Anúncio

Receita de quindim tradicional; sobremesa mais que especial que rende 10 porções divinas

Veja como fazer essa sobremesa saborosa!

Anúncio


O quindim é uma sobremesa popular brasileira deliciosa, pode ser feito em pequenas formas ou em única forma assada. O doce se parece com um creme de cor amarela brilhante e de sabor marcante que conquista quem prove. Assim, hoje, 15 de fevereiro de 2022, você vai aprender a fazer a receita de quindim tradicional aqui no Receitas Fáceis do Folha Go. Essa receita rende cerca de 10 porções e fica pronta em aproximadamente 2 horas. E é considerada fácil no nível de dificuldade.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer a receita de quindim tradicional

Essa receita é a opção perfeita para fazer como sobremesa por ser saborosa, leve e fácil. Assim, ainda há um um ingrediente que você pode substituir se quiser.

Por exemplo, você pode utilizar a margarina sem sal no lugar da manteiga. Então, continue a leitura para aprender a fazer a receita de quindim tradicional. Confira!

Veja ainda: Quindim assado fácil; a sobremesa deliciosa que rende 25 porções

Ingredientes da receita

Agora vamos aos ingredientes necessários para fazer a receita:

  • 15 gemas;
  • Manteiga e açúcar para untar e polvilhar a assadeira;
  • 1 ½ xícara de chá de açúcar;
  • 3 colheres de (sopa) de manteiga derretida;
  • 1 xícara de (chá) de coco fresco ralado fino.

Como fazer a receita de quindim tradicional

Receita de quindim tradicional (3)
Receita de quindim tradicional (Imagem: CanvaPro)

Agora vamos ao passo a passo para preparar a receita, assim, comece levando a manteiga ao micro-ondas por aproximadamente 20 segundos para derretê-la e mexa assim que tirá-la de dentro do micro-ondas para que ela possa ficar uniforme.

Continua depois da publicidade

Depois disso, adicione o açúcar e o coco em um recipiente grande  misture-os com as mãos esfregando bem, até que se obtenha uma massa úmida e compacta. Em seguida, acrescente a manteiga derretida e misture de novo.

Continua depois da publicidade

Adiante, cubra com um papel filme a espere descansar na geladeira por aproximadamente 1 hora. Assim, quando restar 20 minutos para acabar o descanso, separe as gemas das claras.

Depois disso, posicione uma peneira sobre uma tigela de tamanho médio. Em seguida, quebre um ovo por vez em uma tigelinha ou copo. Então, leve as gemas para a peneira e as claras para outro recipiente.

Assim, com a ajuda de um garfo, espete as gemas e permita que o líquido escorra para a tigela, passando devagar as costas de uma colher pela peneira. Isso, para acelerar o processo, mas não pressione muito.

Depois disso, ao terminar o processo de descanso, retire a mistura de açúcar e coco da geladeira, adicione as gemas peneiradas e misture usando uma espátula de silicone para incorporar tudo.

Então, espere a massa descansar na tigela em temperatura ambiente, por um tempo de aproximadamente 30 minutos enquanto o forno preaquece a 180°C.

Passo a passo para preparar o quindim

Adiante, coloque uma caneca com aproximadamente 7 xícaras de água em fogo médio. Assim, unte uma assadeira com furo no meio com bastante manteiga e polvilhe com açúcar para cobrir bem a superfície e ainda restar uma camada fininha no fundo da fôrma.

Depois disso, vire a massa do quindim para a assadeira untada e cubra o fundo de uma forma um um pano de prato dobrado. Então, disponha a forma de doce em cima do pano e leve ao forno. E então, coloque água na assadeira para atingir até a sua metade.

Adiante, espere assar por cerca de 1h e 30 minutos, até que a superfície doura e seque devagar. Então,   espete um garfo ou palito para saber se está no ponto ideal.

Se a massa estiver resistente, significa que está pronta. Retire do forno e aguarde ficar morno fora da água por aproximadamente 30 minutos.

Ademais, passe a ponta de uma faca para descolar o coco da parte lateral e do buraco no meio e cubra a forma com um prato. Assim, vire de uma única vez, e sirva logo após esfriar e estar em temperatura ambiente.

Sugestão de consumo para a receita

Essa receita de quindim tradicional pode ser servida como sobremesa sem acompanhamentos e também pode ser servido em festas, assim é só você escolher o dia e preparar este doce tipicamente brasileiro.

Veja ainda: Quindim: aprenda a fazer uma receita tamanho família

Receita de Brownie de NESCAU

A receita de brownie de Nescau é sucesso garantido, pois além de fácil, prática e deliciosa, ela também é de baixo custo, já que você poderá usar os ingredientes que você tem em casa e costuma usar no dia a dia.

O brownie de Nescau vai fazer muito sucesso coma garotada e também pode se tornar uma ótima maneira de garantir uma rendinha extra, pois se você desejar, poderá vender no trabalho, na escola ou até por encomenda.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais