Anúncio

Nozinho assado: confira a receita que nos remente à infância

Conheça o quitute delicioso das padarias, mas que também pode ser feito em casa

Anúncio


A sua massa é fofinha e a sua cobertura é docinha. O nozinho assado é aquela rosca doce que, com certeza, arranca diversos elogios para quem o faz. A receita desse quitute é perfeita, e nos remete as lembrança dos tempos de infância, é o que o Receitas Fáceis, do Folha Go trará hoje (10/02).

Continua depois da publicidade

Essa receita de nozinho assado vai render mais ou menos umas 20 a 30 porções, e com aproximadamente 2 horas e 30 minutos de tempo total de preparo.

Assim, leia mais: Bolo Vulcão De Leite Ninho: Receita Sensacional Igual Das Confeitarias

A massa é fofinha e a sua cobertura é docinha, receita de nozinho
A receita da massa é fofinha e a sua cobertura é docinha – Foto: Dica da Naka

Quando ele é colocado nas prateleiras das padarias não há quem resista! Se os pãezinhos ou rosca (se é que podem ser chamados assim) já exalam um odor delicioso quando a fornada sai, imagine o sabor? Na matéria abaixo, você vai ter a oportunidade de conferir como é o processo de preparação dessa delícia, que é motivo de comemoração em muitas casas. Veja só!

Receita de nozinho assado delicioso

Como todas as massas que levam fermento biológico, essa também precisa de uma sova das boas. Assim, você deve se lembrar disso na hora de preparar seu nozinho assado.

É essencial também deixar a massa descansando para que ela fique fofinha. Mas é um descanso após a sova, outro após a montagem e mais um antes de levar para assar.

Continua depois da publicidade

Quando se assa uma massa sem deixar o tempo necessário de descanso, a tendência é que ela inevitavelmente rache. Entretanto, como tudo na vida é feito de acertos e erros, dessa vez, sabendo desse detalhe, você não vai errar.  Vamos lá?

Continua depois da publicidade

Ingredientes para a massa

Confira tudo o que será preciso:

  • 2 ovos inteiros;
  • 2 e 1/2 xícaras de chá da farinha de trigo;
  • 6 colheres de sopa do açúcar refinado;
  • 10 gramas do fermento seco biológico;
  • 1 xícara de chá do leite morno integral;
  • 50 gramas da manteiga derretida;
  • Uma pitada de sal;
  • Farinha o suficiente para polvilhar o local onde irá sovar a massa.

Ingredientes para a montagem

Confira tudo o que será preciso:

  • 200 gramas do leite condensado;
  • 3 colheres de sopa da água filtrada;
  • 300 gramas do coco fino ralado.

Modo de preparar a massa

Para fazer o nozinho assado, em uma tigela, coloque a farinha misturada com o sal. Faça um furo em seu centro e deixe reservado.

Portanto, leia mais: Bolo Prestígio Gelado; Veja Como Fazer Essa Receita Molhadinha E Deliciosa

Como todas as massas que levam fermento biológico, essa receita também precisa de uma sova das boas
Como todas as massas que levam fermento biológico, essa receita também precisa de uma sova das boas – Foto: Dica da Naka

Em outro vasilhame, adicione o fermento com uma das colheres de açúcar, e ainda o leite morno, misturando bem. Deixe coberto com um pedaço de plástico-filme para descansar até que dobre de volume, o que dará uns 20 minutos.

Agora é a vez de bater os ovos, juntamente com o que restou do açúcar. Depois daquela mistura com o fermento descansar, é hora de acrescente o restante dos ingredientes na vasilha da farinha. E assim deposite a mistura de ovos, ainda o fermento e a manteiga derretida.

Com as pontas dos dedos, incorpore os ingredientes de forma que se obtenha uma massa bem homogênea. Sove-a por aproximadamente 10 minutos.

Após sovar bem a massa, coloque-a dentro do vasilhame tampado com plástico-filme. Assim, deixe descansando por uns 30 minutos.

Modo de montar o nozinho assado

Depois que a massa descansar, separe uma porção pequena, dispondo-a sobre a bancada enfarinhada, fazendo uma espécie de cordão com o comprimento aproximado de 15 cm. Dessa forma, você vai amarrar, tal como se estivesse dando um nó no cadarço com esses cordões.

Repita o processo até terminar a massa. Coloque os cordões em assadeiras e deixe descansando por mais 30 minutos. Quando chegar aos 15 minutinhos, preaqueça o forno a uma temperatura de 180° C.

O tempo de forno será de uns 25 minutos aproximadamente, pois eles precisam estar dourados. Quando terminarem de assar, retire os quitutes para esfriar.

A calda é simples de fazer: basta misturar numa tigela o leite condensado com a água. Assim, quando as roscas doces estiverem assadas e totalmente frias, mergulhe a parte superior delas nessa mistura para, em seguida, passar no coco ralado.

Depois disponha em um local onde possam secar antes de serem servidos. Essa receita de nozinho assado é ou não é uma delícia? Dá água na boca só de ler, não é mesmo? Experimente preparar alguns na sua casa e deixe seu comentário aqui contando quantos elogios recebeu! Certamente serão muitos!

Dessa forma, não deixe de ver: Torta De Abacaxi Com Coco; Receita De Sobremesa Prática E Deliciosa

Dicas para o bolo perfeito

Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito perfeito.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais