Anúncio

Rocambole de Doce de Leite: uma receita deliciosa para sobremesa

Uma receita saborosa que vai agradar a todos

Anúncio


O rocambole de doce de leite é uma receita clássica brasileira. O tempo de preparo é de 1h com um rendimento de 10 porções. Por isso, hoje no Receitas Fáceis, você vai aprender como preparar. Aliás, com essa receita fácil, você terá um delicioso rocambole, recheado de doce de leite e feito com enorme facilidade. Confira!

Continua depois da publicidade

Leia aqui: Biscoito de Pinga Assado: confira o passo a passo dessa receita deliciosa

Saiba como preparar a receita de rocambole de doce de leite

A receita de rocambole de doce de leite é simples e prática! Mas, muitos acreditam ser uma receita difícil. Porém, não é, então, veja os ingredientes necessários para o preparo da receita.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 5 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha;
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (chá) de leite morno;
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira;
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Como fazer o rocambole de doce de leite

Receita de rocambole de doce de leite
Rocambole de doce de leite | Reprodução: Receiteria

Primeiramente, faça o doce de leite. Para isso, lave a lata, retirando o rótulo e a cola da lata. Então, coloque a lata de doce de leite em uma panela de pressão e encha a panela com água dois dedos acima da lata.

Leve a panela ao fogo médio e espere começar a apitar. Então, abaixe o fogo e conte 20 minutos. Desligue a panela e deixe a pressão sair naturalmente. Entretanto, abra a panela e retire a lata, com cuidado, preferencialmente com a ajuda de uma pinça, para você não se queimar.

Você pode, inclusive, fazer essa etapa no dia seguinte. Deixe a lata esfriar por 2 horas antes de abrir. Então, transfira o conteúdo da lata para uma tigela e adicione o extrato de baunilha. Esse é um passo que dá um toque especial na receita.

Continua depois da publicidade

Preparando o rocambole com massa de pão de ló

Peneire a açúcar e a farinha de trigo e, depois,  separe as gemas das claras. A seguir, bata as claras em neve. Quando as claras triplicarem de volume, vá adicionando o açúcar, aos poucos, sem desligar a batedeira. Adicione as gemas, uma a uma e continue batendo.

Enquanto isso, coloque a farinha aos poucos, batendo suficiente para a massa ficar homogênea. Deixe o forno pré-aquecido a 180ºC, unte e enfarinhe uma assadeira.

Coloque a massa na assadeira e espalhe com uma espátula. Leve ao forno e deixa assar por 20 minutos, até que a massa fique dourada. Então, pegue um pano de prato limpo, estique e polvilhe o açúcar de confeiteiro. Transfira a massa diretamente para o pano de prato.

Então, espalhe o doce de leite sobre a massa. Vá erguendo o pano e enrolando o rocambole, até terminar. Transfira o rocambole para uma travessa ou prato e espalhe mais açúcar de confeiteiro sobre ele.

Dicas adicionais

Pronto. Você terá um rocambole delicioso, que encantará toda a família!

Duas dicas: lembre-se sempre de ter bastante calma na hora de enrolar o rocambole e não se esqueça de seguir todos os passos da receita!

Por último, o tempo que a massa deve ficar no forno é suficiente somente para ela começar a dourar. Assim, a massa de pão de ló ficará assada no ponto certo para ser enrolada. Ademais, aproveite!

Veja também: Bolo verde de limão com gelatina: 10 porções; para um café da manhã super especial e refrescante

Dicas para o bolo perfeito

Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito especial.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais