Anúncio

Pãozinho fofo: aprenda hoje mesmo como fazer uma receita caseira apaixonante

Anúncio


Pão caseiro é tudo de bom, disso ninguém duvida! Ele representa as maravilhas da fermentação e ao mesmo tempo perfuma a casa com seu aroma inconfundível. Salivou só de pensar, não é mesmo? Pois então, confira hoje, 10/01, como fazer esse pãozinho fofo caseiro, aqui no Receitas Fáceis do Folha GO.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, cabe ressaltar desde já, que seu preparo é longo (3h25min). Afinal, é preciso misturar os ingredientes, sová-los e esperar a massa crescer. Mas, em compensação, o tempo de trabalho efetivo é apenas de 30 minutos e a receita rende 08 pãezinhos incríveis.

Por isso, não se assuste com o tempo de preparo, pois a receita, em si, é bem simples, e o resultado final é simplesmente encantador. Dessa maneira, continue lendo e veja agora como fazer em casa um pãozinho fofinho para ninguém botar defeito.

Conheça outras receitas: Pipoca doce com caramelo; veja como fazer essa delícia aí na sua casa

pãozinho fofo
Aprenda como fazer um lanche incrível e perfumar a casa com o cheirinho de pão. – Foto: Mel e Pimenta

Como fazer pãozinho fofo

Logo abaixo você confere como fazer essa receita deliciosa. Assim, não deixe de utilizá-la para um café da manhã ou mesmo lanche da tarde diferenciado. Você pode acompanhá-lo com geleias, queijos, embutidos para sanduíches, manteiga e várias outras gostosuras.

Por isso, não deixe de utilizar a imaginação e realmente fazer uso dessa receita de pão fofinho em diversas situações.

Continua depois da publicidade

Ingredientes

Para fazer o pãozinho fofo, você precisará de:

Continua depois da publicidade
  • 02 xícaras de chá e 02 colheres de sopa de farinha de trigo (300 g);
  • 200 ml de leite integral em temperatura ambiente;
  • 01 colher de sopa de açúcar;
  • 20 g de manteiga em ponto de pomada (temperatura ambiente);
  • 01 gema de ovo para pincelar;
  • 1/2 colher de chá de fermento biológico seco;
  • 01 colher de chá de sal;
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada na hora de sovar.
pãozinho caseiro (Imagem Craftlog)

Modo de preparo do pãozinho fofo

Preparo da massa e primeiro descanso

Primeiramente, misture em um recipiente o fermento, o açúcar e o leite. Então, separe 1/4 da farinha de trigo (75 gramas), deixe reservado. Apenas use  incorporando aos poucos o restante da farinha (os 225 g) e deposite à tigela.

Assim, com o auxílio de uma espátula, comece a incorporar aos poucos a farinha com o fermento, o açúcar e o leite. Por fim, quando estiverem bem misturados, junte o sal e novamente mexa a massa para misturar.

Quando esses ingredientes do pãozinho fofo já estiverem misturados é hora de agregar a manteiga. Ela deve ser acrescentada aos poucos para que toda seja incorporada pela massa.

Após incorporar toda a manteiga, é hora de sovar a massa. Para isso, polvilhe farinha sobre a bancada, coloque sobre ela a massa e, então, vá adicionando os 75 gramas de farinha inicialmente reservados.

Adicione a farinha final aos poucos, sovando, apertando e puxando a massa repetidamente, um processo de 10 minutos. Após esse período, ela deverá estar lisa e quase sem grudar na pele. Então coloque-a em uma bacia funda e a cubra com um pano de prato limpo ou um plástico.

Dicas:  1- Atenção, o pano não deve ficar em contato com a massa do pãozinho. 2- Além disso, você pode deixar a massa crescer dentro de um forno, com um recipiente na prateleira inferior contendo água quente. Com isso ela tende a crescer ainda mais!

Moldando o pãozinho fofinho

Aguarde 1h30min, quando a massa deverá ter dobrado de tamanho. Coloque-a novamente sobre uma bancada enfarinhada e a aperte delicadamente, retirando o excesso de ar. Então, corte a massa em 08 pedaços iguais e modele cada um deles enrolando-os como se fosse uma bola.

Por fim, deixe o pãozinho fofo descansar por mais 30 minutos, dessa vez já sobre a forma em que será assado. Lembre-se de untá-la previamente, bem como de manter um bom espaço entre um pãozinho e outro.

Preaqueça o forno em 200ºC e, após o tempo de descanso final, então bata a gema e a pincele sobre cada um dos pãezinhos. Asse-os por cerca de 25 minutos, diminuindo a temperatura para 180ºC após metade do tempo.

Após, basta desenformar os pães e esperar que eles esfriem. Bom apetite!

Outras ideias de lanches: Biscoito de queijo da vovó; conheça a receita que traz sabor e boas lembranças para o lanche

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais