Anúncio

Queijadinha tradicional: veja como preparar essa guloseima incrível

Um doce com sabor de quero mais.

Anúncio


Quem não ama uma deliciosa queijadinha tradicional? Esse delicioso doce é o resultado da união das cozinhas brasileira e portuguesa, utilizando o fubá como ingrediente principal. Por isso, hoje 05/06, aqui no Blog Receitas Fáceis do Folha Go, você vai aprender essa receita. Ela é simples e tem  um tempo médio de preparo de 60 minutos, com o rendimento de 05 queijadinhas.

Continua depois da publicidade

Como preparar a receita de queijadinha tradicional

Existem variadas formas de se fazer queijadinha, mas a receita que apresentaremos é uma das mais  tradicionais, a qual resulta em um doce muito gostoso. Além disso, não é uma receita difícil, nem leva muito tempo.

Dessa forma, pode fazer parte do cardápio após um almoço em família, ou simplesmente como um lanche da tarde. Todavia, em vez de ir à padaria comprar queijadinha, faça essa receita na sua casa. Confira!

Leia aqui: Como fazer doce de leite em pedaços? Veja o passo a passo

Ingredientes

  • 4 ovos;
  • Leite de coco (um vidro, com 200 mL);
  • 2 e ½ xícaras de coco ralado (preferencialmente fresco, mas caso não tenha, pode ser de pacotinho também);
  • Queijo parmesão ralado (4 colheres de sopa);
  • Manteiga em temperatura ambiente (2 colheres de sopa);
  • Farinha de trigo (3 colheres de sopa);
  • 1 lata de leite condensado;
  • Fermento em pó (uma colher de chá);
  • Forminhas individuais de papel.

Modo de preparo

receita de queijadinha tradicional
Receita de queijadinha tradicional | Reprodução: Shefa

Primeiramente, hidrate o coco ralado no leite de coco. Para isso, basta misturar os dois ingredientes e aguardar 30 minutos. Esse tempo é suficiente para hidratar o coco. Porém, antes de fazer isso, reserve um pouco do coco ralado, que será para polvilhar, isso se desejar.

Entretanto, na mesma tigela, onde estará o coco hidratado, misture os 4 ovos, batendo levemente. O ideal para isso, é usar um fouet. Então, acrescente a manteiga, o queijo parmesão ralado, e a farinha de trigo peneirada previamente. Adicione o leite condensado e misture bem tudo.

Continua depois da publicidade

Todavia, se você desejar sentir pedacinhos de coco, enquanto saboreia sua queijadinha tradicional, misture todos os ingredientes com o fouet, e não bata no liquidificador. Por sua vez, se você prefere uma mistura mais lisa, sem sentir pedacinhos de coco, pode bater tudo no liquidificador.

Ademais, deixe para misturar o fermento em pó por último. E o bata levemente, somente para incorporar o fermento à mistura. Agora é hora de levar as forminhas.

Finalizando o preparo da receita

Agora, pegue as forminhas individuais de papel e distribua a massa nelas. Caso você não tenha essas forminhas, pode usar formas individuais de alumínio, porém, lembre-se de untar muito bem antes.

Então, coloque a massa até a metade de cada forminha. Assim, você não corre o risco da receita transbordar. Contudo, polvilhe um pouco de queijo ralado ou coco ralado sobre cada massa, se desejar.

Leve as forminhas em uma assadeira, ao forno preaquecido, por 180ºC, por 30 a 40 minutos. Por fim, a hora de retirar do forno é quando as queijadinhas estiverem douradas. Deixe esfriar para então servir.

Ademais, a sua receita já está pronta! A receita de queijadinha tradicional já pode ser degustada e encantar a todos!

Veja também: Bolo fit de aveia com banana no café da manhã: saudável e saboroso

Veja 10 Fatos Históricos sobre as sobremesas

Descubra nesse vídeo algumas informações históricas, sobre o surgimento de algumas sobremesas que tanto amamos. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais