Anúncio

Palha italiana: uma receita tradicionalmente brasileira

Anúncio


A palha italiana é um doce que já faz parte da tradição de casamentos, bem como feito para ser apreciado em qualquer momento da semana. Por isso, hoje, (16/01), no  Receitas Fáceis do Folha GO, te ensinaremos como preparar essa delícia tipicamente brasileira!

Continua depois da publicidade

Essa é a palha italiana, um doce simples e fácil de ser feito, que une a crocância do biscoito maisena com a delícia do chocolate. Embora o nome leve a pensar que se trata de um doce italiano, esse é um doce brasileiro, com origem do sul do país. Ela é inspirada no doce italiano salame de chocolate.

Leia aqui: Bolo de coco: saiba como preparar essa delícia refrescante!

De fato, a receita de palha é bem fácil e poder ser feita por qualquer pessoa, mesmo por quem não tem experiência na cozinha. Certamente, vai agradar a todos da família! Confira!

Palha italiana
Palha italiana | Reprodução: Confeiteira de Sucesso

Ingredientes da palha italiana

  • 1 pacote de biscoito do tipo maisena;
  • 1 lata de leite condensado;
  • ½ colher (sopa) de margarina ou manteiga;
  • 8 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • Açúcar refinado para polvilhar (opcional).

Modo de fazer

Primeiramente, pique os biscoitos em pedaços pequenos. Quanto menores os pedaços de biscoitos, mais gostosa fica a receita. Mas tome cuidado para não esfarelar o biscoito, pois uma vez esfarelado, a sensação de crocância da receita se perde por completo.

Assim, vá aos poucos quebrando os biscoitos em pedaços pequenos. Essa é uma boa oportunidade de convidar as crianças para participarem da receita com você. Certamente elas adorarão essa parte da receita!

Continua depois da publicidade

A seguir, derreta a margarina em uma panela, junte aos poucos o leite condensado e o chocolate em pó. Mexa bem e constantemente e faça um brigadeiro, até o ponto em que é possível ver o fundo da panela. Assim que você observar o fundo da panela, mistura os pedaços de biscoito e desligue o fogo.

Você terá uma massa formada. Então, unte uma bancada de mármore com margarina ou manteiga. Despeje a massa, batendo com a mão, até que fique bem aberta. Aguarde esfriar e corte em quadrados.

Caso você não tenha uma bancada de mármore, você pode untar uma assadeira de 20 cm x 20 cm e espalhar a massa nela, levando até a geladeira. Quando esfriar, corte em quadradinhos.

Se preferir não fazer essa parte, assim que a massa esfriar, retire da panela e a coloque em um a vasilha. Dessa forma, você pode apreciar a receita comendo de colher. Você pode polvilhar açúcar nos quadradinhos, se preferir.

Cuidados com a comercialização e distribuição da palha italiana

Caso você prefira embrulhar a palha italiana para distribuir ou vender, há alguns cuidados para tomar. Primeiro, tenha certeza de que a palha italiana já esfriou. Assim, você garante que a palha italiana não vai grudar no papel-celofane.

Outro ponto importante é o ponto do brigadeiro. É importante que você não deixe o brigadeiro apurar muito, para que a palha italiana não fique demasiadamente dura. Você pode também colocar os quadradinhos de palha italiana em um vidro hermeticamente fechado. Assim, você garante que a estrutura da palha italiana se mantenha.

Por último, caso opte por embrulhar a palha italiana com papel crepom, lembre-se sempre de primeiramente embrulhar o doce com plástico filme, para que ele não grude diretamente no papel.

Com todas essas opções, você poderá presentear quem você quiser com esse delicioso doce!

Veja também: Biscoito orelha de gato: aprenda como fazer essa delícia

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais