Anúncio

Lagarto ao molho madeira: conheça a receita perfeita para seu prato principal

Esse prato pode render uma refeição saborosa e muito elegante

Anúncio


Conhecido na região Sul do Brasil como Tatu, bem como na região da Bahia como o Paulista, a carne de lagarto é, na verdade, um corte bem delicioso da traseira bovina. E para deixar o prato ainda mais especial, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai ensinar hoje 27 de julho, uma receita incrível de lagarto ao molho madeira. Você servirá 6 pessoas em 2 horas, e com total sofisticação e sabor no almoço ou jantar. Confira conosco!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o lagarto ao molho madeira: para o almoço ou jantar

Essa é, certamente, uma das receitas que você não pode deixar de aprender, pois é a cara de um almoço especial ou de um jantar bem caprichado. Mas, isso sem contar na facilidade e no bom rendimento que tem o lagarto ao molho madeira.

Essa receita pode ser preparada com outros cortes, tal como maminha, cupim, assim como fraldinha, até mesmo filé mignon. Contudo, nestes casos, não é preciso colocar na pressão.

Há algumas pessoas que, ao invés de optar pelo tradicional, gostam de incrementar ainda mais a receita, fazendo a carne recheada. Assim, uma boa opção de recheio são pedaços de cenoura e linguiça defumada do tipo calabresa.

Portanto, colocar azeitonas e palmitos também é uma boa ideia. Temperos como sálvia, louro e limão são um ponto chave para o adicional de sabor a receita.

Assim, leia mais: Lagarto Na Pressão: Prato Ideal Para O Almoço E Que Requer Apenas 5 Ingredientes

Continua depois da publicidade

Ingredientes da receita

  • 2 colheres de sopa do azeite;
  • 1 cebola de tamanho médio;
  • 1 folhinha de louro;
  • 2 dentes médios de alho;
  • 1 colher de sopa do extrato do tomate;
  • 1 colher de sopa do molho inglês;
  • 2 xícaras de chá da água filtrada;
  • 1,2 kg do lagarto já temperado com um pouco de pimenta e sal;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 100 ml de vinho madeira, mas pode ser outro vinho seco tinto;
  • 100 gramas do champignon.

Passo a passo do lagarto ao molho madeira

Lagarto ao molho madeira no almoço ou jantar (Pinterest)
Lagarto ao molho madeira no almoço ou jantar (Pinterest)

Primeiramente, coloque os ingredientes dentro de uma panela de pressão dentro da ordem apresentada: azeite, cebola, alho, louro, molho de tomate, molho inglês, água, lagarto temperado. Assim, quando a pressão pegar, abaixe o fogo, deixando cozinhar por uns 40 minutos.

Dessa forma, retire apenas a carne, pois o molho deverá ser coado, voltando-o para a mesma panela. Com isso, misture a farinha de trigo junto com o vinho, integrando ao caldo bem coado.

Em seguida, deixe ferver até reduzir. Mas, caso necessário, adicione mais água para que o molho fique mais líquido. Adicione o champignon, verifique o sal, então, fatie a carne e sirva com o molho por cima.

Sugestão de consumo no almoço ou jantar

Para acompanhar o lagarto ao molho madeira basta somente um arrozinho branco, bem como pode ser um purê de batata, ou também uma salada verde. Experimente!

Portanto, confira mais: Receita De Lagarto Na Panela De Pressão Com Molho Fresco De Tomate

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais