Anúncio

Aprenda a fazer o risoto de beterraba da chef de cozinha Helena Rizzo; perfeito para o jantar

Com um sabor incrível, veja o passo a passo para fazer em casa

Anúncio


Cozinhar profissionalmente é um desafio, assim como liderar uma equipe de cozinheiros. Mas, existe uma chef de cozinha que se destaca ainda mais: Helena Rizzo. Portanto, é com prazer que o Receitas Fáceis, do Folha Go, traz hoje (31/01) um de seus pratos famosos, bem simples de preparar  para o jantar e em casa: o risoto de beterraba.

Continua depois da publicidade

Assim, confira mais: Músculo Na Pressão Com Mil Folhas: Aprenda A Receita Especial Da Chef De Cozinha Giuliana Giunti

Helena Rizzo foi considerada a melhor chef de cozinha do mundo
Helena Rizzo foi considerada a melhor chef de cozinha do mundo – El Pais

Consagrada, Helena ultrapassou o estigma do ambiente tipicamente masculino. Dessa forma, ela passou a trabalhar com a culinária requintada, porém funcional. Assim é o risoto que você verá na matéria a seguir. Parece um prato complicado de ser reproduzido, entretanto, é rápido e prático. Confira!

Helena Rizzo: a chef de cozinha considerada melhor do mundo

Helena foi eleita uma das melhores chefs de todo o mundo, de acordo com a Revista Restaurant. Ainda bem que ela seguiu seu instinto de cozinhar. Assim, pôde nos abrilhantar com pratos deliciosos, tal como o risoto de beterraba, uma de suas criações.

Gaúcha, Helena teve o primeiro contato com a gastronomia já morando na capital paulista. Ela economizou durante um tempo para seguir rumo aos países europeus.

Lá ela estagiou em restaurantes espanhóis e italianos.  De igual modo, a chef de cozinha descobriu no exterior que a culinária era uma forma de arte.

Continua depois da publicidade

Ao retornar para o Brasil, recebeu diversas propostas, entre elas, uma para chefiar o que hoje é o Maní. Este é um restaurante com gastronomia contemporânea, adepto de ingredientes tipicamente brasileiros.

Continua depois da publicidade

O estabelecimento é um dos 10 melhores de toda a América Latina. Ah, e o risoto que você vai aprender a preparar nesta matéria é um dos pratos mais famosos do cardápio.

Conquanto, leia também: Bruschetta De Pizza: O Chef De Cozinha Johnathan Reis Ensina Como Fazer O Prato Com Os Pequenos

O acréscimo de coalhada é um adicional no sabor
O acréscimo de coalhada é um adicional no sabor – Foto: Lucilia Diniz

Sofisticado e simples ao mesmo tempo. Confira a receita abaixo, que serve 22 porções e demora só uma horinha para ficar pronta.

Receita de risoto de beterraba

Ingredientes:

  • ½ kg do arroz arbório;
  • 2 kg da beterraba;
  • 2 cebolas de tamanho médio picadas;
  • 30 ml do azeite extravirgem;
  • 2 litros do caldo pronto de legumes;
  • 250 ml do vinho branco de sua preferencial;
  • 150 gramas da manteiga de sua preferência;
  • 150 gramas do queijo parmesão ralado;
  • 20 gramas da salsinha picadinha;
  • 100 gramas da coalhada seca;
  • 10 ml do azeite trufado;
  • Pimenta branca e sal ao seu gosto.

Modo de preparar:

Para fazer o risoto de beterraba, descasque-as e passe-as em um processador. Mas, atenção, pois o suco deve ser reservado.

Em uma panela, doure as cebolas no azeite, adicionando o arroz. Refogue bem e, em seguida, acrescente o vinho, mexendo para que evapore.

Coloque um pouquinho do suco da beterraba, completando com o caldo do legume. Tempere com sal e pimenta ao seu gosto. Assim, integre os ingredientes por completo para que o arroz não fique grudado na panela.

Conforme o caldo evaporar, adicione alternadamente caldo de legumes e suco da beterraba. Tão logo os ingredientes ficarem “al dente”, retire do fogo e acrescente o parmesão, a salsinha e a manteiga.

Dessa forma, na montagem do prato, faça pontinhos da coalhada seca nas beiradas, colocando cubos de beterraba em cima de cada um deles. Regue com um fio do azeite de trufas.

A chef de cozinha Helena Rizzo arrasou nesse risoto de beterraba, não foi? Você gostou e tem a intenção de experimentar? Pois, então, nos conte suas impressões da receita nos comentários!

Portanto, veja mais: Churrasco Bem Caprichado: Chef De Cozinha Ensina Os Segredos De Um Bom Assado

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais