Anúncio

Manjar tradicional para servir no Ano Novo: uma receita dos deuses que não pode faltar na sua mesa

Sobremesa é perfeita para iniciar 2022 com pé direito

Anúncio


O manjar tradicional é uma sobremesa que não pode faltar em uma mesa festiva, principalmente nas festas de final de ano. Ela conta com várias versões, mas a que tem maior procura é aquela com calda de ameixas! Por isso, hoje, 31 de dezembro, aqui no Blog Receitas Fáceis do Folha Go, você vai aprender uma receita clássica, que fica pronta em apenas 20 minutinhos, e tem o rendimento de 20 porções!

Continua depois da publicidade

Aprenda a preparar o manjar tradicional para o Ano Novo; sobremesa perfeita

Se tem sobremesa que não pode faltar na mesa de final de ano é o manjar tradicional, ele permite incrementos, e melhorias na receita original, sem perder a essência. A calda tradicional é a de ameixas, mas caso prefira, você pode fazer uma geleia de ameixas, que fica ainda mais saborosa, e deixa a receita muito mais saudável. Veja a seguir como fazer essa sobremesa deliciosa!

Leia aqui: Bolo simples de laranja: rende até 10 porções de dar água na boca

Ingredientes necessários

  • 1 l de leite integral;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 150 g de coco ralado seco sem adição de açúcar;
  • 06 colheres de sopa de amido de milho (maisena);
  • 07 colheres de sopa de açúcar refinado.

Dicas de substituições de ingredientes

Caso tenha restrições alimentares, como intolerância à lactose, pode substituir o leite integral por leite sem lactose ou leite vegetal, o de coco é uma excelente pedida. Já o leite de coco pode ser substituído por uma versão sem lactose, encontrado em lojas de produtos naturais!

O açúcar refinado pode ser substituído por:

  • Açúcar demerara
  • Adoçante líquido (mas verificar a quantidade adequada)
  • Xilitol

Modo de preparo do manjar tradicional

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade
manjar tradicional, sobremesa
Sobremesa, o manjar tradicional. Foto: Canva Pro

Primeiramente, com o auxílio de uma panela funda, coloque o leite escolhido, o leite de coco e o coco ralado e misture bem, em fogo baixo. Em seguida, pegue um pouco de leite e misture com o amido de milho, e dissolva em um copo a parte. Na sequência, coloque o amido já dissolvido no preparo da panela, e siga mexendo.

Todavia, siga mexendo até que ele fique mais encorpado. Normalmente acontece após iniciar o processo de fervura. Aguarde por 2 minutos após levantar a fervura, e depois desligue. No entanto, todo o processo deve ser feito com fogo baixo, para que o amido cozinhe corretamente!

Escolha uma forma da sua escolha, preferencialmente aquelas com furo no meio, que pode ser ou não ser decorada! E unte com óleo ou apenas com água. Contudo, se for água, cuidado para não acumular o excesso no fundo, e prejudicar a receita!

Aguarde até o preparo esfrie, para depois levar para a geladeira, por pelo menos, 2 horas antes de servir! Por fim, ao desenformar, acrescente a calda escolhida, se for tradicional, coloque a calda de ameixas e se delicie!

Modo de servir

A nossa sugestão é utilizar essa receita prática para sua sobremesa. Aliás, ela é perfeita para as festividades e encontros que ocorrem nessa época do ano. Por isso, aproveite-a ao máximo e prepare-se para receber muitos elogios com esse manjar tradicional!

Veja também: Alfajor com doce de leite caseiro: faça o clássico argentino na sua casa

Bolo de paçoca com cobertura de doce de leite

Pois bem, você pode conferir essa deliciosa receita de bolo de paçoca com cobertura de doce de leite no nosso site diretamente no passo-a-passo disponível no link abaixo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais