Anúncio

Polenta com couve e bacon: receita mineirinha prática, perfeita no almoço

Ela sustenta bem e fica muito saborosa para um almoço incrível.

Anúncio


Hoje (09/04) você irá aprender a fazer uma receita de polenta com couve e bacon aqui no blog Receitas Fáceis. Essa receita é um prato tipicamente da culinária mineira, mas que agrada a todas as regiões do país. Então veja a receita que possui um rendimento de 6 porções aproximadamente. Além disso, estima-se o seu tempo de preparo em até 1 hora. Agora, quanto ao respectivo nível de dificuldade, ela pode ser considerada como fácil. Confira e sirva no almoço!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer polenta com couve e bacon para o almoço

A priori, há dois ingredientes nessa receita de polenta com couve e bacon que você pode trocar por outros. Com efeito, se quiser, pode substituir a manteiga pela margarina. Ademais, pode usar o queijo meia cura ralado, no lugar do parmesão.

Leia mais: Ragu de frango e polenta cremosa: chef Roberta Engels ensina como fazer essa delícia de prato

Ingredientes da polenta

  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
  • 2 maços de couve;
  • 1 e ½ xícara (chá) de sêmola de milho;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 dente de alho descascado;
  • Água (9 xícaras de chá);
  • sal a gosto;
  • azeite a gosto;
  • 250 g de bacon picado em cubos.

Passo a passo da receita da polenta

Para você

Cuscuz tradicional especial; receita simples e…

Continua depois da publicidade

Trufa caseira com cacau 70%; uma receita saudável…

Continua depois da publicidade
Receita para o almoço,  Polenta com couve e bacon (Imagem 360 meridianos)
Polenta com couve e bacon para o almoço, uma receita prática e tipicamente mineira (Imagem 360 meridianos)
  • Antes de mais nada, coloque uma panela grande com água no fogo alto, a fim de fervê-la.
  • Em seguida, lave bem e seque as folhas de couve. Então, jogue fora o talo central e pique as folhas, usando as mãos mesmo, em pedaços de tamanho médio. Não obstante, tal rasgado das folhas deixa o prato rústico. Sendo assim, não é necessário se preocupar tanto com o formato.
  • Logo depois, no momento em que a água ferver, acrescente 2 colheres (chá) de sal, e reduza o fogo para médio. Adicione a sêmola de milho de pouco em pouco, mexendo com um fouet para que não empelote.
  • Assim, mexa por um período de 30 minutos, até ver que polenta engrossou e ficou com a consistência de um mingau. No entanto, tenha cautela: é fundamental mexer sem parar no decorrer do cozimento, para não empelotar e nem tampouco grudar no fundo da panela.
  • Posteriormente, desligue o fogo e misture bem a manteiga e o queijo.
  • Experimente e, caso seja necessário, acerte o sal. Adicione ½ maço das folhas de couve rasgadas dentro, e misture suavemente, agora aguarde a couve cozinhar no calor da polenta.
  • Nesse ínterim, refogue o que restou da couve a parte. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, e coloque o bacon para fritar. Por fim, acrescente o dente de alho e mexa por 1 minuto, a fim de perfumar. Adicione a couve rasgada, tempere com sal, e refogue por 2 minutos até a couve murchar. Sirva a polenta junto com a couve e o bacon.

Uma sugestão de consumo da polenta com couve e bacon do Receitas Fáceis

A princípio, recomenda-se servir esse prato no almoço, pois a polenta fica muito bem, com um arroz salpicado de cebolinha ou salsinha, o feijão e até uma salada mista. E se gostar ainda acompanhar de bom pedaço de carne.

Veja também: Caldo verde de couve com calabresa: perfeito para conquistar seu paladar

Frango Escabeche da Dona Verônica

Essa é uma receita clássica compartilhada pela família da Dona Verônica Faria. O prato é ideal para remeter a infância e foi ensinado por gerações. Assim é realmente um clássico. Além de tudo, o escabeche é bem versátil e há várias opções para preparar esse prato.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais