Anúncio

História da tequila: conheça a origem do destilado e aprenda a fazer a marguerita

Arriba! Venha conhecer a história da tequila, a bebida que é a cara do México

Anúncio


A história da tequila revela muito mais que detalhes sobre uma bebida destilada, ela carrega parte da cultura mexicana. Confira um pouco dessa história aqui, nesta matéria que o WebNews, do site Folha Go, preparou hoje.

Continua depois da publicidade

Arriba muchachos! Venham conhecer a história de um dos destilados mais conhecidos, direto do México, para os amantes dela: a tequila! 

História da tequila – de onde ela vem 

O termo tequila quer dizer montanha de fogo. É uma bebida originária da região de Tequila, no México. Esse lugar era povoado pelos índio Tequilis. O território era próximo de vulcão. 

Com essas informações em mente, descubra mais sobre a história da tequila. Essa bebida é extraída de uma planta chama agave-azul. Esse tipo de plantação nasce principalmente em solo vulcânico vermelho. Inclusive, será coincidência a cidade de Tequila ter um solo vulcânico vermelho? Certamente que não! 

Primeiramente, a agave-azul era usada para reconstrução de telhados, produção de alfinetes e pregos e corda. Com a chegada dos imigrantes espanhóis, por volta do século XVI, que deu-se início a extração de um líquido da agave-azul. 

Assim, com a descoberta do povo europeu, que surgiu a bebida destilada mais conhecida do México, e base principal de um dos coquetéis mais famosos dos EUA, a marguerita. 

Continua depois da publicidade

Tipos de tequila 

Como muitas bebidas alcoólicas, existem variações no sabor, aroma e e cor da tequila. Aliás, as modificações acontecem de acordo ao tempo de envelhecimento e ao processo de fermentação. Confira. 

  • Extra añejo – bebida envelhecida por no mínimo 3 anos;
  • Añejo – essa tequila é fermentada por cerca de 1 ano;
  • Blanco ou Plata – é a tequila engarrafada com até 2 meses de maturação;
  • Reposado – bebida engarrafada depois de 2 meses de maturação;
  • Joven – uma bebida mista, entre o reposado e o blanco.

A boa e autêntica tequila precisa ter no mínimo 51% de açúcar vindo do centro da planta agave azul. Então, a tradição diz que, pela história da tequila, a boa bebida vem de um desses cinco estados mexicanos: Naytir, Jalisco, Guanajuato, Taumalipas e Michoacán. 

Curiosidades sobre a história da tequila 

A planta de onde é extraída a base da tequila, o agave-azul, é uma planta que lembra muito a babosa e ao mesmo tempo lembra também ao abacaxi. 

Desta forma, no centro desse agave há um fruto, chamado piña, que pode chegar em até 70kg quando retirado do pé. Aliás, ele lembra muito ao abacaxi, só que em tamanho muito maiores. 

Marguerita, o coquetel mais bebido a base de tequila 

Então, para fazer esse drink você vai precisar de uma boa dose de tequila e alguns outros ingredientes. Ademais, confira o que você vai precisar e como fazer:

  1. Em uma coqueteleira, ou liquidificador, coloque: gelo, o açúcar, o Cointreau, o suco de limão e a tequila;
  2. Bata tudo muito bem;
  3. Nas taças que for servir molhe limão e borda, e passe sal;
  4. Sirva e se delicie!

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais