Anúncio

Panqueca especial: doce ou salgada, 2 receitas ótimas para fazer no dia a dia

Anúncio


Quando o tema é comida, surgem os mais variados rumores a respeito de como surgiu, de onde veio, há quanto tempo existe, e tudo o mais. O Receitas Fáceis, do Folha Go, como não poderia deixar de ser, hoje (28/12) está trazendo a origem e a receita de um prato muito saboroso e querido pelas pessoas: a panqueca especial. De ighal modo mostrará duas receitas deliciosas de panquecas. Confira!

Continua depois da publicidade

Portanto, leia mais: Pizza caseira para o Natal; ceia descomplicada e prática

A versão doce pode ser consumida com caldas, iogurte ou frutas
A versão doce pode ser consumida com caldas, iogurte ou frutas – Foto: Canva Pro

Se você acha lindas aquelas panquecas de filmes, onde os personagens comem no café da manhã, saiba que existem diversas outras versões. Na matéria a seguir, mostraremos a opção doce e salgada para você se deliciar com ambas. Confira!

A origem da panqueca

A origem da panqueca é bastante controversa. Entretanto, independente da versão que se tome por verdadeira, não restam dúvidas: a receita vem de muito tempo atrás.

A história mais popular é que as panquecas se originaram há cerca de 9.000 anos. Crê-se que as primeiras receitas tenham surgido quando uma senhora derramou acidentalmente um pouquinho de mingau em cima do fogão.

Ela, então, percebeu que essa mistura cozinhava rápido, e tinha fácil manuseio, bem como possuía um gosto muito bom. Originalmente, a panqueca especial era assada na pedra quente. Assim, mais tarde, preparadas em uma chapa de ferro redonda em cima do fogo.

Continua depois da publicidade

A versão salgada tem muitas opções de recheio

Continua depois da publicidade

A versão salgada tem muitas opções de recheio – Foto: Canva ProHá rumores de que sua raiz esteja nos pães indianos “chapati” e na panqueca chinesa. Contudo, registrou-se a primeira receita apenas no século I, pelas mãos de Apicius, gastrônomo romano. Mas, em contrapartida, os italianos alegam que o prato é deles, surgido no século V. Seja qual for a origem, de fato é sensacional.

1- Receita de panqueca especial doce

Essa receita serve 10 pessoas e fica pronta em 20 minutinhos. Vamos conferir?

Ingredientes:

  • 1 xícara das de chá do leite integral;
  • 1 xícara das de chá da farinha de trigo;
  • 2 colheres das de sopa do açúcar cristal;
  • 1 ovo inteiro;
  • 2 colheres das de sopa da manteiga derretida;
  • 1 colher das de sopa do fermento químico em pó;
  • 1 colher das de chá do sal de cozinha.

Modo de preparar:

Para fazer a panqueca especial, bata levemente os ovos, juntando a manteiga, assim como o leite e açúcar. Acrescente a farinha, o fermento e a quantidade de sal. Assim, note que a massa ficará mais espessa para dar condições de serem fritas modeladas.

Coloque uma porção na frigideira que seja antiaderente e esteja untada com um pouco de manteiga. Sirva imediatamente com geleia, mel, caldas diversas, iogurte ou frutas.

2- Receita de panqueca salgada

Essa receita serve 12 pessoas e fica pronta em 30 minutinhos. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 e ½ xícara da farinha de trigo;
  • 1 e ½ xícara do leite integral;
  • 2 ovos inteiros;
  • 1 cubinho de caldo de carne;
  • 1 cebola de tamanho grande picadinha;
  • 2 colheres de sobremesa da margarina;
  • 1 colher de sobremesa rasa do fermento químico em pó.

Ingredientes da sugestão do recheio:

  • 1 dente de alho pequeno;
  • 1 cebola de tamanho pequeno picadinha;
  • 500 gramas da carne moída de sua preferência;
  • 1 pimentão de tamanho pequeno picado;
  • Molho pronto de tomate.

Modo de preparar a panqueca:

Bata os ingredientes que são líquidos no liquidificador: ovos, leite e margarina. Em seguida, acrescente o que restar. Deixe batendo por mais ou menos 3 minutos para integrar bem a massa.

Coloque um pouco de óleo vegetal em uma frigideira, aquecendo-a. Assim vá despejando a massa de pouco em pouco. Deslize a panela de forma que se espalhe pelas bordas para ficar bem fininha. Mas, frite de ambos os lados e reserve.

Modo de preparar a sugestão do recheio:

Refogue os temperos, juntamente com a carne por alguns minutos até que esteja cozido. Em seguida, faça um molho de tomate simples refogando, bem como temperando o sachê pronto.

Então recheie suas panquecas, e depois enrole-as. Dessa forma, regue por cima com um pouco de molho. Se quiser, salpique orégano e queijo ralado, levando ao forno por mais ou menos 5 minutos.

Viu como ambas as versões da panqueca especial são simples de fazer? Pois, seja a receita doce ou salgada, a panqueca é sempre uma ótima opção para preparar no dia a dia. Então, o que acha?

De igual modo, você também pode se interessar: Popcake para decorar a mesa de Natal: aprenda uma receita incrível de pinheirinho

 

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais