Anúncio

Receita gourmet de cocada com leite condensado: aprenda a preparar em apenas 10 minutos

Conheça uma versão diferenciada desse doce tradicional

Anúncio


Essa sobremesa é uma variação da tradicional cocada que todos conhecem. Pensando no que você pode servir para seus convidados após uma deliciosa refeição, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te ensinar nesta segunda, 14 de junho, uma receita gourmet de cocada com leite condensado que vai conquistar o paladar de todos. Em 10 minutos serão 6 porções prontinhas para trazer a alegria que só um doce como esse consegue. Confira!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer a receita gourmet de cocada com leite condensado

A cocada é um doce muito tradicional no Brasil, a receita gourmet de cocada com leite condensado é apenas uma das versões que ela possui. De origem africana, se popularizou por aqui no período da escravidão. A história conta que a sobremesa era preparada pelas negras escravizadas tanto para outros escravos quanto para os senhores de engenho.

A versão consumida na época utilizava o açúcar mascavo ao invés do branco, por isso o doce assumia uma coloração mais amarronzada. A produção começou nos engenhos de açúcar no nordeste devido ao fácil acesso tanto ao coco como ao açúcar.

Fato é que hoje a cocada já se popularizou por todo território nacional, tornando-se a queridinha dos brasileiros. Ela é muito consumida nos meses de junho e julho, graças às festas juninas.

Atualmente, existem as mais diversas receitas, algumas bem diferentes da versão tradicional, mas igualmente deliciosas. Essa sobremesa é ideal para quem não é muito fã de chocolate.

Ademais, o que você irá aprender hoje não é uma sobremesa em pedaços, mas sim, uma cocada mole para ser comida de colher. Você pode prepará-la para sua festa junina e surpreender seus convidados.

Continua depois da publicidade

Para deixar sua receita ainda mais sofisticada, sugerimos acrescentar raspas de laranja durante o cozimento. Use as raspas também para enfeitar.

Continua depois da publicidade

Assim, veja também: Cocada De Forno; Fácil De Fazer Essa Delícia Crocante

Ingredientes da receita

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara de chá de coco ralado;
  • 360 ml de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga.

Passo a passo da receita gourmet de cocada com leite condensado

A cocada é um doce muito tradicional no Brasil
A cocada é um doce muito tradicional no Brasil – Foto: Canva Pro

Primeiramente, em uma panela, leve em fogo médio o leite condensado, a manteiga, bem como o coco ralado e o leite. Misture com uma colher até começar a soltar do fundo da panela. Coloque em um recipiente bonito para servir.

Sugestão de consumo

A receita gourmet de cocada com leite condensado é ótima quando você quer variar na sobremesa, mas está sem tempo. Sirva em um refratário ou divida as porções em vasilhas individuais.

Portanto, você também irá gostar: Bolo De Cocada Invertido: Receita Simples De Quitute Que Dá Água Na Boca

10 fatos históricos sobre sobremesas que você não sabia

A sobremesa é uma das partes importantes da nossa refeição. No entanto essas delícias tem muito mais histórias ou curiosidades do que você possa imaginar. Assim, para te deixar a par sobre os fatos mais curiosos sobre as sobremesas, separamos 10 fatos históricos mais interessantes sobre as sobremesas. Acredite, muitas delas você nem imagina como são antigas!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais