Anúncio

Manjar Tradicional: veja receita deliciosa e cheia de história

Aprenda como preparar esta delícia

Anúncio


Nessa segunda-feira, 06 de dezembro de 2021, aqui no Receitas Fáceis do Folha Go você irá aprender como fazer um delicioso manjar tradicional, que com certeza é uma das sete maravilhas do mundo. Portanto, não deixe de conferir cada detalhe da receita que fica pronta em 40 minutos com mais duas horas de geladeira. Boa leitura!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer Manjar Tradicional

A história do manjar é bastante antiga e remota os tempos medievais, onde os primeiros registros mostram uma receita a base de um creme feito com feito de frango cozido e esmigalhado até vira uma pasta.

Assim, eram incorporados leites de amêndoas, sal, um pouco de açúcar e engrossado com pó de arroz. Assim, esse prato era considerado nobre e muitos o tinha como um alimento medicinal.

Aliás, foram os árabes os verdadeiros chefs criadores dessa receita que ganhou o mundo e assim, como tantas outras receitas, se modificou ao longo dos tempos.

Assim, o manjar quando os árabes levaram esse “manjar” pra Europa, ganhou o nome de “blancmange”. Esse termo é de origem francesa, “blanc” é branco e “mange” vem de “manger”, comer.

Contudo, foram os portugueses que trouxeram o prato para o Brasil. No livro de receitas do século XIX, o Cozinheiro Imperial, há uma receita de manjar branco que leva peito de frango.

Continua depois da publicidade

Com o tempo, cada país começou a fazer suas variações do manjar branco, chegando à sobremesa que hoje conhecemos, o manjar tradicional com calda de ameixas. E convenhamos, a versão doce desse prato é realmente incrível! Até criamos um dito popular para aquelas receitas especiais: “manjar dos deuses”.

Continua depois da publicidade

Portanto, não deixe de conferir essa receita deliciosa e todos os ingredientes necessários, bem como o passo a passo completo do manjar tradicional.

Leia também: Bolo de iogurte com cobertura: 12 pedaços caprichados dessa iguaria que fica super fofa e gostosa

Ingredientes

  • 200 ml de leite de coco;
  • 6 colheres (sopa) de maisena;
  • 100 gramas de coco ralado;
  • Uma lata de leite condensado;
  • 1 litro de leite;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar.

Calda

  • 500 gramas de ameixa seca sem caroço;
  • Uma xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de água.

Passo a passo completo do Manjar Tradicional

Majar Tradicional: veja receita deliciosa e cheia de história
Majar Tradicional: veja receita deliciosa e cheia de história – iStock

Em uma panela grande, dissolva a maisena no leite. Em seguida, adicione o leite de coco, o coco ralado, o leite condensado e o açúcar.

Dessa forma, leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Quando engrossar, despeje em uma fôrma de buraco no meio de 30 cm de diâmetro decorada umedecida com água e deixe esfriar. Assim, leve à geladeira por 2 horas antes de desenformar.

Calda

Em uma panela média, dissolva o açúcar na água em fogo baixo. Em seguida, adicione a ameixa e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, ou até obter um calda dourada mas não muito grossa. Desse modo, mantenha na geladeira até a hora de servir.

Montagem

Desenforme o manjar  que estava na geladeira e regue com a calda de ameixa. Pronto, agora é só servir e se deliciar com o seu manjar.

Ademais, confira também: Pé de moça de amendoim: sirva essa gostosura em 20 porções para sobremesa

10 fatos históricos sobre sobremesas que você não sabia

Descubra nesse vídeo algumas informações históricas, sobre o surgimento de algumas sobremesas que tanto amamos. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais