Anúncio

Requeijão caseiro: como preparar de modo natural e prático; confira

Anúncio


Requeijão caseiro: Quem não ama um pão com uma bela camada de requeijão no pão ou torrada? Agora imagine você podendo preparar uma receita de requeijão caseiro, livre de conservantes e feito com grande facilidade! Por isso, hoje 13/01, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go ensina essa receita fabulosa que vai te conquistar para o dia a dia.

Continua depois da publicidade

De fato, quando fazemos requeijão em casa, acabamos por optar por mais garantia de saúde, uma vez que esse requeijão não será cheio de produtos químicos, ou um alimento ultraprocessado. Com isso, se uma alimentação mais natural.

Portanto, essa receita de requeijão caseiro poderá ser utilizada não somente em sua versão pura, mas também como ingrediente para outras tantas receitas. Assim, como por exemplo em um fricassé de frango. Então, vamos a receita?

Leia aqui: Bolo caseiro com iogurte: uma receita incrivelmente simples

Então, prepare-se para fazer essa receita simples de requeijão caseiro, que leva poucos ingredientes, e que fica com resultado absolutamente delicioso! Confira!

Requeijão cremoso
Requeijão cremoso | Reprodução: Receiteria

Como fazer o requeijão caseiro hoje mesmo; confira

Primeiramente, antes de começar a receita, aqui vai uma dica: use leite fresco para fazer o requeijão caseiro.  Ou seja, não opte pela versão parecida com a que é vendida em supermercados.

Continua depois da publicidade

Afinal, se você está a procura de um resultado de alimento mais saudável, sem ser ultraprocessado, não faz sentido utilizar ingredientes com conservantes ou leite longa vida, vendidos em caixinhas, não é mesmo?

Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral;
  • 2 colheres (sopa) suco de limão;
  • 25 g de manteiga, em temperatura ambiente;
  • ½ colher (chá) de sal.

Modo de preparo

Leve o leite para uma panela e deixe ferver. Quando ferver, retire ½ xícara do leite e reserve. Então junte o suco de limão ao resto do leite e mexa. Depois deixe reservado por 5 minutos.

Você observará que o ácido do limão resultará em grumos no leite fervido, popularmente chamado de “leite talhado”. Essa é uma parte essencial da receita. Além dos vários grumos, também haverá uma parte mais amarelada do leite. Caso não forme os grumos em muita quantidade, volte a ferver o leite novamente.

A seguir, pegue um filtro de papel ou um pano limpo, bem fino. Com isso, forre uma peneira e a posicione sobre uma outra panela ou uma tigela funda. Então, transfira o leite talhado para a peneira, apertando bem com uma espátula para remover a maior quantidade de soro possível.

Todavia, essa também é uma parte importante da receita, pois o requeijão ficará mais cremoso, segundo essa quantidade de soro que se conseguir remover.

Assim transfira essa massa sólida que se apresenta como um queijo, e leve para o liquidificador. Então misture com a xícara de leite fervido e reservado no início da receita. Enquanto isso, adicione a manteiga e o sal e bata bem. Você verá agora a formação de um creme liso. Caso isso não ocorra, raspe as laterais do copo do liquidificador e continue batendo.

Requeijão cremoso
Requeijão cremoso | Reprodução: Amando Cozinhar

Finalizando o preparo do requeijão caseiro

Coloque o requeijão caseiro em um pote de vidro esterilizado e aguarde esfriar completamente, para só então tampar. Assim, esse requeijão caseiro deve permanecer em geladeira, e em pote hermeticamente fechado.

Aguarde pelo menos 2 horas do requeijão caseiro na geladeira, para então utilizá-lo. Contudo, a validade desse requeijão é de 5 dias em geladeira.

Assim sendo, agora que você já sabe como fazer um delicioso requeijão caseiro, aproveite essa delícia e sirva em um lanche da tarde ou no café da manhã, acompanhado de pães ou torradas.

Veja também: Suco natural: como se pode conservar mais tempo para consumo; confira 4 dicas importantes

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais