Anúncio

Moqueca de peixe caseira: veja receita super prática e fácil para seu almoço, fica pronta em 30 minutos

A moqueca de peixe é um prato bastante conhecido na região nordeste. Portanto, veja como preparar esta delícia

Anúncio


Hoje (10/09) aqui no Receitas Fáceis do folha Go vamos te ensinar uma receita típica incrível de moqueca de peixe caseira que é uma delícia, perfeita seu almoço em família. Portanto, confira a seguir o passo a passo, de como preparar este prato que fica pronto em apenas 30 minutos e rende 4 porções fartas. Confira!

Continua depois da publicidade

Saiba como preparar Moqueca de Peixe Caseira para o almoço: receita típica

A moqueca de peixe é um prato bastante conhecido na região nordeste e tida como típica na Bahia e no Espírito Santo. Originalmente a receita era chamada de “pokeka”, um tipo de prato no qual os índios preparavam, ou seja o peixe envolto em folhas, acompanhados de muitos temperos.

Contudo, a receita original acabou sendo modificada ao longo dos anos, e hoje é conhecida pela maioria de nós como a famosa moqueca de peixe. No entanto, a sua essência continua a mesma, muito peixe e muito tempero, assim bem saborosa.

Hoje no Brasil existe algumas variações da moqueca, sendo que podemos encontrar a famosa  moqueca capixaba, que é mais suave do que a moqueca baiana (a mais conhecida), pois não leva o azeite de dendê.

Embora as duas receitas tenha diferenças no preparo, o sabor de ambas é incrível. Sendo assim, hoje vamos te ensinar como preparar esta delícia na sua casa. Confira a seguir a lista de ingredientes necessários para o preparo.

Leia também: Moqueca de banana; o prato tradicional da Bahia para sua mesa

Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 1 kg de peixe cação em postas;
  • Vinagre (ou limão);
  • Um tomate em rodelas;
  • 200 ml leite de coco;
  • 1 pimentão verde em rodelas;
  • Um pimentão vermelho em rodelas;
  • 1 pimentão amarelo em rodelas;
  • Uma cebola em rodelas;
  • Azeite de oliva;
  • 1 tablete de caldo de peixe (ou camarão ou frango);
  • Molho shoyu;
  • Açafrão;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • Um maço de coentro e cebolinha.

Passo a passo da Moqueca de Peixe Caseira

Moqueca de peixe caseira: veja receita super prática e fácil para o almoço
Moqueca de peixe caseira: veja receita super prática e fácil para o almoço – iStock

Em uma panela, de preferência de barro, coloque no fundo uma camada de cebola, tomate e os pimentões coloridos. Em seguida, coloque as postas do peixe.

Continua depois da publicidade

Para o tempero

Coloque um fio de azeite, um pouco de vinagre (ou limão), uma pitada de sal, uma pitada de açafrão; uma pitada de pimenta-do-reino (ou molho de pimenta), e regue com molho shoyu.

Na sequência, coloque na panela o tablete de caldo de peixe (camarão ou frango) e adicione o restante das rodelas de cebola, tomate e pimentões.

Uma dica: Como o peixe pega tempero muito fácil e o que faz a diferença é a suavidade e o equilíbrio no sabor. Então coloque apenas um pouquinho de cada ingrediente (sal, vinagre, azeite, shoyu, pimenta, açafrão). Dessa forma, você não erra!

Em seguida, tampe a panela e deixe cozinhar apenas com a água que o peixe irá soltar, até ficar mole. Mas atenção: Cuidado para não cozinhar demais e desfazer as postas. 

Portanto, quando o peixe estiver cozido, tempere com o coentro e a cebolinha e por último derrame o leite de coco, mexa para incorporar.

Sugestão

Agora é só servir sua moqueca acompanhada de um delicioso pirão e arroz branco, é a combinação tradicional e perfeita para essa comida típica. Bom apetite!

Ademais, você pode gostar também: Moqueca de peixe com camarão: receita espetacular para o seu almoço

Benefícios das ervas e dicas de temperos caseiros

Aprenda na entrevista de Janaína Barros sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros no dia a dia.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais