Anúncio

Macaron: aprenda sobre história desse doce italiano e como fazer em casa

Colorido e saboroso, a iguaria agora faz parte de festas em todo o mundo

Anúncio


Ao contrário do que muitos imaginam, o famoso doce macaron nasceu na Itália, mas se popularizou na França por volta do século XVI. Isso aconteceu pelas mãos da rainha Catarina de Médici, ganhando, assim, festas e docerias no mundo todo. E se você sempre teve curiosidade sobre essa iguaria, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te mostrar hoje, 10 de abril, um pouco de sua história e como fazer a receita, que rende 10 porções e fica pronta em 1 hora. Confira!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o macaron

O macaron original nasceu no ano de 1533, na corte da rainha Catarina de Médici. Na época, com apenas 14 anos, ela se casou com Henrique II, rei da França, mudando-se para o país. Com ela foi-se também a receita do “doce da rainha”, seu preferido, um biscoito preparado com o merengue de amêndoa.

A iguaria, até então, se restringia somente aos mais nobres, com os confeiteiros da rainha mantendo a maneira de preparar em segredo absoluto. Somente tempos depois é que a receita foi descoberta por freiras Carmelitas.

Elas, então, começaram a produzir o doce e a comercializá-lo. A partir daí foi criando outras formas para o doce, mas somente no século XX, ganhou a forma como conhecemos hoje em dia, tal como,  maior popularidade.

Assim, leia mais: Biscoito De Pinga: Aprenda Essa Receita Assada Ideal Para O Café Da Manhã

Ingredientes da receita

  • 3 claras de ovos;
  • 3/4 xícara de chá do açúcar refinado;
  • Gotas do corante da cor da sua preferência;
  • 1 xícara de chá da farinha da castanha do caju;
  • 1 xícara de chá do açúcar de confeiteiro.

Ingredientes do ganache

  • 150 ml de creme de leite;
  • 300 gramas de chocolate tipo meio amargo picadinho.

Passo a passo do macaron

A receita da iguaria ficou restrita aos nobres por muito tempo até ser descobertas por freiras Carmelitas
A receita da iguaria ficou restrita aos nobres por muito tempo até ser descobertas por freiras Carmelitas – Foto: Canva Pro
Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Primeiramente, misture o açúcar refinado com as claras, e  leve para o banho-maria. Mexa sempre até que a mistura perca a viscosidade. Em seguida, transfira para o vasilhame da batedeira, batendo até formar picos firmes.

Assim, adicione o corante da sua preferência, mas tome cuidado para não exagerar na quantidade. Agora incorpore, pouco a pouco e sem bater, apenas misturando delicadamente, a farinha da castanha, bem como o outro açúcar. Dessa forma, as bolhas de ar se desprenderão.

Coloque toda essa mistura dentro de um saco para confeitar com o bico perlê. E em uma assadeira bem untada e também enfarinhada, comece a modelar bolinhas, mas de forma que não fiquem com “picos”.

Preaqueça o forno a 100º C (bem baixo) e leve para assar por uns 10 minutos. Assim, aumente a temperatura para cerca de 130º C, assando mais uns 10 minutos.

Enquanto isso, faça a ganache, aquecendo um pouco o creme de leite, despejando em cima do chocolate em uma panela. Mexa bem até que tudo esteja derretido. Aguarde esfriar para manusear.

Quando os macarons ficarem mornos, desenforme e recheie-os, formando pares com a ganache como o recheio. Lembrando que você deve pressionar a parte lisinha com seu dedo para que o recheio fique uniforme.

Sugestão de consumo do macaron

O macaron é um ícone nas festas, eventos e em qualquer ocasião especial. Os biscoitinhos coloridos recheados ficam perfeitos com sucos de frutas e chás. Você pode servir também com outros doces, bastando apenas obedecer ao seu paladar. Experimente fazer essas delícias em casa e se surpreenda com a facilidade e o resultado do sabor desse doce da rainha!

Portanto, confira mais: Receita De Biscoito Beliscão; Com 4 Ingredientes Faça 60 Porções

Receita de docinhos modelados  

Veja no vídeo as dicas incríveis de Larissa Ambrósio, sobre como modelar docinho de leite ninho com tema de páscoa.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais