Anúncio

Pão de fermentação natural: aprenda a fazer a entrada servida no Arturito, restaurante da chef de cozinha Paola Carosella

Mesmo tendo sofrido um assalto recentemente, o restaurante não parou de servir comida de primeira qualidade

Anúncio


Se você é fã de uma alimentação mais natural, que prioriza produtos frescos e orgânicos, vai adorar a receita que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai apresentar hoje (03/02). O pão de fermentação natural é uma das entradas servidas no restaurante Arturito, comandado pela chef de cozinha Paola Carosella.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Empanadas Argentinas Da Chef Paola Carosella; Veja O Passo A Passo Para Fazer Em Casa

O pão é feito com farinha orgânica
O pão é feito com farinha orgânica – Foto: Canva Pro

Infelizmente, o Arturito foi assaltado semana passada. Entretanto, a eventualidade não comprometeu o serviço de primeira qualidade oferecido pelo estabelecimento. Não é à toa que seu cardápio é um dos mais requisitados em São Paulo. Com isso, se você quer levar um pouquinho do restaurante para a sua casa, não deixe de ler a matéria até o fim para conferir a receitinha magnífica!

Restaurante da Paola Carosella, Arturito, é assaltado

A chef de cozinha Paolla Carosella, seu sócio Benny Goldenberg, bem como os clientes que estavam no Arturito, passaram por um pequeno susto. O restaurante foi invadido por bandidos na quarta-feira passada (27/01).

Os criminosos chegaram ao local aproximadamente às 20:00, quase na hora do fechamento por conta das medidas de restrição da pandemia. O crime durou mais ou menos 10 minutos, uma vez que roubaram os pertences dos clientes.

Mas, felizmente, o restaurante possui um sistema eficiente de alarmes que logo acionou a PMSP (Polícia Militar de São Paulo). Os policiais foram rápidos ao atender o chamado, conseguindo prender os assaltantes em flagrante. Inclusive, um deles ainda estava dentro do estabelecimento.

Continua depois da publicidade

Receita de pão de fermentação natural

Eventos ruins à parte, vamos pular para a parte boa. A chef Paola, como todos sabem, preza pela qualidade e integridade dos alimentos. Por conta disso, esse tipo de pão faz tanto sucesso entre os consumidores.

Continua depois da publicidade

O rendimento é de um pão com mais ou menos 500 gramas. Já o tempo de preparo é de 5 horas. Veja só!

Portanto, confira mais: Steak Tartar: Conheça A Receita Do Chef Erick Jacquin Em Meio À Polêmica Dos Restaurantes Franceses…

Mesmo com o tempo de preparo sendo grande, o resultado é compensador
Mesmo com o tempo de preparo sendo grande, o resultado é compensador – Foto: Canva Pro

Ingredientes

Confira a lista de tudo o que será preciso:

  • 200 gramas de levain (fermento natural);
  • 300 ml da água filtrada;
  • 500 gramas da farinha de trigo orgânica;
  • 1/2 colher de sopa do sal de cozinha.

Modo de preparar – 1ª etapa

Para fazer o seu pão de fermentação natural, coloque o levain dentro de um vasilhame plástico. Assim, dilua-o com água. Em seguida, junte o sal e a farinha.

Misture bem para integrar todos os ingredientes, mas, primeiramente, mexa com a colher de pau. Somente depois é que você amassará com as mãos.

Uma bola grudenta irá se formar, dando início à massa. Dessa forma, deixe o vasilhame tampado por aproximadamente 30 minutos.

Depois disso, trabalhe na massa, dobrando suas bordas e levando-as para o meio. Repita o processo diversas vezes, deixando descansar por mais 30 minutos. Faz-se esse processo por quatro vezes seguidas.

Assim, quando finalizar, coloque a massa em um cesto que esteja forrado e enfarinhado com um pano de prato grande e limpo. A massa deve ficar tampada com esse pano para que cresça por aproximadamente duas horas.

Modo de preparar – 2ª etapa

Quase ao final do processo, acenda o forno a uma temperatura de 250º C. Lá dentro, coloque uma forma (ou vasilha) vazia, mas tampada. Deixe esquentando por mais ou menos 25 minutos.

Retire a forma do forno, espalhando farinha no fundo antes de colocar a massa. Com a ajuda de uma faca, faça cortes compridos em toda a superfície. Esses cortes liberarão vapor e gás de crescimento dentro do forno.

Com a forma tampada, retorne para o forno para assar a massa por aproximadamente 25 minutos. Retire a tampa e deixe assando por mais 20 minutos.

Ao tirar de vez do forno, coloque o pão na grade do fogão ou qualquer outra grade para que, enquanto esfrie, o ar circule por baixo. Use uma faca bem afiada para cortar as fatias.

Apesar o tempo de preparo ser grande, essa receita de pão de fermentação natural, servido no restaurante da chef de cozinha Paola Carosella é bem interessante, não é? O que você achou? Conte-nos nos comentários!

Dessa forma, veja mais: Dicas De Cozinha: Confira Os Truques Da Chef Famosa Que Facilitarão Seu Dia A Dia

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais