matéria abaixo, você vai conhecer um pouco mais da história dessa delícia e aprender a como prepará-la. Veja só!

As origens da galinhada

Você sabe de onde surgiu a galinhada especial, que vamos apresentar hoje? Bom, esse prato veio junto com os portugueses bandeirantes. Afinal, estes exploravam todo o interior brasileiro. Entretanto, eles se fixaram por mais tempo em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

As galinhas os acompanhavam, como se fizessem parte da grande comitiva. Mas tinham aquelas também que eram compradas em sítios nas beiras das estradas na época.

Como o prato é de fácil preparo, assim como também bastante nutritivo, era feito sempre. Tanto por isso, tornou-se uma das comidas favoritas dos tropeiros.

Continua depois da publicidade

Porém, de alimentação de viajantes, até transformar- se em prato chique de restaurante 5 estrelas, a galinhada percorreu um caminho sabia? Mas, acima de tudo, ainda manteve sua fama de remédio santo para bebedeira.

Continua depois da publicidade

Uma porção bem quente “levanta até defunto”, diz os antigos. “O que as cachaças estragam, as galinhas curam”.

Ah, e diz a lenda também que a boa galinhada, a especial é feita com uma galinha roubada. Coisa de interior, onde ladrões de galinha não faltavam!

Antigamente, as mulheres no pós-parto, consumiam bastante canja e galinhada
Antigamente, as mulheres no pós-parto, consumiam bastante canja e galinhada – Foto: Canva Pro

Ademais, vamos à receita? Lembrando que ela serve 5 pessoas e pode ser preparada em 30 minutos. Não são muitos os ingredientes, portanto, confira tudo com atenção!

Receita de galinhada especial

Ingredientes:

  • 1 galinha ou frango picado em pedaços;
  • Suco de 1 limão pequeno;
  • 2 tabletinhos do caldo de galinha;
  • 2 colheres de sopa do azeite de oliva;
  • 1 cebola de tamanho médio ralada;
  • 2 xícaras de chá do arroz agulhinha lavado, bem como escorrido;
  • 2 colheres de sopa do extrato do tomate;
  • 1 pimentão de tamanho médio, verde picado em cubos;
  • 1 colher de sopa de cheiro verde picado.

Modo de preparar:

Lave todos os pedaços do frango, temperando-os com suco do limão e o caldo de galinha. Deixe marinando por um tempo para firmar o sabor.

Em seguida, coloque na panela grande o azeite para aquecer. Dessa forma, doure bem o frango. Acrescente a cebola, deixando refogar ligeiramente.

Adicione o arroz, o pimentão, extrato do tomate, juntamente com 4 e ½ xícaras de chá de água. Mexa bem para integrar os ingredientes.

Deixe a panela tampada e, assim que a fervura iniciar, abaixe o fogo para que o prato cozinhe por  mais ou menos 15 minutos ou até o arroz ficar úmido e cremoso. Caso necessário, vá pingando água de pouco em pouco.

Para uma apresentação mais bonita, retire da panela quando estiver pronta e coloque em uma travessa. Salpique o cheiro verde, servindo ainda quente.

Que tal experimentar fazer uma galinhada especial ? Com tantas festas acontecendo, talvez o prato vá até ajudar a curar as ressacas. Faça e nos conte o que achou!

Ademais, você pode se interessar: Salpicão especial de frango: uma receita saborosa e incrível; serve até para o Natal

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais