Anúncio

Músculo na pressão com mil folhas: aprenda a receita especial da chef de cozinha Giuliana Giunti

Veja também como dar um sabor especial ao molho espesso da carne

Anúncio


Giuliana Giunti é uma chef de cozinha 5 estrelas, apresentadora de um programa culinário na TV Gazeta, o Cozinha Amiga. Ela gosta de ensinar pratos simples de reproduzir, como o de músculo na pressão com mil folhas que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai mostrar hoje (28/01).

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Aprenda A Fazer Um Sanduíche Beirute De Carne; Uma Refeição Completa E Deliciosa

Essa deliciosa receita serve 6 pessoas
Essa deliciosa receita serve 6 pessoas – Foto: Uol

Na matéria abaixo, além de aprender essa receitinha, você conhecerá uma dica preciosa para deixar o molho da carne mais espesso e saboroso. Confira conosco!

Receita de músculo na pressão com mil folhas

O mil folhas dessa receita é um tanto quanto diferenciado. Tem o toque especial da chef de cozinha Giuliana Giunti, sendo feito com batata asterix, aquela arroxeada e creme de leite.

Como uma dica excepcional, Giuliana tem truques para que o molho da carne fique mais espesso e saboroso. Entre eles está a panela de pressão. Ela precisa ser antiaderente e de boa qualidade.

Já o fogo tem que ser alto para que o cozimento faça uma “sujeirinha”. Assim, a crosta do músculo dará mais sabor e cor ao prato; é o que garante a chef. Comumente, usa-se algum tipo de bebida alcóolica para que o fundo se solte, no processo a que chamam de deglassagem.

Continua depois da publicidade

Ademais, vamos a outro ponto: essa deliciosa receita serve 6 pessoas e demora, ao todo, 7 horas para ficar pronta. Mas, calma! Não há nenhum grau de dificuldade, pois, desse tempo, 6 horas são de geladeira do mil folhas. Veja a seguir todo o passo a passo para descobrir como fazer.

Continua depois da publicidade

Ingredientes para a carne

Confira a lista do que será preciso:

  • 1 kg de músculo;
  • 1 cebola de tamanho grande;
  • 3 dentes grandes de alho;
  • 2 tomates de tamanho grande maduros;
  • 1 cenoura de tamanho pequeno;
  • 2 talos médios de salsão;
  • 1 colher de sopa do extrato do tomate;
  • Pimenta e sal ao seu gosto;
  • Água quente o suficiente para cobrir a carne;
  • Azeite ao seu gosto;
  • Bouquet garni ao seu gosto;
  • 1 xícara de chá do vinho tinto.

Dessa forma, confira mais: Molho De Abacaxi Para Carne De Porco: Uma Delícia Que Vai Incrementar Suas Receitas

Ingredientes para o mil folhas

Confira a lista do que será preciso:

  • 1 caixa de creme de leite;
  • Pimenta e sal ao seu gosto;
  • 1 kg de batata asterix cortada em lâminas;
  • Óleo o suficiente para fritar.
Músculo na pressão
Para que o molho fique mais espesso, a panela deve ser antiaderente – Foto: Cláudia

Modo de preparar o músculo na pressão com mil folhas

Para fazer o músculo na pressão com mil folhas de asterix, primeiramente coloque pimenta e sal na carne para temperar. Assim, doure-a com um pouco de azeite na panela de pressão e deixe reservado.

Nessa mesma panela, adicione o azeite, dourando a cenoura, a cebola, bem como o alho e o salsão. Acrescente o extrato do tomate, deixando tudo fritar um pouco.

Coloque então o tomate, a carne reservada e o restante dos ingredientes, cobrindo-os com a água. Dessa forma, deixe cozinhar na pressão por aproximadamente 40 minutos.

Modo de preparar o mil folhas

Corte as lâminas da batata para deixá-las em formato retangular. Em um vasilhame, faça uma mistura de pimenta, sal e creme de leite.

Deixe a batata “de molho” nessa mistura. Enquanto isso, recorte um pedaço de papel manteiga do tamanho de uma forma média. Cubra a forma e disponha as batatas.

Assim, leve para assar por mais ou menos 40 minutos a 1 hora em forno pré-aquecido a uma temperatura de 200º C. Após esse tempo, ao retirar do forno, faça peso nas lâminas de asterix até esfriar.

Leve para gelar por mais ou menos 6 horas. Em seguida, frite no óleo quente até dourar. Monte o prato com o mil folhas fazendo uma espécie de “cama” para a carne.

Só de ler a receita do músculo na pressão com mil folhas já dá água na boca, não dá? A chef de cozinha Giuliana Giunti arrasa nesse tipo de prato. Portanto, que tal você experimentar fazer em casa e deixar um comentário nos contando o que achou?

Assim, não deixe de ler: Molho De Mostarda Para Carne: Experimente 5 Receitas Que Vão Incrementar Seu Prato

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais