Anúncio

Salada especial de grão-de-bico com folhas, queijo e nozes: uma alternativa saudável para sua refeição

Anúncio


Você quer dar o pontapé inicial em uma alimentação mais saudável? Pois bem, o Receitas Fáceis, do Folha Go tem uma dica para te dar hoje (11/01): adicione uma salada especial de grão-de-bico com folhas, queijo e nozes no seu cardápio. O sabor é maravilhoso e os benefícios melhores ainda.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Salada de folhas verdes: veja o que acontece com o seu corpo quando você come todos os dias

Você sabe o que o grão-de-bico traz de bom para o organismo? Além de mostrar uma receita deliciosa de salada nessa matéria, vamos apresentar algumas vantagens de seu consumo diário.

 

grão-de-bico (Uol)

Por que consumir salada especial com grão-de-bico com folhas, queijo e nozes?

Essa leguminosa vinda do Mediterrâneo conquistou o Brasil e o mundo, sendo usado em muitas receitas variadas. Para se ter uma ideia dos benefícios, a cada 100 gramas desse alimento cozido, encontramos:

  • Somente 116 calorias;
  • Várias proteínas, fibras e carboidratos;
  • Vitamina C, D, E, K;
  • Sem contar com o fósforo, o cálcio e as gorduras saudáveis.

Como também possui boas fontes de ferro, é um ótimo substituto para o feijão. Ademais, conheça os principais benefícios da ingestão dessa leguminosa grão-de-bico dentro de uma salada.

Continua depois da publicidade

1- Diminuição do apetite

Consumir um prato de salada especial de grão-de-bico com folhas, queijo e nozes diminui a fome, dando mais tempo de sensação de saciedade. Isso acontece por causa das fibras e proteínas. Em conjunto, tais nutrientes reduzem a quantidade de calorias, uma vez que atrasam a digestão.

Continua depois da publicidade

2- Controle da diabetes

O grão de bico auxilia no controle dos níveis do açúcar na corrente sanguínea, por ter o IG (Índice Glicêmico) baixo. Comer retardará a absorção dos carboidratos, impedindo picos de açúcar em seu sangue.

Assim, confira também: Salada tropicana: mistura de sabores que conquistam o paladar; confira

3- Previne doenças cardíacas

Por ter potássio e magnésio, o alimento contribui para a prevenção das doenças cardíacas. Tais nutrientes auxiliam no controle da pressão arterial, do colesterol ruim e do triglicérides.

4- Diminui os riscos de câncer

Incluir a saladinha na dieta diária reduz o risco do câncer, ao menos de alguns tipos. Entre os que mais se destacam está o de colón. Isso porque a leguminosa incentiva a produção de ácidos graxos que reduzem inflamações dentro do intestino.

5- Deixa o humor melhor

O grão-de-bico tem triptofano. Este aminoácido auxilia nas produções de serotonina que, por sua vez, ativa determinadas funções cerebrais dando uma sensação boa de bem-estar.

O grão de bico ajuda a controlar a diabetes, bem como a prevenir doenças cardíacas
O grão de bico ajuda a controlar a diabetes, bem como a prevenir doenças cardíacas – Foto: Canva Pro

Receita de salada especial de grão-de-bico com folhas, queijo e nozes

O tempo total de preparo da receita da salada especial de grão-de-bico com folhas, queijo e nozes é de 3 horas, mas é 1 hora da preparação em si e 2 horas do molho.

Entretanto, certamente vale a pena o esse processo para ter o rendimento de 6 porções. Assim, não se assuste com esse tempo, pois o grau de dificuldade de execução é baixo. Veja só!

Você pode gostar de: Salada de maionese: simples e perfeita; serve cerca de 10 pessoas no churrasco de fim de semana

Ingredientes da salada especial de grão-de-bico com folhas, queijo e nozes

Confira tudo o que será preciso:

  • 250 gramas do grão de bico;
  • 1 cebola de tamanho médio;
  • 3 xícaras da alface comum picada;
  • 3 xícaras da alface americana picada;
  • 1 vidro pequeno de palmito;
  • 3 xícaras do repolho verde picadinho;
  • 2 xícaras do repolho roxo picadinho;
  • ½ maço pequeno de chicória;
  • 1/2 xícara de chá do queijo tipo muçarela cortado em cubos;
  • 1 dente pequeno de alho;
  • Suco de 1 limão;
  • 1/2 xícara de chá da uva passa;
  • 1 xícara de chá das nozes picadas;
  • 50 ml do azeite extravirgem;
  • Sal e pimenta ao seu gosto.

Modo de preparar da salada de grão-de-bico

Para fazer essa saladinha, deixe a leguminosa de molho na água por mais ou menos 2 horas. Em seguida, escorra bem. Na panela, adicione o alho, bem como a cebola e os grãos. Cubra tudo com água, levando ao fogo até levantar fervura.

Nesse momento, com a ajuda de uma concha, vá descartando a espuma formada na superfície. Assim, deixe cozinhando em fogo baixo por aproximadamente 45 minutos. Após esse tempo, escorra a água, retire o alho e a cebola, passando os grãos para um refratário.

No refratário já deve está uma cama com alfaces, repolhos, chicória, palmito, queijo , tudo bem misturado. Ao adicionar o grão-de-bico acrescente o suco do limão, as passas, bem como o azeite, pimenta e sal.

Misture todos os outros ingredientes, mas sem as nozes. Elas devem ser acrescentadas por último, depois de verificar o tempero e a umidade.

Viu só como é simples fazer essa salada especial de grão-de-bico com folhas, queijo e nozes? Experimente hoje mesmo adicionar esse prato tão benéfico na dieta diária. E não deixe de comentar! Estamos aguardando!

Dessa forma, você pode se interessar: Salada de feijão fradinho: experimente essa receita diferente que fica pronta em 20 minutos

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais