Moqueca de banana; o prato tradicional da Bahia para sua mesa

Esta moqueca é fácil de fazer, saudável, satisfatória e cheia de deliciosos sabores tropicais.

-- Continuar depois da publicidade --

- Advertisement -

Hoje (28/02) o blog Receitas Fáceis do Folha Go veio ensinar uma receita tradicional,  a moqueca de banana. Esse prato é tradicional do nordeste do Brasil, normalmente consumido perto da praia. Então essa versão usa banana, e faz a mistura de sabores simplesmente surpreendente a qualquer paladar. O tempo de preparo da receita é de 20 minutos e rende 2 porções fartas.

Saiba como fazer moqueca de banana

Primeiramente vale destacar que a moqueca baiana costuma ser acompanhada de arroz e farofa. Então, recomenda-se que você sirva a moqueca de banana com farofa, pois adiciona um toque especial, crocante e incomum a toda a experiência. Logo, o prato também pode acompanhar um peixe ou frango, e claro não pode faltar o colorau.

- Advertisement -

Portanto, leia tambémReceita de moqueca de peixe: uma prato que dá água na boca; confira

Ingredientes da moqueca de banana

Receita de moqueca de banana
Receita de Moqueca de banana; o prato tradicional da Bahia na sua mesa Foto – TV Gazeta
  • 2 tomates grandes picados em cubinhos, sem pele e sem semente;
  • 1 cebola média cortada em rodelas finas;
  • 1 dente de alho amassado;
  • Colorau;
  • Azeite;
  • Sal;
  • 2 bananas da terra grandes, cortadas em 3 partes cada uma;
  • 1 maço de coentro;
  • Água;

Obs: A Pimenta, use a do seu gosto, e se preferir acrescentar ao prato.

Passo a passo da moqueca de banana

Primeiro leve a panela de barro ao fogo (caso não tenha pode usar a comum mesmo). Em seguida, refogue no azeite, a metade da cebola, o alho e o colorau. Acrescente metade do tomate, e refogue bem. E espalhe pelo fundo da panela.

Depois coloque as bananas e cubra com o restante do tomate, da cebola e do coentro, arrumando bem na panela. Por fim, tampe-a e deixe que ferva, até que as bananas estejam macias, sempre verificando a água, se necessário acrescentando e acertando o sal, se necessário. Momento de por a pimenta se for da sua escolha acrescentar.

Notas sobre a receita

Desde já, como viram, a moqueca é um ensopado tradicional brasileiro que consiste em peixe branco firme cozido em molho de coco, limão, tomate e óleo de palma, mas ele sempre pode ser adaptado.

1- Sobre o prato, adaptado com as bananas, adicionou-se a quantidade certa de doçura para contrabalançar o sabor do suco de limão. Assim procure por bananas que sejam amarelas com algumas manchas marrons – isso significa que estão maduras.

Contudo, se você nunca cozinhou com banana-da-terra, este é um ótimo prato para experimentar, pois basta descascar, picar e colocar. É muito simples de fazer e bem saboroso.

2- E outra dica, para que se tenha mais controle sobre o nível de calor e tempero, pule as pimentas e use apenas o molho picante a gosto.

3- E ainda, caso tenha tomates frescos da sua horta, fique à vontade para substituí-los pelos enlatados. Use cerca de 1 e  ¾ de xícara.

Portanto, este é aquele prato perfeito que lembra o momento gostoso de folga em uma praia, e bem mais simples de preparar. É a receita que traz aconchego, reconforto, e mas ainda apresenta ingredientes e sabores de verão deliciosos. Experimente!

Por fim, leia também: Tempero especial para peixe assado e uma receita de dar água na boca

 

- Advertisement -

Para obter mais conteúdos siga o Tecno Notícias no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.