Receita da vovó, que traz lembrança gastronômica: canjica doce especial

Uma sobremesa tradicional e cheia de histórias e lembranças da infância.

-- Continuar depois da publicidade --

Top Stories Gusttavo Lima deixa Andressa Suita e viaja para Estados Unidos

- Advertisement -

Nada nos remete mais à infância do que uma deliciosa sobremesa, receita da vovó. Dessa forma, cheios de nostalgia voltamos as lembranças gastronômicas, para provar essa receita cheia de história, a canjica doce.  Ela, que é muito servida em festas juninas, também faz sucesso todos os dias do ano. Por isso tudo, hoje (03/06), aqui no Receitas Fáceis do Folha Go, trazemos essa receita, que tem um rendimento médio de 10 porções, e preparo total de 04 horas, e o resultado perfeito.

Como preparar a receita de canjica doce: sobremesa da vovó

A canjica também é um prato bastante frequente nas chamadas festas juninas. De fato, a receita não tem muito segredo, e assim, pode ser feita com tranquilidade e rapidez qualquer dia para agradar a família.

- Advertisement -

Mas, lembre-se que há alguns segredinhos para a receita de canjica: afinal, para ser preparada é necessário ter em mãos o milho próprio para canjica. Mais branco, por isso, a cor da canjica é sempre mais esbranquiçada.

Além disso, em algumas regiões, esse prato recebe outro nome, tal como mungunzá. E até existem variações no preparo. Assim, algumas receitas são mais simples e fáceis, como essa que vamos descrever.  E ainda, você pode colocar ingredientes que prefira, como o caso do amendoim.

Agora, é só separar os ingredientes e fazer essa receita para agradar a todos, do mesmo jeito que a nossa vovó fazia. Confira!

Ingredientes

  • 500 g de milho para canjica branca;
  • Leite condensado (1 lata);
  • Coco ralado (50 g), preferencialmente adoçado;
  • 1 litro de leite;
  • 10 colheres de sopa de açúcar;
  • Canela em pó (a gosto).

Modo de preparo da receita de canjica doce

sobremesa canjica doce
Sobremesa Canjica doce | Reprodução: Freepik

Primeiramente, lave o milho para canjica em água corrente. Então, deixe o milho de molho por aproximadamente 4 horas, junto com as 10 colheres de açúcar.

Após terminado esse tempo, pegue uma panela de pressão e cozinhe o milho para canjica com 2 litros de água por no mínimo 20 minutos. Desligue, retire a pressão e abra a panela. Dependendo do tamanho da sua panela de pressão, poderá ser necessário uma panela maior.

Nessa panela maior, coloque o milho para canjica já cozido e adicione o leite, o leite de coco e o coco ralado. Lembre-se de sempre mexer, para que a canjica não grude no fundo da panela. Continue mexendo até que a canjica esteja bem cremosa. Nesse ponto, pode desligar o fogo.

Coloque a canjica em potes individuais e aguarde esfriar um pouco, antes de servir. Por último, polvilhe canela em pó, antes de servir.

Dica: Você também pode incrementar a receita, colocando amendoim torrado e moído, se quiser. Lembre-se de optar por amendoim sem sal, para não estragar a receita.

Pronto! Sua receita de canjica igual à da vovó está pronta para ser degustada e agradar a todos! Um prato de sobremesa sem dificuldades e com muito amor. E você poderá servir essa deliciosa receita para toda a família.

Veja aindaBolo de maçã, canela e aveia bem fofinho e perfumado que vai te conquistar

Receita de pudim maria mole irresistível

Essa sobremesa é de deixar com água na boca! Mas a receita é bem fácil de fazer, então veja o passo a passo e experimente ainda hoje!

- Advertisement -

Para obter mais conteúdos siga o Receitas Facéis no Google News.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais