Anúncio

Ragu de frango e polenta cremosa: chef Roberta Engels ensina como fazer essa delícia de prato

Esse prato pode ser servido como prato principal, mas também pode estar acompanhado de arroz branco

Anúncio


O Receitas Fáceis, do Folha Go, não brinca em serviço. Hoje, sábado, 06 de março, trouxemos uma receita da chef Roberta Engels de dar água na boca: ragu de frango e polenta cremosa. Essa maravilha serve até 4 pessoas e fica pronta em 40 minutos. É perfeita para uma refeição em que você quer impressionar, mas sem ter muito trabalho, sabia? Vamos lá aprender?

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o ragu de frango e polenta cremosa

A chef Roberta Engels sempre acerta nas suas criações, mas essa do ragu de frango e polenta cremosa é espetacular! Na polenta, muita pessoas substituem a farinha de milho por fubá, mas nesse caso em especial, buscamos pelo máximo de cremosidade, então, não é recomendado fazer nenhuma alteração.

As únicas substituições sugeridas são de temperos, que podem ser usados os de costume, como pimenta do reino, caldo de frango, etc. Essa parte você pode fazer do seu gosto. Agora, vamos ao passo a passo.

Assim, leia mais: Coxinha: Aprenda A Fazer Uma Receita Prática Com O Chef Valdir Dos Salgadinhos

Ingredientes da polenta cremosa

  • 2 xícaras (cheias) de chá da farinha de milho;
  • 3 xícaras (cheias) de chá do caldo sabor legumes;
  • 3 xícaras de chá da água filtrada;
  • 6 colheres de sobremesa da manteiga, mas sem sal;
  • 6 colheres de sobremesa do parmesão ralado;
  • 2 dentes grandes de alho picados;
  • Sal ao seu gosto.

Ingredientes do ragu de frango

  • 1 cebola de tamanho médio cortada em cubinhos maiores;
  • 1 cenoura cortada em cubinhos grandes;
  • 800 gramas da sobrecoxa, mas com osso e sem a pele;
  • 1 salsão cortado em cubinhos grandes;
  • 2 tomates de tamanho médio sem a pele e sem as sementes divididos em 8 pedaços cada;
  • 1 xícara de chá do vinho branco tipo seco;
  • Azeite ao seu gosto;
  • 1/4 da xícara de chá da farinha de trigo;
  • Caldo de legumes;
  • Sal ao seu gosto.

Passo a passo da polenta

A chef Roberta Engels sempre acerta nas suas criações, mas essa é espetacular
A chef Roberta Engels sempre acerta nas suas criações, mas essa é espetacular – Foto: TV Cátia Fonseca

Na panela, em fogo baixo, misture a água com o caldo sabor legumes, temperando com sal. Coloque também a farinha de milho, deixando descansar por mais ou menos 15 minutos.

Em outra panela, adicione 2 colheres da manteiga para refogar o alho. Em seguida, jogue no meio da farinha de milho.

Continua depois da publicidade

Assim que a polenta cozinhar e ficar pronta, retire do fogo colocando o parmesão e o restante que ficou da manteiga. Mas, nesse momento, você deve mexer com vigor ara não empelotar.

Verifique o sal. Leve a de novo ao fogo, mas dessa vez alto, mexendo até que levante fervura. Diminua o fogo, cozinhando por mais ou menos 10 minutos. A farinha precisa cozinhar bem. Caso seja necessário, adicione mais água quente.

Passo a passo do ragu

As sobrecoxas devem ser temperadas com sal, bem como empanadas com farinha de trigo. na panela de pressão, sele o frango com azeite até todos os pedaços ficarem dourados. Reserve.

Nessa mesma panela, acrescente a cenoura, a cebola e também o salsão, colocando um fio do azeite. Frite tudo por uns 10 segundos antes de adicionar o vinho. Misture e coloque o frango quando o cheiro do álcool evaporar.

Nesse momento, acrescente também o tomate, bem como caldo até que tudo esteja coberto. A panela deve ser tampada para pegar pressão e, à partir daí, deve-se abaixar o fogo e deixar cozinhando por 30 minutos.

Assim que acabar de cozinhar, desligue o fogo, tire a pressão da panela, abra-a, retire o frango e o desosse. Assim, o líquido desse cozimento vai ser batido juntamente com todos os legumes.

Em seguida, passe-os pela peneira, retornando com a panela para o fogo contendo o frango desossado e o caldo batido e peneirado. Deixe no fogo alto para o caldo engrossar.

Sugestão de consumo

Esse ragu de frango com polenta cremosa da chef Roberta Engels fica ótimo como prato principal, mas pode ser servido com arroz branco. Se preferir, um bom vinho tinto também fica perfeito para acompanhar. Bom apetite!

Portanto, confira também: Bolinho Fio Maravilha: Conheça A Receita Perfeita De Petisco Do Chef De Cozinha Melchior Neto

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais