Maionese caseira: receita que fica pronta em apenas 20 minutos

Aprenda como fazer um molho diferente e especial para quitutes diversos

Maionese caseira: Receita que fica pronta em apenas 20 minutos - Foto: Pixabay
0

- Advertisement -

Hoje (17/10) você aprenderá a fazer uma receita de maionese caseira aqui no blog Receitas Fáceis do Folha Go. A princípio, ela rende de 8 a 10 porções em um preparo que exige apenas 20 minutos do seu tempo. Não obstante, ela é bem fácil e dará aos seus quitutes um sabor extra e especial!

Como fazer maionese caseira

Existem 3 ingredientes nessa receita de maionese caseira que você pode trocar por outros. Por exemplo, você pode utilizar sumo de limão ao invés de vinagre. Igualmente, poderá trocar a mostarda Dijon pela comum, bem como pode empregar azeite extra virgem a invés do óleo de soja.

- Advertisement -

Veja ainda: Maionese caseira sem ovo cru: aprenda como fazer agora mesmo

Ingredientes

  • 2 gemas;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre;
  • sal a gosto;
  • 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon;
  • 300 ml de óleo.

Modo de preparo da maionese caseira

maionese caseira
Maionese caseira: Receita que fica pronta em apenas 20 minutos – Foto: Pixabay

Primeiramente, antes de dar início ao preparo do prato, coloque o óleo na geladeira e deixe-o gelar por no mínimo 15 minutos. Afinal, o óleo gelado é capaz de emulsionar de melhor forma a maionese. Agora, quebre o ovo em uma tigelinha e leve para o liquidificador. Adicione as gemas, o vinagre, a mostarda e tempere com uma pequena pitada de sal. Tampe e bata somente a fim de misturar.

Em seguida, abra a tampa do liquidificador e cubra apenas uma parte da abertura utilizando um pano de prato. Isso é capaz de evitar muita bagunça e sujeira, bem como maionese nos seus cabelos. Depois, inicie o processo de bater, deslocando levemente o pano para acrescentar o óleo em fio, vagarosamente, até que a maionese adquira consistência.

Desse modo, a quantia de óleo que se precisa pode ser menor do que indicamos, o que dependerá da proporção dos ovos. Por isso, e para não dar chances da maionese caseira talhar, não verta o óleo todo de uma vez só. Ao final, coloque a maionese em pote que fique bem fechado e armazene na geladeira por no máximo 3 dias.

Uma sugestão de consumo

A maionese é um item bastante versátil, podendo ser empregado em uma infinidade de outras receitas. Por exemplo, pode integrar pratos como salada de maionese, tortas de frango. Da mesma forma, pode ser utilizada para temperar carnes, para o preparo de molhos e assim por diante.

Veja ainda: Como fazer maionese de abacate: aposte nessa alternativa mais saudável

TORTA DE BACALHAU DA DONA ROSE FICA UMA DELÍCIA

A dona de casa Rosângela (Rose) ensina a fazer uma torta de bacalhau deliciosa, que combina com várias ocasiões. Essa torta é inspirada na famosa torta capixaba, mas com um toque especial. Uma verdadeira receita de família. Veja só como preparar.

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais